Jogadores Com a Perna Torta

Uma característica física que chama atenção em alguns jogadores de futebol certamente é o arqueamento de suas pernas, o que pode ser chamado popularmente de perna torta. Um estudo conduzido na Universidade de Munique, na Alemanha, constatou que jogadores de futebol tem maior propensão ao arqueamento das pernas devido ao fato de treinarem competitivamente desde cedo.

A tensão exercida sobre os músculos adutores da coxa durante o período em que o corpo se encontra em fase de crescimento pode acarretar no arqueamento. No âmbito médico essa condição é chamada de genu varum e acontece devido a uma sobrecarga crônica que acontece no dia a dia do campo devido aos dribles, arremessos e a exigência das pernas. Que tal conhecer um pouco melhor alguns dos jogadores que tem as pernas arqueadas?

Jogadores Com as Pernas Arqueadas

Conheça mais sobre jogadores que ficaram famosos por ter a perna torta.

Garrincha – O Anjo das Pernas Tortas

O mais famoso jogador de pernas tortas da história também é uma exceção, Garrincha poderia ser considerado como deficiente físico. O craque tinha o que os médicos chamam de joelho valgo (conhecido popularmente como joelho para dentro) que pode ser resultante de má formação congênita ou de uma poliomielite quando criança.

Garrincha - O Anjo das Pernas Tortas

Garrincha – O Anjo das Pernas Tortas

O jogador tinha uma curvatura dos joelhos que ficava entre 2,5 e 5,0 centímetros, do ponto de vista clínico isso é considerado leve. Exatamente por sua curvatura ser leve ele conseguia correr e jogar futebol. Se Garrincha atuasse hoje em dia no futebol e fosse analisado pelos médicos provavelmente seria constatada uma deficiência física. Ao tomar conhecimento disso concluímos que ele foi o maior jogador deficiente físico da história do futebol.

Isco

Um dos jogadores mais relevantes da seleção espanhola na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Mesmo com o resultado negativo da ‘Fúria’ espanhola, Isco, se tornou um dos queridinhos da imprensa que não deixou passar o arqueamento das suas pernas. Bem provavelmente o meia tem essa característica devido ao que foi abordado no estudo realizado em Munique. Os jogadores de futebol da atualidade começam desde cedo o treinamento em ritmo profissional o que pode afetar a sua musculatura definitivamente.

Isco

Isco

Romário

As pernas arqueadas que ajudaram a construir a carreira de sucesso de Romário, enquanto o baixinho se dedicava ao futebol, foram corrigidas com cirurgia em 2018. O ex-atleta profissional foi submetido a duas cirurgias no seu joelho esquerdo, osteomia (alteração do eixo do joelho) e artoscopia, para corrigir o chamado ‘andar de cowboy’. A tíbia de Romário foi quebrada e ele recebeu então uma placa que titânio com parafusos para que o joelho se mantivesse na posição correta.

Romário

Romário

Léo Baptistão

Visto pela imprensa como um possível antagonista de Neymar, Léo Baptistão, se tornou famoso por não se parecer em nada com o estereótipo do jogador de futebol brasileiro que vai para a Europa. Atacante do Rayo Vallecano, time que disputa o campeonato espanhol, ele não tem tatuagem e nem brincos. Com um jeito simples o jogador se destaca mesmo pelo arqueamento das pernas que parece não atrapalhar em nada a sua atuação, muito pelo contrário ajuda significativamente.

Léo Baptistão

Léo Baptistão

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportistas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *