Guilherme Fiuza Zenha: Filmes, História e Fotos

Muita gente não sabe quem é o tal do Guilherme Fiuza Zenha, mas ele é ninguém menos do que um dos maiores cineastas brasileiros, pelo menos quando consideramos o âmbito do cinema nacional da atualidade, mas não para por aí, pois ele também atua como produtor, produtor executivo e faz as suas pontas com excelência na área da direção de filmes também, portanto, é uma pena que o nome Guilherme Fiuza Zenha não seja mencionado com mais constância em um número maior de vezes.

É muito importante deixar claro que não se deve em hipótese alguma confundir esse Guilherme Fiúza Zenha com o jornalista Guilherme Fiuza sem acento, que hoje é um dos jornalistas que mais agem contra a profissão apoiando o atual presidente do nosso Brasil, que é o senhor Jair Bolsonaro. As duas pessoas em nada têm a ver uma com a outra, pelo menos é o que mostra uma pesquisa breve sobre eles, enquanto o jornalista Guilherme Fiuza sem acento defende as implementações que estão ocorrendo neste governo, o outro apenas faz a sua arte, ele expressasse por ações através do seu próprio trabalho.

Não foram encontrados perfis nas redes sociais para o Guilherme Fiuza Zenha, a não ser em páginas que sejam mais ligadas a sua vida profissional e que divulgam o seu trabalho como Linkedin e outros sites que falam sobre os profissionais das artes cinematográficas. Ainda que não esteja a todo tempo trabalhando diretamente com filmes, a área das artes audiovisuais é a sua casa, e é o que de fato ele entende e dedica o seu tempo.

Guilher Fiuza Zenha nasceu no ano de 1968, foi criado e vive ainda na capital mineira de Belo Horizonte, a menos que o seu trabalho, o qual é tão dedicado o leve para um outro lugar, para um outro destino. Mineiro nato, nasceu nesse estado tão rico em história e em cultura e que sempre nos surpreende com mais, o povo mineiro é realmente admirável, nos mais diversos cantos do estado, incluindo a capital, que é apelidada tão carinhosamente de BH. Nesta mesma cidade Guilherme se graduou na instituição de ensino mineira FUMEC ou Fundação Mineira de Educação e Cultura.

Guilherme Fiúza Zenha conta com um extenso currículo, assim como uma extensa carreira na parte de realização de projetos artísticos, ele atualmente está a mais de 20 anos de atuação no mercado brasileiro, tendo já desenvolvido grandes projetos e trabalhado com grandes e renomados artistas brasileiros. Alguns dos nomes importantes que já estiverem ao lado de Guilherme Zenha em alguns dos seus trabalhos são Helvécio Ratton, Sergio Machado, Nelson Pereira, Sylvio Back e também Tizuka Yamasaki.

Atualmente ele não se dedica exclusivamente ao cinema, mas também ao ensino, até porque Guilher Fiúza Zenha é uma pessoa que gosta de se assegurar que os jovens que por sua vez se interessem pelo ramo cinematográfico, principalmente aquele que tem um trabalho dedicado por trás das câmeras, de fato consigam ter oportunidades de aprendizado e de entrar nesse mercado que acaba por ser tão competitivo e ao mesmo tempo tão fechado em nosso país, ele ajuda esses profissionais, principalmente no começo de suas carreiras a saber e identificar qual direção seguir e de qual forma eles podem se aprimorar para serem sempre melhores e mais eficientes profissionais, por esse motivo Guilherme Zenha já esteve à frente de alguns cursos e especializações estudantis na cidade de Belo Horizonte, sendo assim podemos dizer que uma das suas atribuições profissionais é como professor.

Os Seus Trabalhos

Entre as produções mais famosas, as quais atou como profissional que fica por detrás das câmeras Guilherme Fipuza Zenha, esteve em Uma Onda do mar, que foi um filme lançado no ano de 2002, no qual ele trabalhou ao lado de alguém que admirava muito, o grande nome Helvécio Ratton. Como produtor executivo esteve em algumas importantes obras brasileiras, tais quais Depois daquele baile, que por sua vez foi um filme realizado no ano de 2005 e mais uma vez trabalhando ao lado de Ratton, mas agora na produção do longa metragem chamado Batismo de Sangue que estreou no ano de 2006.

Helvécio Ratton

Helvécio Ratton

No ano de 2004 ele teve a sua primeira experiência como diretor na sua vida profissional, ainda que não tenha sido em um filme do tipo longa metragem, isso lhe trouxe e lhe agregou muito conhecimento e valor em sua profissão, os seus primeiros trabalhos foram em 5 Frações de uma quase história, que foi lançado neste mesmo ano e também uma outra experiência profissional foi no curta metragem chamado de Fui!!!, que por sua vez também foi lançado ainda no ano de 2004.

Uma das maiores honras de sua carreira foi fazer a releitura de uma obra do grande Fernando Sabino, uma vez que esse livro é um dos sucessos do escritor brasileiro que também é mineiro de Belo Horizonte, assim como o próprio Guilherme Fiúza Zenha. Esse livro o menino no espelho foi um grande sucesso do escritor e teve a sua primeira publicação lançada no ano de 1982.

Fernando Sabino

Fernando Sabino

O filme baseado neste livro, conta a história de um menino que viveu a infância na capital mineira, neste filme Guilherme Fiúza Zenha foi tanto roteirista, quanto diretor, tendo exercido as duas funções com muito êxito. Ele foi muito premiado por este seu trabalho, ganhou inclusive o que é chamado menção honrosa de um festival de filmes, o qual participou. Este filme não ficou confinado ao nosso país, ele teve destaque também em outras localidades do globo, onde foi muito bem recebido e também avaliado.

O filme baseado na obra de Fernando Sabino, O menino no espelho foi comercializado, tendo rendido bons dividendos para quem o produziu, em 16 países espalhados pelo continente europeu, por onde passou teve uma crítica muito positiva, a tal da crítica especializada lhe deu muitos elogios. Esse filme teve dois atores brasileiros muito famosos contracenando na obra, são eles Regiane Alves, uma ótima atriz, que tem muitos trabalhos impecáveis em seu currículo e Mateus Solano, que é um dos maiores artistas brasileiros de teatro, novelas e que também tem bons trabalhos no cinema, o menino ficou por conta de Lino Facioli.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cinema

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *