Um dos programas normais de quase todas as pessoas é ver TV e isso compreende fatalmente assistir alguns capítulos de novelas por dia, especialmente aquelas que trazem temas polêmicos e ainda um núcleo cômico, para ajuda a tirar as tensões acumuladas durante o dia. Quem diz que não gosta de ver novela, de duas uma, ou mente, ou não assiste mesmo, mas passa horas na internet ou no jornal para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
Novela tanto fez que acabou fazendo parte da cultura do brasileiro, é como comer arroz e feijão, por exemplo. Esse hábito tornou-se tão enraizado que acabou sendo levado para outros povos e países, visto que nossas novelas de maior sucesso têm sido vendidas para grandes emissoras ao redor do mundo.
A influência das Novelas no Povo Brasileiro
As novelas atuais incutem vários conceitos na cabeça das pessoas que as assistem com frequência. Com isso, a cada término da trama acaba sendo gerada uma crescente expectativa no telespectador, especialmente no tocante q saber qual a próxima novela que será exibida, quais serão os protagonistas e tudo o mais, sempre marcando nossas vidas.
Nas novelas podemos nos deparar com personagens marcantes e até mesmo com algumas manifestações diferenciadas de vocabulário, que de tão populares, acabam se tornando bordões, sendo repetidos por muitas pessoas.
Apesar das novelas serem muito populares, há por trás de todas elas uma cabeça pensante que antes de tudo, deu vida a cada personagem, a cada fala. Que pensou como cada um iria se comportar e se vestir, que sonhou com cada cena e sentiu, no fundo do coração que a trama seria boa e valeria a pena escrevê-la. Isso acontece com Manoel Carlos.
Quem é Manoel Carlos
Manoel Carlos é um dos grandes escritores de novelas que temos no Brasil, pode-se até dizer que ele é um fabricante de sucessos. Ele é mais conhecido no mundo da TV como Maneco e teve várias de suas novelas marcando época e trazendo à tona diversos temas controversos, porém, verdadeiros.
O autor é nascido em 14 de março de 1933, na cidade de São Paulo e, além de se dedicar a arte de escrever e arrancar do público risos e lágrimas é também de uma atriz, a conhecida Julia Almeida, que, inclusive, já participou de várias novelas escritas pelo pai, como Laços de Família, por exemplo.
Seus trabalhos ganharam maior evidência por retratarem com fidelidade e bom humor a sociedade carioca contemporânea, especialmente o tradicional bairro do Leblon.
As Novelas de Manoel Carlos
O autor Manoel Carlos já foi o responsável pelo sucesso de diversas novelas, e vem fazendo isso desde a década de 50 e não somente na Rede Globo. Segue abaixo a lista de novelas escritas por Maneco:
- Helenna, 1952
- Maria, Maria, 1978
- A Sucessora, 1978/1979
- Água Viva, 1980
- Baila Comigo, 1981
- Sol de Verão, 1982/1983
- Novo Amor, 1986
- Felicidade, 1991/1992
- História de Amor, 1995/1996
- Por Amor, 1997/1998
- Laços de Família, 2000/2001
- Mulheres Apaixonadas, 2003
- Páginas da Vida, 2006/2007
- Viver a Vida 2009/2010
Manoel Carlos escreveu sua primeira novela ainda em 1952, cujo nome passou a ser muito frequente nas protagonistas de suas demais tramas, Helena. Já em 1978 foi a vez de Maria, Maria, e ainda no mesmo ano, dando sequencia em seu trabalho, veio A Sucessora, e ambas foram escritas a partir de adaptações literárias.
No ano de 1980, ele não escreveu sozinho Água Viva, passando a ser colaborador de outro grande escritor, Gilberto Braga. A telenovela tornou-se um clássico, pois abordava os conflitos existentes entre a burguesia e a classe média do Rio de Janeiro.
Essa temática conflitante passou a fazer parte de todas as suas novelas desde então, aparecendo também em Baila Comigo, de 1981, sem sua primeira novela a ser exibida no horário nobre.
Em 1982, no entanto, ocorreu um fato inusitado com o autor, já que o mesmo deixou a novela Sol de Verão sem conclusão. Isso ocorreu devido a morte de Jardel Filho, que era protagonista da trama e ainda amigo íntimo de Maneco, por isso, o mesmo não teve condições psicológicas de dar continuidade aos trabalhos, sendo substituído por Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri.
O ano de 1991 determinou sua volta para a Rede Globo, com o sucesso da novela Felicidade, sendo uma adaptação da obra de Aníbal Machado. No ano seguinte foi a estreia de Despedida de solteiro em 1992, do autor Walther Negrão.
Depois delas ainda Manoel Carlos escreveu a História de Amor, em 1995 uma espécie de edição comemorativa aos trinta anos de carreira da maravilhosa atriz Regina Duarte, que estreou numa produção exibida no horário das 18 horas. Mas nem tudo foram flores durante a novela, pois deve de ter sua história modificada por determinação do Ministério da Justiça que encontrou no enredo da paixão filha e mãe pelo mesmo homem inadequada para o horário.
O tema dessa paixão de mãe e filha pelo mesmo homem passou a ser abordado em outra novela de Manoel Carlos, Laços de Família, escrita em 2000. Além disso, a trama também abordava o câncer sob a forma de leucemia que causou grande impacto social.
A novela Por amor, escrita entre 1997 e 1998 retomou o tema do sacrifício impossível que toda mãe é capaz de fazer por seus filhos. A mesma trama ainda abordava outros temas de grande impacto como alcoolismo, bissexualismo, jogo do bicho, e outros.
Já a trama Mulheres apaixonadas teve um relativo sucesso no ano de 2003, também contando com temas fortes, como preconceito social lesbianismo e violência contra idosos, além de violência doméstica, traição, celibato e câncer. Outro tema abordado que ainda hoje gera polêmicas é o romance entre mulheres mais velhas e jovens rapazes.
Três anos depois Maneco veio com um de seus maiores sucessos, Paginas da Vida, contando com mais uma Helena no elenco, a atriz Regina Duarte, que interpretava uma médica que resolveu adotar uma criança com Síndrome de Down.
No ano de 2009 escreve Viver a Vida ainda com o bairro Leblon como plano de fundo e tendo Taís Araújo como a Helena da vez. A novela teve 37 pontos de média em audiência, e grande identificação com público, especialmente envolvido com a história da personagem Luciana vivida por Alinne Moraes, uma linda modelo que depois de sofrer um acidente, tornar-se tetraplégica.
Maneco divulgou em sua pagina pessoal que sua próxima Helena será vivida pela atriz Julia Lemmertz.