Júlio Verne

Biografia

Júlio Verne (1828-1905),  foi um notável autor francês que escreveu “A volta ao mundo em 80 dias”(1973), Jornada ao centro da Terra (1864) e Vinte mil léguas submarinas (1869), entre outras obras.

Júlio Verne

Aventuras Fantásticas

Através de suas séries de “Les Voyages Extraordinaires” e as fantásticas e detalhadas ilustrações que as acompanhavam, Verne previu o uso de hidrogênio como fonte de energia (em Da Terra à Lua) e muitas outras conveniências tecnológicas e invenções como arranha-céus, submarinos, helicópteros e aviões. Os métodos pioneiros de viagem e exploração dos quais ele tanto escreveu são agora comuns para nós, como a exploração da lua, dos polos e o uso balões de ar quente para longas viagens. Em seu tempo Verne era um verdadeiro inventor e visionário, os nomes de seus personagens e invenções, como Capitão Nemo, Phileas Fogg e o submarino Nautilus tornaram-se parte da cultura popular. Seus trabalhos foram traduzidos do francês para diversas outras línguas, mas infelizmente em traduções muitos dos detalhes científicos se perderam. Devido a estes erros há muita má interpretação sobre as obras de Verne, incluindo acusações de racismo e antissemitismo. Estudioso continuam a estudar sua vida e trazer à luz o seu gênio autêntico.

Bibliografia

História e Formação

Jules Gabriel Verne nasceu em 8 de fevereiro de 1828 em Nantes, Pays de la Loire, França. Primeiro de cinco filhos de Sophie Henriette Allotte de la Fuye e Pierre Verne, um advogado. Na agitada cidade marítima aonde passou sua infância, sua imaginação foi desperta para a viagem e aventura. Depois de completar seus primeiros estudos em que já escrevia contos curtos e poesia, Verne foi para Paris estudar direito como seu pai. No entanto ao se formar em 1850, estava muito mais interessado em teatro, para o desapontamento de seu pai. Vivendo uma vida boêmia, ele escreveu e colaborou em várias peças, dramas e óperas.

Em 1857 casou-se com Honorine de Viane Morel, uma viúva com duas filhas, com quem teve um terceiro filho. Junto a ela viajou grande parte da America, França e das ilhas britânicas por onde Verne conheceu colegas autores como Alexandre Dumas e Victor Hugo. Em 1863 publicou “Cinco semanas em um balão” com grande sucesso, a primeira de sua série de “aventuras extraordinárias”. Foi logo seguida por  “Jornada ao centro da Terra”(1864), Da Terra à Lua(1865) e sua continuação “À roda da Lua”(1870).

Viagem ao Centro da Terra

Muitas obras se seguiram, de aventuras marítimas a romances de todo tipo.  Verne faleceu de complicações de diabetes em 24 de Março de 1905. Está sepultado no cemitério “La Madeleine” em Amiens, Picardie, França, com uma massiva estátua de um homem que deixa a Terra em direção aos céus adornando seu túmulo. Seu filho deu andamento a publicação de diversas de suas obras póstumas, que também alcançaram grande sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *