Fotos do Jay-Z

Shawn Corey Carter, nascido em Nova York, em 4 de dezembro de 1969, mais conhecido como Jay-Z, cresceu em um complexo habitacional no Brooklyn infestado de drogas.

Ele é o caçula de uma família de quatro filhos. Sua mãe, Gloria Carter, disse que ele foi o único filho que não deu nenhum trabalho, apenas orgulho. O pai de Jay-Z, Adnes Reeves, deixou a família quando o rapper tinha apenas 11 anos de idade, por isso ele foi criado apenas por sua mãe.

Ele teve uma adolescência difícil, fato que pode ser comprovado em muitas de suas canções autobiográficas. Jay-Z conviveu com o tráfico de drogas e a violência. Ele estudou na escola Eli Whitney High School, no Brooklyn, onde ele tinha colega de classe a lenda do rap Notorious BIG.

O Início no Hip Hop

Jay-Z usou o rap como uma forma de fuga dos problemas do local em que vivia. Em 1989, ele se juntou ao rapper Jaz-O, que foi uma espécie de mentor para ele. Juntos eles gravaram uma canção chamada “The Originators”, que chegou a ser mostrada em um episódio do programa de TV “Yo! MTV Raps”.

Foi neste momento de sua vida que ele começou a se apresentar com o apelido de Jay-Z, que era uma homenagem a Jaz-O. O apelido faz referência também à estação de metrô J / Z, que ficava perto de sua casa no Brooklyn.

Mesmo com um nome artístico, Jay-Z se manteve relativamente anônimo até que ele e dois amigos, Damon Traço e Kareem Burke, fundaram a sua própria gravadora, a Roc-A-Fella Records, em 1996. Em junho do mesmo ano, Jay -Z lançou seu álbum de estréia, Reasonable Doubt.

Jay-Z

Jay-Z

Embora o álbum tenha alcançado apenas o 23º lugar na parada da Billboard, ele agora é considerado um álbum clássico de hip-hop clássico, com canções como “Can’t Knock the Hustle”, com participação de Mary J. Blige, e “Brooklyn’s Finest”, em parceria com Notorious BIG. O disco estabeleceu Jay-Z como uma estrela emergente no hip-hop.

Dois anos depois, em 1998, Jay-Z alcançou um sucesso ainda maior com o álbum “Vol. 2… Hard Knock Life”. A faixa-título, que teve seu refrão tocado no musical Annie, da Broadway, tornou-se a mais popular da carreira de Jay-Z e ele ganhou sua primeira indicação ao Grammy. “Hard Knock Life” marcou o início de um grande período de sua carreira, e fez com que ele se tornasse o maior nome do hip-hop.

O rapper já lançou uma série de álbuns e singles de sucesso. Suas canções mais populares incluem “Can I Get A…”, “Big Pimpin”, “I Just Wanna Love U”, “Izzo (H.O.V.A.)” e “03 Bonnie & Clyde”, um dueto com sua atual esposa Beyoncé. O álbum mais aclamado de Jay-Z deste período foi The Blueprint (2001), que mais tarde iria parar em várias listas dos melhores álbuns da década de muitos críticos de música.

O Império de Jay-Z

Em 2003, Jay-Z chocou o mundo do hip-hop ao lançar o disco “The Black Album” e anunciar que seria seu último disco solo antes da aposentadoria. Quando pediram que ele explicasse o motivo desta aposentadoria precoce, ele afirmou que estava sentindo falta de ter com quem concorrer no mundo do hip hop.

Durante a sua ausência do mundo do rap, Jay-Z voltou sua atenção para o lado comercial da música, tornando-se presidente da Def Jam Recordings. Segundo o presidente da Def Jam, Jay-Z lançou artistas de peso, como Rihanna, Ne-Yo e Young Jeezy e Kanye West.

Entretanto, nem tudo foi um mar de rosas, Jay-Z renunciou ao cargo de presidente da Def Jam em 2007, reclamando da resistência da empresa para mudar para modelos de negócios mais modernos.

Outros negócios de Jay-Z incluem uma linha de roupas chamada Rocawear e a gravadora Roc-A-Fella. Ele também é dono do 40/40 Club, um sofisticado bar de esportes com filiais em Nova York e Atlantic City, e é proprietário de uma parte da franquia de basquete New Jersey Nets.

O Retorno ao Hip Hop

Em 2006, Jay-Z resolveu voltar para sua carreira musical lançando o novo álbum “Kingdom Come”. Ele logo lançou mais dois álbuns: “American Gangster”, em 2007 e “The Blueprint 3”, em 2010.

Este três álbuns marcaram uma mudança significativa no estilo musical de Jay-Z, incorporando influências de rock e soul mais fortes e oferecendo letras que abordam temas mais sérios, como o furacão Katrina, a eleição de 2008 de Barack Obama, e os perigos da fama e da fortuna.

Jay-Z diz que está tentando adaptar a sua música para com os interesses das pessoas de sua idade. Já que, os temas abordados por ele no início da carreira, eram mais voltados para o público jovem.

Em 2008, Jay-Z assinou um contrato de $ 150.000.000 com a empresa produtora de shows Live Nation. Deste super acordo surgiu a Roc Nation, uma empresa de entretenimento que lida com quase todos os aspectos da carreira de seus artistas. Além do próprio Jay-Z, Roc Nation gere a carreira de Willow Smith, J. Cole, entre outros.

A Vida Pessoal de Jay-Z

Muito cuidadoso quando se trata de sua vida pessoal, Jay-Z mantém um casamento extremamente discreto com a cantora Beyoncé. O casal conseguiu manter a imprensa longe de sua cerimônia de casamento, que foi realizada em 4 de abril de 2008, em Nova Iorque. Apenas cerca de 40 pessoas participaram da celebração no apartamento do casal, incluindo a atriz Gwyneth Paltrow e as ex-integrantes do Destiny’s Child Kelly Rowland e Michelle Williams.

Desde o casamento, Jay-Z e Beyoncé se tornaram objeto de inúmeros rumores de gravidez. Até que, em janeiro de 2012, nasceu a pequena Blue Ivy Carter. Preocupados com a sua privacidade e segurança, Jay-Z e Beyoncé alugaram uma parte do Lenox Hill Hospital, em Nova York e contrataram seguranças para guardar o local.

Logo após o nascimento de sua filha, Jay-Z lançou uma música em sua homenagem em seu site. Na canção “Glory”, ele expressou sua alegria de ser pai e revelou que Beyoncé havia sofrido um aborto espontâneo antes de engravidar de Ivy.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu te adoro jay-z te admiro muito sou sua fâ numero 111111111111111111111111111 milhoes de beijos bye bye

    gabriela 11 de maio de 2010 12:20
  • quero te conhescer nen si for de longe + polomenos eu te vi …………………….. ass gabriela stephanier da silva de nazaré

    gabriela 11 de maio de 2010 12:21
  • te AMAMOS DE MUITÂo ai te adoro blos de sua fa gabriela

    gabriela 11 de maio de 2010 12:23
  • Ai eu adoooooooooro ele é lindo

    LORENA 22 de agosto de 2010 17:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *