Brasileira Combate a Produção do Amianto no Brasil há mais de 20 anos

Conheça a história desta mulher, apelidada de “Erin Brockovich brasileira”

Fernanda Giannasi é uma senhora de 52 anos que há 25 dedica sua vida a combater a produção e comercialização do amianto no Brasil.
Por isso, foi apelidada de “Erin Brockovich brasileira”, em uma alusão à mulher norte americana que lutou contra uma empresa de energia que despejava materiais tóxicos nos rios de uma cidade da Califórnia nos Estados Unidos. Sua história de vida acabou virando o filme “Erin Brockovich, uma mulher de talento” estrelado por Julia Roberts.

Fernanda

Giannasi reebeu esse apelido de um médico goiano, um de seus muitos admiradores. No entanto, embora tenha vários fãs incluindo ambientalistas e várias personalidades, ela também possui detratores diversos, principalmente entre os produtores do amianto.

Como Giannasi Começou a Combater o Amianto

Foi no trabalho que Giannasi começou a combater a fabricação do amianto. Ela, que é inspetora e trabalha no Ministério do Trabalho, diz que o amianto branco (variedade que é produzida em nosso país) já foi responsável pela morte de centenas de pessoas ao redor do mundo.
Ela começou a combater os fabricantes de amianto na década de 80, atuando principalmente no estado de São Paulo e depois na cidade de Osasco, o principal pólo produtor de amianto no Brasil.

Trabalho

Giannasi não acredita na idéia de que o amianto possa ser utilizado de forma segura pelo indústria, embora produtores do produto afirmem que isso possa ser feito.
Sua luta não se limita a tentar impedir a fabricação do produto: em 1995, ela foi contra a demolição sem prévio estudo ambiental, de uma antiga fábrica de amianto.

Os Perigos do Amianto

O produto é cancerígeno e pode provocar diversos problemas à saúde. Embora seus malefícios sejam comprovados, ele ainda é utilizado no Brasil (nosso país é o terceiro maior exportador da substância, e é também um dos que mais utilizam) e em alguns outros países em desenvolvimento, como China e índia.
Apesar das condições de trabalho para os funcionários de produtoras de amianto tenha melhorado bastante (até 1977, por exemplo, os trabalhadores não possuiam nem máscara para se proteger do pó de amianto), Giannasi afirma que o ideal seria paralizar completamente a produção da substância.

Saude

Várias pessoas já contraíram doenças derivadas do contato com o produto. O Brasil possui até uma associação de pessoas afetadas pelo amianto: a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA). Existem cerca de outras 65 associações como essa ao redor do mundo.
A produção do amianto já foi proibida em uma série de países, como os que fazem parte da União Européia. Outros, como os Estados Unidos, apenas limitam a fabricação da substância. No total são 52 países que restringem ou proibem o uso do produto.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *