Quais Personagens Da Turma Da Mônica Existem Na Vida Real?

Maurício de Souza construiu um verdadeiro império com as histórias da Turma da Mônica que se destaca por contar com personagens carismáticos e com personalidades bem distintas entre si. Toda essa diversidade é resultado da inspiração de Maurício em pessoas da vida real como filhos e outros familiares. Continue lendo e saiba em quem os personagens brasileiros mais queridos são inspirados.

 

Personagens da Turma da Mônica Que Existem na Vida Real

Saiba mais sobre as pessoas que inspiraram alguns dos principais personagens da Turma da Mônica.

Mônica

Mônica

Mônica

A personagem que se tornou a protagonista das histórias de Maurício de Souza é inspirada em sua filha Mônica Spada e Sousa. Na infância Mônica tinha uma personalidade muito forte chegando até a ser um pouco briguenta. O cartunista aproveitou essas características para dar vida à dona da rua.

Magali

Magali

Magali

Melhor amiga da dona da turma, Magali, é irmã de Mônica na vida real e foi inspirada em Magali Spada e Sousa, filha de Maurício de Souza. Quando criança a pequena Magali devorava uma melancia inteira sem fazer cerimônia, algo que se tornou a marca da personagem nas HQs.

Vanda e Valéria

Vanda e Valéria

Vanda e Valéria

As gêmeas idênticas são uma homenagem de Maurício para as suas filhas, também gêmeas, Vanda Signorelli e Sousa e Valéria Signorelli e Sousa. Personagens recorrentes na fase jovem da Turma de Mônica elas estão sempre juntas, mas têm opiniões bem diferentes entre si.

Maria Cebolinha

Maria Cebolinha

Maria Cebolinha

A irmãzinha do Cebolinha é inspirada na filha mais velha de Maurício de Souza, Mariângela Spada e Sousa. A bebê é sempre o centro das atenções na sua casa e fez sua primeira aparição em 2001.

Professor Spada/Dr. Spam

Professor Spada-Dr. Spam

Professor Spada-Dr. Spam

O personagem tem inspiração em Maurício Spada e Sousa, filho de Maurício, e também no conto “O Médico e o Monstro” de Robert Louis Stevenson. Ele é um simpático professor de informática que quando fica nervoso se transforma no terrível Dr. Spam que tem como objetivo dominar o mundo. Infelizmente Maurício Spada e Sousa faleceu no dia 02 de maio de 2016 em decorrência a um ataque cardíaco.

Marina

Marina

Marina

Marina Takeda e Sousa é filha de Maurício de Souza e sempre demonstrou grande aptidão para desenhar, tanto que trabalha na área criativa do grande império do seu pai. A personagem criada para ela em 1994 também se chama Marina e se destaca por gostar de desenhar.

Nimbus

Nimbus

Nimbus

Em 1994 o personagem Nimbus foi integrado a turminha, ele é uma homenagem a Mauro Takeda e Sousa, filho de Maurício. Quando criança Mauro tinha grande curiosidade a respeito de questões meteorológicas e essa característica foi incorporada ao personagem. Ás vezes Nimbus também faz mágicas para os amigos da turma.

Do Contra

Maurício Takeda e Sousa

Maurício Takeda e Sousa

Inspirado em Maurício Takeda e Sousa, filho de Maurício, Do Contra nos quadrinhos é irmão de Nimbus. O nome do personagem se deve ao fato dele gostar de fazer tudo diferente dos outros. Não é incomum ver o personagem comendo iogurte com catchup nos quadrinhos porque sim.

Marcelinho

Marcelinho

Marcelinho

O filho caçula de Maurício de Souza se chama Marcelo Pereira de Sousa e foi inspiração para o personagem Marcelinho cuja principal característica é não gostar de desperdícios. O garoto tem nos gibis entre 7 e 8 anos e tem contribuído para explicar o conceito de sustentabilidade para as crianças.

Vó Dita

Vó Dita

Vó Dita

A avó amorosa do Chico Bento é inspirada na avó do próprio Maurício que tinha o mesmo nome. Nas HQs ela é uma excelente contadora de histórias assim como na vida real, inclusive foi ouvindo as histórias sobre o irmão dela que o cartunista criou o Chico Bento.

Chico Bento

Chico Bento

Chico Bento

Chico Bento é inspirado no irmão de Vó Dita, contudo, nos quadrinhos se tornou seu neto. O personagem foi criado em 1961 como coadjuvante nas histórias do Zé da Roça e de Hiro, depois de algum tempo acabou ganhando protagonismo.

Zé Lelé

Zé Lelé

Zé Lelé

Inspirado no irmão gêmeo de Chico na vida real, Zé Lelé, é nos quadrinhos um amigo mais inocente do neto de Dita. Durante a infância os dois viveram muitas aventuras que figuram nos gibis apresentando a alegria de viver na roça.

Rolo

Rolo

Rolo

Personagem criado em 1969 foi inspirado no irmão de Maurício, Márcio que naquela época usava um visual bem hippie com direito a barba e cabelo grandes. O nome ‘Rolo’ foi escolhido porque Márcio estava sempre envolvido em algum rolo nesse período. O personagem é amigo de Tina.

Tina

Tina

Tina

A personagem foi criada em 1964 e tinha como inspiração uma colega de colégio de Maurício. No começo ela tinha mais ou menos a mesma idade da Mônica e usava um visual hippie. Na década de 1980 passou por uma mudança de visual e foi ‘envelhecida’ tornando-se uma mulher jovem e estudante de jornalismo na faculdade.

Cebolinha

Cebolinha

Cebolinha

Um dos primeiros personagens criados por Maurício de Souza é inspirado num amigo de Márcio chamado Luiz. Na infância ele costumava trocar o R pelo L e tinha cabelo espetado motivo que fez o pai de Maurício o apelidar de Cebolinha. Até hoje Luiz é chamado de Cebola pelos amigos e é amigo da família do cartunista.

Cascão

Cascão

Cascão

Inspirado em outro amigo de infância do irmão de Maurício, que não tinha hábitos muito higiênicos. A amizade com o garoto que não gostava de tomar banho não durou muito, mas marcou a imaginação do criador da turminha. O cartunista não lembra o nome verdadeiro da inspiração de Cascão.

Bidu

Bidu

Bidu

Criado em 1959 foi o primeiro personagem criado por Maurício de Souza inspirado em seu cãozinho da infância. Hoje o Bidu é o alter ego do cartunista, curiosamente no começo das tirinhas Franjinha, o dono do cachorrinho, tinha características semelhantes a Maurício.

Bugu

Bugu

Bugu

O irmão de Maurício, Márcio, trabalhou nos estúdios da Turma da Mônica por um longo período e criou o personagem Bugu como um autorretrato, ele é irmão de Bidu. Como Bidu é o alter ego de Maurício tem que aguentar as picuinhas com o irmão Bugu que é Márcio. Inclusive vem daí o bordão “Alô, mamãe!”.

Gostou de saber mais sobre os personagens da Turma da Mônica que existem na vida real? Curta e compartilhe nas suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *