Apresentadores do Jornal Nacional

O Jornal Nacional da Rede Globo é o telejornal mais assistido do Brasil e sua tradição se deve ao fato de estar no ar desde o ano de 1969. Trata-se de um jornal que se destaca por fazer parte da rotina do dia a dia do brasileiro. Muitas pessoas esperam as notícias desse jornal para somente depois ir dormir.

Com tanta tradição é natural que para muitos jornalistas a grande realização profissional seja estar na bancada do JN. Até o momento atual vários apresentadores se sentaram na mais importante bancada jornalística da TV como Cid Moreira, Hilton Gomes, Sérgio Chapelin, William Bonner, Fátima Bernardes, Patrícia Poeta, Renata Vasconcellos entre outros. Saiba mais sobre os apresentadores do JN.

1969 – Cid Moreira e Hilton Gomes

No ano de 1969 entrava no ar o telejornal que se consagraria como o principal informativo da família brasileira. Os apresentadores eram Cid Moreira e Hilton Gomes, o último permaneceu até o ano de 1971.

1971 a 1989 – Cid Moreira, Ronaldo Rosas e Sérgio Chapelin

No lugar de Hilton Gomes entrou o jornalista Ronaldo Rosas que permaneceu a frente do JN ao lado de Cid Moreira por apenas um ano. Em substituição a Rosas entra Sérgio Chapelin que fez história no jornalístico. Chapelin permaneceu até o ano de 1983 e depois retornou em 1989.

Atualmente, Cid Moreira aparece esporadicamente em programas da Rede Globo, durante algum tempo ele fez narrações no Fantástico e se sagrou como o narrador das mágicas reveladas de Mister M. Sérgio Chapelin há vários anos está a frente do “Globo Repórter” que consiste num jornalístico apresentado as sextas-feiras com temas específicos que podem ser sobre países exóticos, fauna, economia entre outros temas diversos.

1983 – Celso Freitas

No período em que Chapelin esteve afastado do JN foi Celso Freitas quem esteve ao lado de Cid Moreira, isso em 1983. Celso Freitas foi âncora do “Jornal da Record”, o telejornal equivalente ao Jornal Nacional da concorrente da emissora carioca, apresentou o “Repórter Record” e “Domingo Espetacular”. Uma curiosidade é que em 2014 Freitas foi condenado a pagar uma multa de R$ 600 mil para a Rede Globo por ter deixado de cumprir 45 dias de contrato com a emissora quando foi para a Record.

Berto Filho

Outro apresentador que marcou a apresentação do JN foi Berto Filho que trabalhou na Rede Globo durante as décadas de 1970 e 1980 a frente de programas jornalísticos como o Jornal Nacional, Fantástico e Jornal Hoje. No JN, Berto, foi apresentador titular e substituto. Em 1986 Berto se desligou da emissora carioca. Uma curiosidade a respeito do jornalista é que ele também fazia locuções como Cid Moreira, ambos faziam trabalhos quase indiferenciáveis, em 1986 a Rede Globo renovou contrato somente com Cid.

Sábados

Durante algum tempo a apresentação do jornal aos sábados ficou por conta de Heron Domingues e depois passou a ser feita por Marcos Hummel.

1996 – William Bonner e Lillian White Fibe

No ano de 1996 a dupla Cid Moreira e Sérgio Chapelin foram substituídos por William Bonner e Lillian White Fibe no comando do principal telejornal da TV brasileira. Com grande responsabilidade de substituir os dois grandes jornalistas veteranos, Lillian e William se saíram muito bem e durante dois anos mantiveram o padrão do JN.

1998 – Sandra Annenberg e Fátima Bernardes

No ano de 1998 a jornalista Lillian White Fibe deixou a bancada do JN e provisoriamente foi substituída por Sandra Annenberg, que até hoje apresenta o telejornal quando acontece algum imprevisto com os apresentadores fixos. Ainda em 1998, Fátima Bernardes passou a apresentar o Jornal Nacional ao lado de William Bonner, dando origem ao chamado ‘casal 20’ do telejornal brasileiro.

Em 2011, Fátima Bernardes deixou o Jornal Nacional para realizar o seu sonho de comandar um programa de entretenimento. Há muito tempo a jornalista vinha apresentando o projeto para a emissora que depois de alguma insistência e de observar o crescimento da Record na audiência das manhãs com o “Hoje em Dia” deu a grande chance para o “Encontro com Fátima”.

2002 – Heraldo Pereira e Renato Machado aos Sábados

A dupla de jornalistas Heraldo Pereira e Renato Machado passam a apresentar o JN aos sábados a partir de 2002. Heraldo entrou para a história do telejornal por ser o primeiro jornalista negro a estar a frente do JN. A dupla ainda apresenta esporadicamente o JN, Heraldo é comentarista de política do Jornal da Globo e Renato Machado correspondente internacional.

2011 – Patrícia Poeta

No ano de 2011 depois de muitos anos na bancada do JN, Fátima Bernardes, resolve sair do jornalístico para comandar uma atração de entretenimento nas manhãs da Rede Globo. Foi criado um grande alvoroço a respeito de quem iria substituí-la, a escolhida foi Patrícia Poeta que estava a frente do dominical Fantástico. Quando assumiu o posto no JN, Patrícia, passou por uma mudança de visual com o objetivo de deixá-la menos bonita para não desviar a atenção das notícias.

2014 – Renata Vasconcellos

Patrícia Poeta, após apenas três anos no JN, resolve deixar a bancada e é substituída por Renata Vasconcellos que também era apresentadora do Fantástico. A saída de Poeta foi cercada de grande polêmica acerca do motivo. A emissora declarou que a jornalista, assim como Fátima Bernardes, seria remanejada para apresentar um programa de entretenimento.

No entanto, surgiram burburinhos na imprensa de que na verdade Patrícia não teria uma boa relação de trabalho com o colega William Bonner que estaria descontente com o desempenho dela após diversos erros ao vivo. Bonner declarou numa entrevista que na verdade Patrícia não estava feliz na bancada e que por motivação própria pediu para deixar o jornal.

William Bonner – O Editor-Chefe

Além de apresentador do JN há muitos anos, Bonner, é também o editor-chefe do principal telejornal do país. Os colegas costumam dizer que o jornalista é muito exigente e que nem mesmo Fátima, a sua esposa, escapava das reclamações e broncas dele. Correm boatos de que Patrícia Poeta deixou o cargo por imposição de Bonner que nunca aceitou a colega para o posto por não achá-la boa profissional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Apresentadores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *