Led Zeppelin

O Yardbird fez seu último show no Luton Technical College em 1968. Mas o que era aparentemente um fim, acabou por ser o início de três das carreiras de maior sucesso na música. As carreiras dos guitarristas Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page. É, parece que os três não conseguiriam dividir o mesmo espaço na banda Yardbirds. Os três eram líderes.

Após a banda separar-se, Jimmy Page entrou em um lado mais harmônico da música. Ele começou tocando com John Paul Jones, um músico que tinha colaborado com nomes como Rolling Stones, Herman’s Hermits e Dusty Springfield. O duo acabou formando um novo grupo.

O Início do Mito

Depois de ouvir a intenção de Jimmy Page de começar uma nova banda, o vocalista Terry Reid sugeriu que Page ouvisse a performance de Robert Plant. Quando teve a oportunidade de verificar, Jimmy não só acabou gostando da voz de Plant, mas também de sua presença de palco.

Começo

Flora, a namorada de Page, por sua vez, sugeriu que eles recrutassem John Bonham, baterista do grupo de Birmingham, a Band of Joy. O quarteto se entrosou tão bem que percorreu a Escandinávia em Outubro de 1968 sob o nome de New Yardbirds.

O Mundo não Seria mais o Mesmo

Em 1969 o grupo mudou seu nome para Led Zeppelin, gravou e lançou seu primeiro álbum, sob o mesmo nome da banda. Dentro de dois meses, o álbum alcançou o lugar preterido entre dez em cada dez bandas: a Billboard’s Top Ten. Esse álbum é essencialmente a versão mais blues do Zeppelin.

Álbum

A veia de blues nesse primeiro trabalho foi tão forte sobre Jimmy Page que mais tarde rendeu ao grupo um violento processo sobre direitos autorais movido por Willie Dixon, que alegava que o Zeppelin só alterava algumas palavras de antigas composições de blues.

O segundo disco veio com o nome de Led Zeppelin II e, aproveitando-se do sucesso alcançado pelo antecessor, logo chegou a vendagem de disco de platina, e o sucesso só fazia aumentar, quando em 1973 o grupo começou a quebrar recordes de bilheteria que tinham anteriormente o domínio dos Beatles. Em 1975, o Led Zeppelin alcançou o topo como a banda de rock de maior sucesso comercial no mundo.

A Tragédia

O grupo se desfez após a trágica morte do baterista John Bonham. Morreu de uma das maneiras mais bizarras de que se tem notícia: foi mecânica asfixiado quando inalou seu próprio vômito durante o sono, após uma bebedeira.

Seu estilo contundente de tocar foi tão essencial para a banda que os membros remanescentes decidiram acabar por ali. Sem Bonham, não poderia haver Led Zeppelin.

Uma Banda Inigualável

O poderoso Zeppelin experimentou diversos estilos musicais durante o seu reinado entre as bandas. Seu som começou com o Blues e passou para o estrondoso Heavy Metal, depois veio o Folk para suavizar o estilo de seu som indo para o Rock Psicodélico, com a fusão e integração de todos estes estilos.

Banda

Talvez por isso sua música tenha atingido o valor duradouro que somente outros dois grupos foram capazes de fazer, seguramente os Beatles e o Pink Floyd.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Músicos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *