Qual é a Raça do Floquinho da Turma da Mônica?

Você já ouviu falar do personagem Floquinho da Turma da Mônica? Oras, esse é um dos personagens mais populares dos quadrinhos ainda que não esteja entre os 4 principais, a sua popularidade com a criançada lhe rendeu até mesmo um papel no filme da turminha que foi lançado no cinema. Se alguém por acaso ainda não sabe, o Floquinho é o cachorro do Cebolinha, ele é um cachorro verde e cheio de pelos que o cobrem todinho. Esse cachorro nas histórias é um personagem muito divertido e que gosta de brincar.

Pelo seu desenho e formato, uma coisa muito inusitada é que é difícil diferenciar a sua cabeça do seu rabo, porque eles não são definidos de maneira muito clara, ele é um cãozinho cheio de pelos e que claramente não passa por tosas muito grandes, o ponto é que é exatamente isso que o faz participar e ter histórias tão cômicas.

Floquinho da Turma da Mônica

A sua primeira aparição nos gibis é bem antiga, desde os primórdios do Cebolinha, ainda que no início ele tenha sido apresentado como um cachorro de um primo do personagem, mas com o tempo ele simplesmente passou a ser o mascote do Cebolinha. A sua raça nunca havia sido citada até o ano de 1995, quando uma leitora apontou a grande semelhança entre Floquinho e o seu cachorrinho que era da raça Lhasa Apso, a leitora se chama Larissa Bassi de Santa Catarina e esse crédito foi devidamente dado à ela nas revistinhas.

Apesar disso, há uma história nos quadrinhos em que é analisado que a sua raça é a Puli, posteriormente em uma outra história dos gibis essa mesma versão acaba sendo refutada. Uma prova final foi a de que no próprio filme da Turma da Mônica que recebeu o nome de Laços, o cachorrinho escolhido para interpretar ao Floquinho foi da raça Lhasa Apso, na verdade os cachorrinhos porque foram dois a atuar no filme.

Floquinho hoje é um membro da turma principal dos gibis do escritor e cartunista Maurício de Souza, ele está entre os mascotes dos personagens principais, tal como Bidu que pertence à Magali e o coelho Sansão que pertence à Mônica.

Diante disso ele não poderia ficar de fora do filme da franquia, em relação a essa produção, uma coisa que chamou muito a atenção das pessoas é que os cachorros que interpretaram o Floquinho realmente foram pintados de verde para que eles pudessem ficar mais parecidos com o cachorrinho dos gibis, até porque para as crianças eles são os mesmos, as crianças não veem sempre essa diferenciação entre os desenhos e o filme interpretado com mais realidade, portanto, os moldes dos personagens deveriam ser os mesmos.

Apesar de muita especulação na época em que saíram as fotos do filme, posteriormente foi informado aos fãs que a cor verde foi adicionada ao Floquinho dos filmes através do uso de efeitos especiais e tecnologias de computador, por mais que já existam tintas para cachorro que são inofensivas a eles, é melhor fazer dessa forma do que correr o risco de causar algum sintoma ao cãozinho.

Curiosidades e a Criação do Personagem Floquinho

Mauricio de Souza sempre foi uma grande personalidade no Brasil em especial no ramo infantil, afinal o seu trabalho vêm acompanhando muitas gerações de crianças quem tem os personagens dos seus gibis como amigos e companheiros de histórias. Ele sempre se mostrou muito simpático e já falou sobre vários personagens, assim como também várias das suas histórias em entrevistas ou publicações, Floquinho não ficou fora dessa e a sua origem também já foi contada pelo cartunista em certa vez por meio de entrevista.

Resumidamente falando, Maurício de Souza esclareceu que esse personagem ao contrário de outros animais que ele criou para as suas histórias, não surgiu de um animal real, mas sim de um esfregão, isso mesmo um esfregão, esse esfregão é um tipo de material de limpeza, que se assemelha um pouco com uma vassoura, mas com muitos pelos e bem cheia.

Maurício de Souza conta que um dia simplesmente estava escrevendo e criando, quando olhou a sua volta e reparou em um esfregão, ele diz que nesse momento parou para observar e pensou que esse material poderia dar um animalzinho curioso para os seus trabalhos, foi assim que então teve a primeira inspiração para a criação de Floquinho. O cartunista conta que começou a desenhar no papel o mesmo formato da parte peluda do esfregão, tirando o cabo é claro e que simplesmente assim seu mais novo personagem nascia, ele ainda brinca que Floquinho não nasceu canino, enquanto os outros sim.

O nome por sua vez foi facilmente dado também, já que ele diz que aquela imagem lhe parecia um floco de pelos, não demorou a chegar ao nome de Floquinho. Maurício de Souza ainda completa dizendo que a vida de escritor, de artista é assim, que muitas vezes as ideias e inspirações acontecem a partir das mais inusitadas coisas, que para muitos seriam até mesmo consideradas estranhas.

Ainda sobre o cão de Cebolinha ele completa que justamente o que lhe chamou a atenção é que poderia criar diversas situações, principalmente cômicas a partir do seu formato e do mistério sobre qual lado é o seu rabo e qual lado é a sua cabeça? Realmente ao longo dos anos é possível dizer que muitas risadas foram tiradas dessas histórias do Floquinho.

Maurício de Souza já falou também sobre a raça do cãozinho e que por muitos anos sequer pensou sobre isso ou fez algum tipo de definição, somente quando recebeu a carta da sua leitora mesmo, que já foi mencionada acima, desde então o cartunista bateu o martelo definiu que a raça oficial desse personagem seria a Lhasa Apso que é uma raça de cachorros cuja origem se remete ao Tibete. No filme o cachorrinho acaba desaparecendo o que gera a comoção da turma de amigos para que possam ir procurar por ele, isso é um dos laços do enredo do filme Laços, que inclusive já tem uma continuação confirmada.

Sobre os Lhasa Apso uma das suas mais marcantes características é o seu pelo exuberante e abundante, inclusive muitas pessoas gostam dos seus cãozinhos exatamente assim com os seus pelos grandes, mesmo após as podas que devem ser feitas, mas que os donos podem pedir como gostariam de deixar os seus próprios cãezinhos. Outra característica do cão é que ele se trata de um animal de pequeno porte, não atingindo grandes alturas ou comprimentos.

O seu pelo pode ter algumas diferentes colorações, mas a cor verde não está entre elas, realmente essa cor foi criada especificamente para o personagem no gibi, até porque as criações artísticas permitem esse tipo de licença poética, a cor mais comum dos cachorrinhos Lhasa Apso são os pelos brancos com pequenas mechinhas marrons ou de tonalidades escuras variadas, alguns podem ter uma pelagem bem castanha, porém o branco está quase que obrigatoriamente presente.

O tempo de vida deles é de 12 a 14 anos, ele costuma ser calmo e companheiro. O seu pelo bem denso e abundante se deve ao fato de que ele é originário de uma região fria, uma vez que o Tibete está localizado próximo a Cordilheira do Himalaia. No filme os dois cães que foram comprados não ficaram do mesmo tempo e apesar de receberem muito amor, apenas um deles acabou sendo usado, o seu duble era um boneco quase idêntico ao cachorro verdadeiro.

Crianças Assistindo Turma da Mônica

Crianças Assistindo Turma da Mônica

Os nomes que receberam os dois cães foram Floq e Quinho, ambos foram treinados, por fim o cãozinho que aparece nas telas de cinema é o Floq. O filme foi um sucesso entre a criançada e marcou muitos corações com a sua historia bela e de muita simplicidade, o que realmente se espera de um filme para as crianças, leveza e uma história bonita de se acompanhar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Televisão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *