Quem é Luis Suárez?
Luis Alberto Suárez Díaz, popularmente conhecido como Luis Suárez ou Luisito Suárez, é um jogador de futebol uruguaio que joga na posição de atacante. Hoje ele é um dos mais importantes jogadores do Barcelona e da seleção de futebol do Uruguai.
Suárez nasceu na cidade de Salto, no Uruguai, em 24 de janeiro de 1987. Desde pequeno ele era apaixonado pela bola, sempre estava jogando pelos campinhos de bairros e desde então já notavam a sua habilidade para o esporte. Ele passou toda a sua infância na cidade de Salto, junto aos seus seis irmãos e sua mãe, Sandra Díaz.
Surge Um Pequeno Jogador Talentoso
Suárez estreou nos gramados muito cedo, com apenas 7 anos de idade, no clube infantil do Urreta FC, ocasionando na mudança completa de toda a família para a capital uruguaia, Montevidéu. No início tudo foi muito difícil, a mãe de Suárez era uma mãe solteira e trabalhava para poder sustentar os sete filhos mas, com o passar do tempo, isso mudou.
Após a sua passagem pelo Urreta FC, que durou de 1994 até 2000, ele deu continuidade a sua carreira sendo a grande revelação do futebol uruguaio em 2005, quando atuou pelo Nacional, conquistando o campeonato uruguaio no ano seguinte. Mesmo não ter sido artilheiro do Nacional jogando aquela temporada, Suárez fez gols em ambos os jogos da final contra o Rocha FC, apresentando ótimas exibições.
Naquela altura, o mundo já estava começando a enxergar quem era aquele menino franzino que brilhava e enchia a torcida de alegria. Foi então que em 2006, aos 19 anos de idade, ele foi negociado com o clube Groningen, da Holanda, por aproximadamente 800 mil euros, considerada uma quantia inferior às negociações atuais do futebol mundial. No seu atual time, marcou 15 gols em 37 jogos, sendo 10 gols pela principal liga Holandesa, a Eredivisie. Após apenas um ano de clube, mais atenção foi voltada para o craque que surgia, e grandes clubes da Holanda já queriam contar com os serviços do jogador.
A Ascensão De Um Craque: Suárez!
Suárez fez uma temporada ótima no seu primeiro ano jogando pelo Groningen, isso fez com que ele fosse vendido para o Ajax por 7,5 milhões de euros em 2007. Foi ai que ele teve o seu maior desafio, estrear pelo novo time logo em uma fase eliminatória da Liga dos Campeões. Como já era de se imaginar, ele não desapontou e continuou marcando gols e realizando ótimas apresentações. Ao final da sua primeira temporada como jogador do Ajax, ele marcou 22 gols em 44 partidas.
E o craque seguiu como um dos principais jogadores do Ajax, atuando como segundo atacante, ele era implacável na posição. Foi aí que em 2009 ele se tornou o capitão do time, e ao final daquela temporada ele recebeu o prêmio de Futebolista Holandês do Ano, entregue ao melhor jogador atuando no país. Naquele mesmo ano, ele também foi o artilheiro da Eredivisie, com 35 gols em 33 partidas. Além disso, ele entrou para a lista dos jogadores que marcaram mais de 100 gols vestindo a camisa do Ajax.
Trilhando O Caminho Para O Topo
Na Copa do Mundo de 2010, Suárez mais uma vez conseguiu surpreender o mundo e agora ele realmente estava na mira dos maiores clubes que existem. Com tanta pressão externa, o Ajax só conseguiu segurar o jogador até a metade da temporada 2010-11.
Em 28 de janeiro de 2011, o gigante time inglês, Liverpool, negocia a contratação de Suárez por um valor próximo a 26,5 milhões de euros. Mais uma vez o jogador não decepcionou e continuou mostrando um bom futebol, isso fez com que ele se torna-se um dos principais jogadores da equipe, marcando muitos gols e dando assistência para seus companheiros.
Enfim chegou a grande oportunidade, atuar pelo então maior time da atualidade naquele momento, o Barcelona. Foi então que no dia 11 de junho de 2014, ele foi anunciado como jogador da equipe catalã por cinco temporadas, lá o atacante iria vestir a camisa número nove.
É, parece que o Suárez nunca teve uma vida fácil em suas estréias, e logo no seu primeiro jogo vestindo a nova camisa, ele enfrentou o poderoso Real Madrid, onde deu assistência para Neymar fazer o primeiro gol do jogo, porém, a partida acabou com uma virada do Real, por 3 x 1.
Aquela altura, Suárez já estava muito bem encaixado na nova equipe, e assim tornou-se um dos principais jogadores do Barcelona, formando um trio ofensivo ao lado de outros craques como Lionel Messi e Neymar. Ao final da temporada 2014-15, ele havia sido campeão do Campeonato Espanhol, da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa da Espanha, além dos títulos, ele foi um dos três finalistas do prêmio de Melhor Jogador da Temporada.
Em 2015, foi o artilheiro do Mundial de Clubes da FIFA, onde marcou 5 gols e foi eleito o melhor jogador da competição. No dia 5 de julho de 2020, após a vitória por 4 x 0 sobre a equipe do Villarreal, ele se tornou o terceiro maior artilheiro da história do Barcelona.
Suárez e a seleção do Uruguai
A sua estréia pela seleção uruguaia ocorreu em 2007, durante as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, e foi no ataque ao lado de Diego Forlán que Suárez viveu ótimos momentos com a camisa da celeste. Ele foi titular durante todos os jogos da Copa do Mundo de 2010, onde marcou gols importantes que levaram a seleção do seu país às semi-finais da competição.
Um fato inusitado ocorreu em um jogo eliminatório das quartas de final contra a seleção de Gana na Copa de 2010, na ocasião a partida estava empatada em 1 x 1 quando o goleiro do Uruguai perde a chance de defender um ataque e então Suárez salta e defende a bola com as mãos após ela ser cabeceada por um jogador adversário, ocasionando na expulsão do jogador. Na sequência, os ganeses não marcaram o gol de pênalti e os uruguaios venceram na disputa de penalidades após o fim da prorrogação.
Suárez tornou-se assim um herói para a sua seleção, mesmo sendo expulso, ele havia evitado a eliminação do Uruguai caso sofresse aquele gol no último minuto de jogo. A seleção Uruguaia encerrou sua participação na copa com o quarto lugar, perdendo para a Alemanha na disputa do terceiro lugar.
Na Copa América de 2011, o jogador foi uma das principais armas da seleção para conquistar o título da competição, mais uma vez ele formou dupla de ataque com Forlán.
Na Copa do Mundo de 2014, na partida contra a Itália, Suárez se envolveu em um incidente com o zagueiro italiano Chiellini, mordendo o ombro do adversário durante a partida. Foi julgado pelo Comitê Disciplinar da FIFA e, por ser reincidente, foi suspenso por nove jogos, banido por quatro meses de qualquer atividade relacionada ao futebol, ficando não apenas fora dos jogos restantes da copa, como também impedido de permanecer na concentração com a equipe.
Em 2016 ele retorna a seleção, em uma partida contra o Brasil pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e marcou o gol de empate que definiu o empate em 2 x 2. Ele foi elemento chave na boa campanha uruguaia na Copa do Mundo FIFA de 2018, ajudando a sua equipe a chegar até as quartas de final, onde foram eliminados pela França.