Nascido em 5 de junho de 1971, em Dorchester, no estado americano de Massachusetts, Mark Wahlberg é o filho caçula de uma família de nove filhos. Depois de cumprir uma pena na prisão de 45 dias aos 16 anos, Mark entrou no mundo da música com a ajuda de seu irmão Donnie, que fazia parte da boy band New Kids on the Block.
Mark se transformou de um rapper para um ator de Hollywood, estrelando filmes como “Boogie Nights – Prazer Sem Limites” e “Três Reis”. Seus projetos mais recentes incluem “O Grande Herói” (2013), “Transformers: A Era da Extinção” (2014) e “Ted 2” (2015).
Infância e Juventude de Mark Wahlberg
O ator e ex-rapper Mark Wahlberg nasceu em uma família católica irlandesa de classe média baixa no bairro de Dorchester, em Boston. Os pais de Wahlberg se divorciaram quando ele tinha 11 anos e esta grande mudança em sua vida fez com que ele começasse a se envolver em confusões e se tornasse um verdadeiro delinqüente juvenil.
Aos 14 anos, ele abandonou a escola e começou a ficar cada vez mais tempo nas ruas, roubando e vendendo drogas. Dois anos depois, ele chegou ao fundo do poço quando foi preso por agredir um homem vietnamita. Embora o crime tenha sido considerado por muitos como racial, o ator negou que tenha sido esta a sua motivação.
Sua passagem de 45 dias na prisão serviu como um momento de reflexão para ele. Ele prometeu para si mesmo que daria algum sentido para a sua vida e também começou a cuidar do corpo, conquistando uma forma impressionante.
A Chegada da Fama
Na época em que saiu da prisão, seu irmão mais velho, Donnie, alcançou a fama rapidamente ao fazer parte da recém formada banda pop New Kids on the Block. Donnie decidiu ajudar seu irmão mais novo a se encontrar no mundo da música.
O que faltava em técnicas de canto, ele compensava com carisma e boa aparência, com arranjos de hip-hop e a produção de Donnie, Marky Mark (que era seu nome artístico de rapper), seu DJ e bailarinos lançaram um álbum de estreia, chamado “Music for the People” (1991). Impulsionado pelo sucesso dos singles “Good Vibrations” e “Wildside”, o álbum ganhou disco de platina, vendendo mais de um milhão de cópias.
Ele ficou no auge de sua fama quando assinou um contrato de dois anos para ser o garoto propaganda das cuecas Calvin Klein. Nesta época, ele se envolveu em um atrito com a Madonna e sua rquipe em uma boate de Los Angeles e isso fez com que ele se tornasse ainda mais popular. Neste momento, começaram a surgir notícias sobre o seu passado criminoso, e, possivelmente, racista e homofóbico.
Em 1993, esta parte da vida pessoal de Mark foi seriamente questionada quando ele foi acusado de apologia a homofobia em um talk show britânico. Estes problemas, juntamente com as vendas decepcionantes do seu segundo álbum “You Gotta Believe” (1992), fizeram com que a sua carreira se aproximasse cada vez mais do fim. Seu instinto de sobrevivência fez com que ele investisse no segmento do entretenimento, mais precisamente dos filmes de ação.
A Carreira de Ator
Depois de aparecer em um filme para televisão de 1993, “The Substitute”, Mark fez sua estreia no cinema no filme “Um Novo Homem” (1994), no qual ele interpretou o membro de um grupo de recrutas do Exército. Sua performance fez com que ele conseguisse seu primeiro papel de destaque, a do melhor amigo ex-viciado em drogas do personagem de Leonardo DiCaprio em “Diário de um Adolescente” (1995), um personagem pequeno, mas que foi bastante aclamado.
Depois de mais dois trabalhos em filmes como “Medo” (1996) e “O Viajante” (1997), Mark se consolidou na carreira com um papel de protagonista no filme “Boogie Nights – Prazer Sem Limites” (1997), co-estrelado por Burt Reynolds.
Embora seus dois próximos filmes, “Tiro e Queda” (1998) e “O Corruptor” (1999), não tenham sido bem sucedidos, seu trabalho seguinte foi muito aclamado, no filme “Três Reis” (1999). A produção contava com nomes como George Clooney, Ice Cube e Spike Jonze em seu elenco.
Em 2000, Mark voltou a trabalhar com George Clooney em “Mar em Fúria”, versão cinematográfica altamente elogiada. No final de 2000, ele co-estrelou o drama policial “Caminho Sem Volta”. No ano seguinte, ele interpretou um cantor de rock em “Rock Star”, co-estrelado por Jennifer Aniston; e o remake do clássico “Planeta dos Macacos”, co-estrelado por Charlton Heston e Helena Bonham Carter.
Em 2003, co-estrelou com Charlize Theron o thriller “Uma Saída de Mestre”. Ele se juntou a Gwyneth Paltrow, Jude Law e Dustin Hoffman para estrelar a comédia de 2004 intitulada “Huckabees – A Vida é uma Comédia”. Em 2006, ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar por seu trabalho no drama policial “Os Infiltrados”. O filme de Martin Scorsese também contou com Jack Nicholson, Leonardo DiCaprio e Matt Damon no elenco.
Indo para o segmento da ficção científica, mark estrelou o filme de 2008 “Fim dos Tempos”. A produção provou ser uma decepção tanto de crítica e comercialmente. Dois anos mais tarde, no entanto, o ator recebeu elogios por seu papel no filme de 2010, “O Vencedor”. O filme, que ele ajudou a produzir, foi baseado na vida do boxeador Micky Ward e recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme.
Trabalhos Recentes
Mark Wahlberg continuou com uma brilhante carreira. Em 2012, ele estrelou a comédia “Ted” e, em seguida, estrelou o drama militar “O Grande Herói” (2013). Mesmo tendo passado a atuar em filmes de diversos gêneros, ele continuou sendo um nome bastante cotado para filmes de ação e estrelou o último filme da série Transformers, “Transformers: Era da Extinção” (2014). No ano seguinte ele atuou na continuação do filme “Ted”.
O ator também tem tido bastante sucesso como produtor. Ele atuou como produtor executivo de programas de televisão, tais como Entourage, In Treatment e Boardwalk Empire. Em 2014, ele lançou outro projeto para a televisão, o reality show “Wahlburgers”, que contou com a sua participação e dos irmãos Donnie e Paul.
Mark Wahlberg é conhecido nos Estados Unidos e no mundo inteiro por ser um grande ator, produtor de filme e televisão e até mesmo um rapper, um de seus primeiros sucessos de verdade. Ele é casado desde 2009 com Rhea Durham, uma modelo com a qual ele tem quatro filhos.
Sua adolescência foi bastante conturbada e difícil, já que Mark era um pouco rebelde e praticava atos inimagináveis, como até mesmo tacar pedras em afro-americanos. Dentre os trabalhos de sucesso de Mark Wahlberg podemos citar “O Diário de Um Adolescente” no ano de 1995 como Mickey, “Boggie Nights – Prazer Sem Limites” em 1997 e “Mar em Fúria” em 2000 como Robert Shatford. Em 2010 ele participou dos filmes “Uma Noite Fora de Série” e “Os Outros Caras”.