Ele começou no palco no final de 1970 e dentro de dez anos conseguia um salto bem sucedido para o cinema, estrelando alguns dos maiores filmes da década de 1980 e 1990, incluindo Places in the Heart, A Cor Púrpura, Máquina Mortífera e suas quatro sequências.
Experiência no Teatro
Glover estudou atuação formalmente enquanto estava na faculdade, mas não a seguiu como uma carreira anos depois. O desempenho de Glover como Willie, um garçom de bom coração, cujo amigo branco vive junto com ele, Glover ganha um Theatre World Award como um dos talentos mais promissores de 1982.
A Grande Tela Abre os Olhos à Danny
O desempenho de Glover em Master Harold foi visto pelo diretor de cinema Robert Benton, que lançou Glover no papel de Mose, em seu filme de 1984, Places in the Heart. Embora o papel originalmente fosse de um homem mais velho, Benton ficou tão impressionado com a leitura de Glover que resolveu reescrever o roteiro.
Glover retrata um agricultor que ajuda a salvar a fazenda da viúva sulista, interpretada por Sally Field, por caráter de referência Glover usou os muitos anos passados na fazenda de seus avós na Geórgia. Certa vez disse ao New York Times que Mose era olhar à imagem de seu avô, colhendo algodão e confiando em Deus.
Provocando Polêmica
No ano seguinte, Glover apareceu em A Cor Púrpura, que previa um de seus papéis mais complexos e certamente o seu mais controverso.
No filme de Steven Spielberg, dirigido e baseado no romance de Alice Walker, Glover viveu Mister, um viúvo do sul que se casa com uma jovem. Mister é um marido abusivo que explora impiedosamente Celie.
O Maior Sucesso
Em 1987, Glover se uniu com Mel Gibson para o filme de maior sucesso de sua carreira, o filme de ação “Máquina Mortífera”. Nele retrata Roger Murtaugh, um detetive de homicídios cujo parceiro é o irresponsável Martin Riggs (Gibson). De caráter estável, Glover serve como um contraponto para a personagem enlouquecida de Gibson, e esse relacionamento fez o filme um sucesso de público, tanto de bilheteria como de crítica.
Dois anos depois, Glover e Gibson se uniram novamente para a sequência do filme. Como seu antecessor, é bem escrito e atuado com competência, observou Paul Baumann. Em 1993, Glover recebeu uma indicação ao Prêmio para Melhor Ator em um filme por seu papel como Micah Mangena no filme Bopha!
Em 1993, Glover reprisou seu papel como Roger Murtaugh de Máquina Mortífera 3, a terceira parcela da série de ação-aventura extremamente popular. No filme, as equipes de Murtagh com seu parceiro Martin Riggs para perseguir um ex-policial virou traficante de armas.
Cinco anos após a teerceira sequência ser lançada, Glover e Mel Gibson foram pareados por mais outra – Máquina Mortífera 4. A reação inicial à idéia era duvidosa. Os críticos duvidavam de que o enredo poderia ser novamente bem aceito, e a idade dos atores era um elemento de retrocesso na trama.