Nascido no dia 18 de novembro de 1968 em Dallas, Texas, Estados Unidos, Owen Cunningham Wilson é ator e roteirista de Hollywood. Inclusive como roteirista foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original em 2002 pelo filme “The Royal Tenenbaums” (Os Excêntricos Tenenbaum) que criou junto com Wes Anderson.
Como ator Wilson é mais conhecido por suas atuações em comédias como a versão cinematográfica do clássico da TV “Starsky e Hutch”. Que conhecer mais sobre Owen Wilson?
Biografia de Owen Wilson
A família de Owen é de Massachussetts e possui ascendência irlandesa, seus dois irmãos também são atores, o mais velho se chama Andrew Wilson e o mais novo Luke Wilson. O pai, Robert Wilson, é empresário e a mãe, Laura Wilson, é fotógrafa. Algo interessante é que Owen nunca teve a pretensão de ser ator, sempre gostou de escrever e sonhava ser um roteirista.
No âmbito formativo, Owen Wilson, estudou no Instituto Militar do Novo México e da Universidade do Texas onde conheceu Wes Anderson com quem realizou diversos trabalhos inclusive o roteiro que lhe rendeu a indicação para o Oscar.
Carreira de Ator
Embora não tivesse pensado seriamente sobre a possibilidade de ser ator, Wilson, percebeu que era uma forma de se consolidar no meio. O primeiro papel como ator num longa foi em “Bottle Rocket” cujo roteiro foi escrito pelo próprio Wilson em parceria com Wes Anderson que dirigiu. Não demorou para que o talento de Wilson para atuação fosse reconhecido conseguindo papéis em longas com bons orçamentos como “The Cable Guy” que contou com a direção de Ben Stiller.
O ator passou então por uma leva de filmes de ação como “Anaconda”, “The Haunting” e “Armageddon”. Provando que tem grande talento para dramas, Owen Wilson, fez filmes como “Permanent Midnight” em que interpreta um viciado em drogas e “The Minus Man” em que faz o papel de um serial killer.
Parcerias na Telona
Muitas pessoas conhecem Owen Wilson de filmes como “Shanghai Noon” (Bater ou Correr) com Jackie Chan e “Zoolander” com Ben Stiller. Os dois filmes se tornaram franquias cinematográficas bilionárias e consagraram Wilson como ator de comédias. A parceria com Chan ocorreu novamente em 2003 com a sequência de Shanghai Noon que foi intitulado “Shanghai Knights”.
Em 2004 a parceria com Ben Stiller foi retomada dessa vez no longa “Starsky & Hutch”, remake de uma série de televisão de muito sucesso na década de 1970. As parcerias nos longas ajudaram a alavancar a sua carreira, inclusive, foi por causa de Shanghai Noon que Wilson foi indicado por Gene Hackman para o filme “Behind Enemy Lines” (Atrás das linhas inimigas) que é um drama que tem como base a Guerra da Bósnia.
The Royal Tenenbaums
Foi em 2001 que Owen Wilson escreveu em parceria com Wes Anderson o roteiro do filme “The Royal Tenenbaums” que reuniu várias estrelas de Hollywood como Anjelica Huston, Bill Murray, Danny Glover, Luke Wilson, Gwyneth Paltrow, Ben Stiller entre outros. No longa Owen Wilson interpretou o papel de um escritor de romances viciado em drogas. O filme foi indicado ao Oscar de melhor roteiro original.
Era para a parceria ter se repetido em “The Life Aquatic with Steve Zissou” (Um Peixe Fora d’água), mas Owen não tinha espaço na agenda para escrever com Anderson. Porém, como ator ele participou num dos papéis principais da trama.
Novos Rumos Para a Carreira
A partir de 2005, Owen Wilson, viveu em sua carreira um momento muito positivo tendo protagonizado ao lado de Vince Vaughn o longa “Wedding Crashers” (Penetras de Bons de Bico) que arrecadou mais de US$ 285 milhões de dólares em todo o mundo. Também em 2005 o ator participou de um projeto familiar ao lado dos irmãos Andrew e Luke Wilson, “The Wendell Baker Story”.
Em 2006 ele viveu uma experiência nova em sua carreira, dublou o personagem Lightning McQueen no longa “Cars” (Carros). Seguindo como ator interpretou um sem-teto intrometido em “You, Me and Dupree” (Dois é bom, Três é demais). Ainda em 2006, Owen, voltou a fazer parceria com Bem Stiller no primeiro longa da franquia “Night at the Museum” (Uma Noite no Museu). Wilson se destacou como o pequenino cowboy Jedediah.
Outros trabalhos marcantes de Wilson foram “Drillbit Taylor” (Meu Nome É Taylor, Drillbit Taylor), “Marley and Me” (Marley & Eu) que foi coestrelado por Jennifer Aniston e as dublagens de Skip em “Fantastic Mr. Fox” (O Fantástico Sr. Raposo) e “Cars 2” (Carros 2). Também gravou o longa “Night at the Museum: Battle of the Smithsonian” (Uma Noite no Museu 2).
Vida Pessoal de Owen Wilson
O dia 26 de agosto de 2007 foi especialmente difícil para os fãs de Owen Wilson, esse foi o dia em que ele foi encontrado pelo irmão desacordado no chão e com os pulsos cortados, porém, com pouca profundidade. Embora a tentativa de suicídio tenha sido bastante repercutida pela imprensa, Wilson, nunca comentou a respeito. Houve boatos de que o motivo teria sido o fim do relacionamento com a atriz Kate Hudson. O casal tentou novamente a relação, mas acabou se separando.
Owen namorou com Jade Buell até junho de 2011, em janeiro do mesmo ano ela havia dado a luz o primeiro filho do ator, Robert Ford. No ano de 2014 nasceu o segundo filho de Wilson, a mãe de Finn Lyndqvist Wilson é Caroline Lindqvist.
Eu amo tooodos os artistas que estão acima mas meu idolo é o owen wilson ele é um gato..rsrsrs