Josep Guardiola
Josep Guardiola i Sala é o nome de um dos maiores técnicos da história do futebol europeu, ele também é muito conhecido no meio profissional pelo apelido carinhoso de Pep Guardiola, ou apenas Guardiola, o fato é que todo mundo que gosta de futebol hoje sabe quem ele é e definitivamente admira o seu trabalho, independente de time ou torcida, ele ao longo de toda a sua história no esporte, já se mostrou ser um excelente profissional e definitivamente já marcou o seu nome no futebol mundial.
Pep Guardiola nasceu no dia 18 de janeiro do ano de 1971, portanto, atualmente ele está com os seus 49 anos de idade, a sua história no mundo do futebol, no entanto tem muito tempo, pois ele ainda era um menino de 13 anos quando chegou ao clube que lhe traria uma grande fama mundial como técnico. Com 13 anos ele entrou para o time mirim do Barcelona, onde permaneceu ao longo de mais ou menos 6 anos, até que finalmente chegou o seu momento de ir para o time principal.
E assim ele começou a sua história como jogador de futebol profissional no time que já estava guardado dentro do seu coração, o Barcelona, na partida de estreia a equipe jogou conta o Cádiz. Seus anos de ouro, quando ele se tornou figura certa no time principal da equipe foi na temporada 1991-1992, ele então ganhou seu lugar cativo em campo.
Carreira Profissional
Ao longo de 10 anos de sua vida ele jogou profissionalmente pelo Barcelona, tendo participado da conquista de muitos importantes títulos do time, como campeonatos espanhóis e até mesmo o grande campeonato europeu, um dos maiores do mundo, a Champions League ou em português Liga dos Campeões, além de outros campeonatos menores. Apesar de muitos convites de outros clubes e oportunidades em outros países, ao longo de todo esse tempo ele permaneceu no clube espanhol.
Até que após esses longos 10 anos de muito sucesso e vitória, tendo Pep Guardiola sofrido uma lesão que o deixou afastado de muitos jogos em sua última temporada pelo Barcelona, ele finalmente cedeu e decidiu tentar a vida em um clube de outro país, dessa vez o escolhido foi o italiano Brescia, em seguida jogou também no clube Roma, também italiano.
Neste clube ele teve alguns problemas sérios como o doping, em seu organismo foi encontrada uma substancia proibida para os atletas do futebol, por causa disso ele teve um severa punição que foi a de ficar afastado dos gramados e do seu time por longos 4 meses, após essas polemicas ele ainda jogou mais algum tempo em território italiano, quando finalmente resolveu tentar um novo projeto, desta vez no Qatar pelo clube Al Ahli, após mais ou menos dois anos por lá ele então assinou com um clube mexicano, o Dorados de Sinaloa, equipe em que permaneceu por 6 meses.
Após essa trajetória e carreira de sucesso, Pep Guardiola decidiu que havia chegado o momento dele se despedir dos gramados de forma profissional, neste momento ele que já estava com seus 34 anos optou por se aposentar como jogador de futebol e seguir novos caminhos na sua vida pessoal e profissional.
Uma Porta Se Fecha E a Outra Se Abre
Ao passo que se aposentou dos gramados como jogador de futebol, Pep Guardiola logo se mudou para outra posição importante em campo, a posição de técnico de uma equipe. Ele que foi por muitos anos um bom jogador, um jogador de sucesso, percebeu que havia chego a hora de mudar de lugar e tentar novas estratégias profissionais, sendo assim após algum tempo de avaliação e estudo ele foi contratado pela sua primeira equipe como técnico de um time de futebol.
A primeira equipe em que se aventurou nesse novo campo foi justamente o Barcelona, mas ainda não o time principal da casa, mas o time conhecido como Barcelona B, de qualquer forma ele tinha voltado para o lugar onde se criou, onde aprendeu e cresceu, tanto quanto profissional, quanto como pessoa.
A sua estreia nessa nova profissão aconteceu no ano de 2007, quando ele tinha apenas os seus 36 anos de idade, mas já uma imensa carga de experiência profissional. Ele teve uma boa taxa de sucesso na sua temporada no comando dessa equipe secundária do Barcelona, por esse motivo com apenas 1 anos de experiência na área ele já teve a sua primeira promoção profissional, sendo então anunciado como técnico do time número um, do time principal, do Barcelona em que apenas alguns anos antes ele havia passado como jogador. A partir de então começa uma história que é conhecida até pelos mais desentendidos de futebol, a grande trajetória de sucessos e vitorias do grande Pep Guardiola.
No time principal do Barcelona ele ficou do ano de 2007 até o ano de 2012, quando decidiu se afastar da equipe e tirar um ano sabático de descanso e se tem uma pessoa que tem o direito e a capacidade de fazer isso é Pep Guardiola, uma vez que ele colocou o seu time no topo do topo, se tornando uma das maiores equipes do mundo, trazendo inúmeros títulos para casa, influenciando toda uma geração de jogadores e técnicos, definitivamente o Barcelona de Guardiola mudou a forma do mundo de ver futebol e movimentou a Europa por muito tempo.
Após o seu ano de descanso em 2013 já se juntou a uma nova equipe, dessa vez em terras alemãs, em 16 de janeiro ele foi apresentado como o novo técnico do Bayern de Munique, clube o qual permaneceu pelo total de 2 anos. Em seguida ele esteve a frente de um dos mais tradicionais clubes ingleses o Manchester City, onde permaneceu até o ano de 2019.
Legado
Pep Guardiola influenciou muitas pessoas com seu estilo corajoso e inovador de fazer futebol, ele optou por jogar mais na ofensiva, sendo um técnico com um estilo diferente da grande maioria em sua época, ele influenciou o estilo de futebol não somente em seu país, a Espanha, mas também em muitas outras localidades, tendo inclusive influenciado as táticas adotadas por times que venceram grandes campeonatos nos últimos anos, tal como a Copa do mundo Fifa.