Mario Gotze
Mario Gotze é um jogador de futebol alemão que ao longo do tempo construiu seu nome em seu país, mostrou para todas as pessoas o seu talento, foi um dos jogadores mais promissores e bem pagos do país, além de tudo isso quando se fala em Copa do Mundo FIFA no Brasil, o primeiro nome que vem na cabeça dos apaixonados por futebol é o de Mario.
Mario nasceu na região alemã da Baviera, mais especificamente na cidade de Memmingen, o jogador de 27 anos, nasceu no dia 3 de junho de 1992 e no ano de 1997, quando tinha apenas 5 anos de vida, ele começou a treinar nas escolinhas de futebol para crianças e foi muito incentivado a seguir no esporte pela sua família, que no início levava na brincadeira, enquanto não sabiam ainda o quão talentoso era Mario, mas depois que foi constatada a sua capacidade profissional sua família continuou apoiando-o e faz isso até os dias de hoje.
Início no Futebol
Mario começou nas escolinhas de futebol da Alemanha, desde muito cedo foi treinado a focar no seu máximo potencial, por esse motivo é um jogador que tem um fator técnico muito bem desenvolvido. As escolinhas também são um lugar onde os técnicos dos times maiores e de grande renome vão para poder achar novos talentos e jovens nos quais eles possam investir.
Desta forma, um certo dia Mario foi convidado a jogar em uma categoria de base de um time da sua cidade, ele aceitou e neste momento sua carreira de sucesso se iniciava. O time era o Ronsberg e foi a sua porta de entrada ao mundo profissional, ao chegar no novo time Mario que ainda era uma criança, passou a se destacar em relação aos outros jogadores da mesma idade que ele, assim cada vez mais chamava a atenção dos empresários do mundo do esporte e logo começou a receber novas propostas para jogar em times maiores da região.
Assim em pouco tempo de casa no Ronsberg já foi convidado para jogar no Eintracht Hombruch, ainda nas categorias de base, pois ele ainda era muito jovem, nesse time foi onde aprendeu grande parte dos esquemas técnicos que usa hoje e onde cresceu como jogador, isso durante os 3 anos que passou no clube. Ele ficou no Eintracht Hombruch exatas 3 temporadas alemãs que começam no mês de agosto e terminam no começo de junho do ano seguinte.
Como já foi dito, os times juvenis são a grande porta de entrada para o futebol profissional e adulto e em uma de suas partidas, finalmente um agente de um time gigante na Alemanha o viu e logo já começou suas investidas para obter os direitos sobre o jogador, esse time era o Borussia Dortmund, onde atualmente ele joga ao lado de outras grandes estrelas do futebol mundial.
O Borussia Dortmund foi o seu primeiro time oficial, profissional e também adulto. É verdade que quando ele foi para o time ainda era muito jovem, foi no ano de 2001 quando ele tinha apenas 9 anos, mas não se esqueça que com 9 anos ele já tinha passado por 2 times e em um deles permaneceu 3 anos se desenvolvendo como jogador. Inicialmente entrou na categoria de base do Borussia Dortmund, somente depois de alguns anos, mais exatamente 8 anos, é que ele foi para o time A, pois afinal os times principais são da categoria adulto e tem uma idade mínima para atuar.
Mario pegou uma Alemanha com sede de crescer e ser grande novamente no futebol, teve sorte de crescer em um tempo que os grandes times voltaram a investir nas categorias de base, nos garotos. Os times alemães investem muito nas crianças, pois eles acreditam que assim formam jogadores com maior capacidade técnica, com mais capacidade física, uma vez que desde cedo são acompanhados por profissionais das mais diversas áreas da saúde e profissionais que apresentem mais características de jogo como eles desejam, já que as crianças são consideradas telas em branco.
Os cuidados que os clubes têm com seus meninos ainda vão além, tem toda uma estrutura de auxílio psicológico por trás, uma rede de ajuda às famílias, um grande incentivo e cuidado com os estudos de cada um dos garotos, eles pensam no ser humano e acreditam que a personalidade, junto com as necessidades básicas de uma vida digna devem andar juntas, uma vez que muitos meninos vêm de famílias pobres, os grandes times também investem muito no aspecto social.
Importantes Acontecimentos Profissionais
Durante 8 anos da sua vida Mario esteve à frente das categorias de base Borussia Dortmund, digo a frente pois era claro o quanto seu talento o levava longe, ele cresceu sendo um destaque nos campeonatos juvenis. Isso até que veio o momento da virada em sua carreira, o momento que ele esperou e imaginou por tanto tempo, o tão esperado dia da sua estreia na seleção principal.
Seu primeiro jogo pelo time A do Borussia Dortmund foi no ano de 2009, quando tinha apenas 17 anos, foi ainda na primeira fase da temporada, no dia 21 de novembro. A estreia não foi ainda como titular, jogou alguns minutos, mas esses minutos foram suficientes para agradar o seu treinador de futebol, que passou a chamá-lo sempre para integrar o time principal até o fim da temporada.
Finalizada a temporada 2009 – 2010, a partir da temporada 2010 – 2011, Mario passou a ser um titular regular no seu time, foi ativo e muito importante para o seu time na maioria dos jogos, ele não jogou todos, mas os que jogou, a maioria ele permaneceu a partida toda e demonstrou todo o seu talento e sua importância, ele realmente fez sua ausência ser sentida.
Diante da atenção que traz jogar no grupo principal de um dos principais times da Alemanha, jogando algumas das mais importantes ligas do país, finalmente veio o momento tão aguardado por absolutamente todos os jogadores de futebol, o momento da convocação para a seleção, para ele com certeza era um momento que esperava desde que era criança em seu primeiro time, foi um momento sonhado por toda a sua vida.
Esse foi o gás e incentivo que Mario precisava para dar ainda mais o seu sangue pelo time, uma vez convocado para a seleção, todo mundo espera muito do jogador, todos os holofotes passam a estar em cima dele e esse é o momento decisivo em que o jogador provavelmente determina seu futuro, então Mario fez exatamente o esperado e deu o melhor de si, em campo e nos treinos, ele nunca foi tão dedicado e disciplinado. Isso tudo lhe trouxe resultados, uma vez que o seu nome passou a ser popular e todo mundo que era da área do futebol só falava sobre as suas habilidades.
Com o seu destaque na mídia e na boca do povo, normalmente os outros clubes começaram a demonstrar interesse em adquirir os direitos do jogador, muitas foram as propostas, vindas de grandes times europeus, no entanto, o Borussia Dortmund decidiu manter Mario na equipe por mais um tempo, afinal eles sabiam que o menino de 17 anos ainda não tinha atingido seu potencial em total capacidade e que seu sucesso poderia ser ainda maior.
Em 2011 quando Mario recebeu o título de Golden Boy, que nada mais é do que uma premiação de uma revista italiana sobre futebol e esportes, a Tuttosport. Essa revista é uma das mais respeitadas da Europa, possui excelente repórteres esportivos trabalhando por lá e ainda por cima define muitos nomes no mundo do futebol, é quase unanimidade o gosto dos técnicos e de todos os envolvidos com futebol em geral pela revista.
A sua premiação foi pelo seu desempenho na fase entre 2010 e 2011, que como já foi dito é o período que duram os campeonatos europeus. Após sua aparição e classificação pela revista de Golden Boy do ano, houveram mais clubes a se interessar pelo jogador, no entanto o seu time também estava determinado a mantê-lo e não cedeu.
Mario não demorou a ser comparado a outros jogadores do mundo do futebol, algumas comparações eram boas, outras nem tanto, o fato é que dentre todos os astros do esporte a qual Mario foi paralelizado, o maior de todos com toda certeza é o argentino Lionel Messi, o qual muitos sites comentam que foi a verdadeira inspiração para Mario e que inclusive por esse motivo as técnicas de jogo, habilidades e capacidades de Mario e de Messi são até muito próximas.
Novos Ares
Após uma ótima temporada no futebol, somada a prêmios, títulos e muita popularidade, Mario renovou seu contrato com o Borussia Dortmund, isso quando estavam na janela de transferência, que é como os europeus chamam o período de negociações e troca de times pelos jogadores, no entanto, mesmo após o final deste período ainda haviam propostas para o nosso jogador, que por fim cedeu pelo time rival do Borussia Dortmund, o mundialmente conhecido Bayern de Munique.
Entre os fatores que fizeram Mario mudar de opinião e ceder estão a grande proposta financeira de mais de 35 milhões de euros, o que convertendo para real daria por volta de 150 milhões de reais, é realmente isso faz uma pessoa rever os termos de contrato com um clube e provavelmente deve ter sido um dos pontos mais relevantes para sua mudança.
Apesar do alto valor, esse não deve ter sido o único ponto decisivo para Mario, mas também a estrutura de treinamento do Bayern de Munique, além do que este é um time ainda maior do que o Borussia, com mais alcance mundial e que está em 100% dos principais campeonatos europeus e do mundo, desta forma sua imagem teria mais alcance o que poderia lhe trazer mais publicidade, patrocinadores e uma vaga titular na seleção alemã.
Mario oficialmente passou a ser um jogador do Bayern de Munique em abril do ano de 2013, mas, no entanto, continuou jogando pelo Borussia Dortmund até o final da temporada e em nenhum momento fez corpo mole ou deixou seu antigo time de lado. Em julho já vestia a camisa e as chuteiras do seu novo time.
Uma curiosidade é que Mario já chegou causando muito o que falar em sua nova equipe, na sua apresentação oficial ele apareceu com uma camisa da Nike, sua patrocinadora pessoal, acontece que o Bayern de Munique tem uma história muito próxima e que vem de muitos anos com o maior rival da Nike, a empresa fundada na Alemanha Adidas. Desta forma, Mario então já começando no time com o pé direito, foi multado e teve de emitir junto ao grupo, uma carta de desculpas públicas à patrocinadora Adidas.
Agora voltando a falar de seu futebol, a primeira vez que jogou com a camisa do novo time foi no dia 11 de agosto, em uma partida para torcedor nenhum botar defeito. Mario fez 2 gols garantindo com folga a vitória do seu novo time. Pelos meses que se seguiam seu desempenho se tornava cada vez melhor, surpreendendo a todos, uma vez que ele quando foi contratado já era um jogador de primeira classe.
Pelos campeonatos que disputou em sua primeira temporada no Bayern de Munique, tal como os campeonatos alemães, o grande Champions League ou como dizemos em português a Liga dos Campeões e ainda o mundial da FIFA.
Até o fim da temporada que começou em 2013 e acabou em 2014, Mario já tinha escrito seu nome na história do Bayern de Munique e a torcida já o tratava como um dos grandes heróis do time. Ao longo da temporada ganhou muitos prêmios, o que valorizava ainda mais o seu nome. Até o final da temporada o seu valor de mercado explodiu quase batendo a casa dos 200 milhões de reais.
Sua trajetória no time Bayern de Munique foi até junho de 2016, quando a temporada se encerrou e então ele voltou a seu primeiro time. Mario começou a ter alguns problemas de saúde e por esse motivo o Bayern não quis mais renovar o seu contrato com ele, mas o seu antigo time o recontratou dando uma nova esperança ao jogador. O seu novo contrato previa inicialmente 4 temporadas de atuação, no momento ele está jogando já a quarta temporada.
Gol do Título
Não dá para falar de Mario e não citar que ele foi um dos protagonistas do título alemão da Copa do Mundo FIFA de 2014, que aconteceu no Brasil e que inclusive foi a copa do tão lembrado 7×1. Mario que representou sua seleção pela primeira vez com seus 15 anos de idade, naquela época não poderia imaginar que seria o jogador a fazer o gol do título de sua seleção. Na seleção adulta, que é o time principal do país Mario estreou com seus 18 anos, mesmo assim ainda muito jovem, o que lhe foi uma verdadeira honra.
Agora voltemos a falar sobre a Copa do Brasil em 2014, inicialmente devo dizer que Mario não participou do jogo do 7×1, isso porque na época ele estava sofrendo de alguns transtornos de ansiedade, provavelmente acusados pela alta cobrança e pressão em seu time, na época o Bayern e também na seleção alemã. Já no jogo da final, que foi no nosso Maracanã contra a Argentina, Mario não só participou como deu a vitória a seu time.
Mario na época, no auge dos seus 22 anos, colocou seu nome da história das copas e também na história do seu país, no momento em que fez o gol na Argentina, que por sua vez foi o gol da vitória do seu time. Dessa forma voltou a Alemanha como herói nacional, levando para casa o título de tetra campeão mundial, título que a tempos era almejado, sonhado e planejado por cada um dos alemães.
Possível Aposentadoria
Na época da Copa do Mundo FIFA no Brasil, Mario estava sofrendo de alguns problemas psicológicos, mas se tratava para conseguir lidar com as altas cobranças que traziam o seu status e também o seu dinheiro. Outro ponto que lhe causava um certo tormento mental, foram as muitas críticas e ameaças que sofreu quando deixou seu antigo time, ele e toda sua família foram ameaçados, mas até esse ponto, Mario continuava jogando como um verdadeiro craque, tendo cada vez mais destaque e fazendo muitos gols.
Após a Copa do Mundo, no entanto, a história de Mario começou a mudar, seus problemas de saúde passaram a ser físicos e seu rendimento então caiu drasticamente, ninguém sabia o que estava acontecendo e ele passou um período fazendo muitos exames e indo em muitos médicos até descobrir qual era sua condição de saúde.
Mario descobriu que tinha um problema metabólico, isso no auge de sua juventude, ele tinha somente 24 anos quando descobriu uma doença relacionada ao seu metabolismo, que comprometia seu desempenho e todo o seu corpo físico. Ao mesmo tempo passou a sofrer repetidas lesões, já que seu condicionamento físico não era mais o mesmo por causa da doença e então Mario entrou em uma fase em que constantemente precisava se afastar de suas funções no futebol.
Mario precisou tirar repetidas licenças do futebol e chegou a atingir os 7 meses longe dos campos, isso causou muita repercussão em toda a Alemanha e claro afetou sua carreira, já que o Bayern após o fim da temporada não quis mais renovar o seu contrato, foi neste momento que o Borussia Dortmund lhe ofereceu um novo contrato, mesmo com a situação de saúde.
Neste momento, todos os amantes de futebol se perguntavam se com 24 anos o grande craque, o herói do título de tetra campeão mundial iria se aposentar, tão cedo e quando a pouco tempo havia promessas de uma promissora carreira pela frente. Era o que todos comentavam, o tempo de Mario acabou, agora só lhe resta a aposentaria.
Mas o que se viu nos meses que se passavam era um jogador que lutava pela sua profissão, que dava 100% de dedicação para voltar a ser o que era antes, que se tratava com a máxima disciplina. Mario terá que tomar medicamentos para metabolismo por toda a vida, mas voltou a jogar futebol, indo contra todas as previsões que fizeram sobre ele.
Atualmente Mario que ainda atua pelo Borussia, mostra um bom futebol, não igual a seus tempos no auge, mas com certeza um excelente futebol, assim vem recuperando seu espaço e definitivamente é um grande exemplo de luta e de superação para todos que conhecem a sua história. De qualquer forma, na história da Alemanha seu nome já está marcado e para aqueles que diziam que só lhe restava a aposentaria, ele vem mostrando que ela não vai chegar tão cedo.