Nascido no dia 30 de junho de 1985, o nadador Michael Fred Phelps II, é um dos esportistas mais brilhantes da sua geração tendo conquistado o feito de conquistar oito medalhas numa única Olímpiada – de Pequim em 2008 – um recorde. Quando conquistou a sua 19ª medalha, nas Olímpiadas de Londres em 2012, bateu outro recorde tornando-se o atleta com mais medalhas da história.
Estando no auge, Phelps, anunciou em 2012 que abandonaria as competições olímpicas, contudo, em 2014 anunciou que estaria de volta na edição seguinte dos jogos. No ano de 2016 o nadador conquistou a medalha de ouro no revezamento 4×200 metros livre, mesmo tendo sido um resultado individual contou para que ele se tornasse o maior medalhista olímpico por equipes. Conheça um pouco mais sobre a trajetória de Michael Phelps nas olímpiadas.
Competições Olímpicas de Michael Phelps
Quatro vezes reconhecido como o nadador do ano (2003, 2004, 2006 e 2007), Michael, Phelps, se tornou o atleta a conquistar mais medalhas numa edição olímpica (todas de ouro), título que pertencia a Mark Spitz desde 1972. A seguir você poderá conhecer mais sobre as participações de Phelps nos jogos olímpicos que disputou.
Olímpiadas de Sydney em 2000
No ano 2000, Phelps, participou pela primeira vez de uma Olímpiada tendo conquistado o quinto lugar na disputa dos 200 metros borboleta. Apenas cinco meses se passaram e ele, com apenas 16 anos, se tornou o recordista mais jovem da modalidade.
Olímpiadas de Atenas em 2004
Competindo em oito modalidades, Michael Phelps, teve a chance de bater o recorde do nadador Mark Spitz de oito medalhas de ouro numa edição. Embora tenha ganho oito medalhas, uma delas era de bronze (a de equipe). Mesmo sem bater o recorde conquistar oito medalhas foi um grande feito haja vista que somente a ginasta da ex-União Soviética, Alexander Dityatin, tinha conseguido tal proeza sem ser todas as medalhas de ouro.
Olímpiadas de Pequim em 2008
Foi nessa competição que Phelps finalmente superou Spitz tendo conquistado medalhas de ouro nas oito finais de que participou. Já nas eliminatórias para a competição ele quebrou o recorde dos 400m medley. Em Pequim conquistou sua única medalha de ouro do nado livre 200m.
Olímpiadas de Londres em 2012
Phelps se tornou em 2012 o esportista mais medalhado das Olímpiadas tendo conquistado 22 medalhas. Também foi o primeiro competidor a vencer três vezes seguidas a mesma prova – o que ocorreu nas modalidade de 200 metros estilos, estafeta 4 x 200 metros e 100 metros mariposa.
Mundiais de Natação de Michael Phelps
O atleta se destacou também nas competições mundiais de natação tendo conquistado medalhas de ouro em cinco edições seguidas, Barcelona (2003), Montreal (2007), Roma (2009) e Xangai (2011).
A Vida Pessoal de Michael Phelps
O atleta começou a nadar ainda criança por ter sido diagnosticado com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). A escolha dessa modalidade esportiva foi uma influência de suas duas irmãs mais velhas, Whitney e Hilary. Phelps é filho de Debbie Davisson Phelps que é diretora de escola e de Fred Phelps que atua na força policial de Maryland, estado natal do nadador.
Com apenas 10 anos de idade ele já havia quebrado o recorde de natação da sua faixa etária demonstrando que tinha talento para vencer nas piscinas. Já nas Olímpiadas de 2000 obteve um bom desempenho. A estrela de Phelps estava despontando quando em 2004 foi preso por dirigir alcoolizado tendo sido condenado a 18 meses de serviços comunitários prestados a associação Mothers Against Drunk Driving e ao pagamento de 250 dólares mensais.
Sobre o assunto Phelps disse que ele e sua família estavam muito abatidos, mas que era um incidente isolado que não se repetiria. Mesmo sendo um nadador promissor, Michael, cursou a Universidade de Michigan tendo se formado em Marketing Esportivo e Gerência. No dia 13 de junho de 2016 se casou secretamente com Nicole Johnson com quem teve um filho no mesmo ano.
Phelps e a Depressão
Michael Phelps tem falado a respeito da Depressão que o persegue há anos e de como o tratamento é importante. A nova luta de Phelps é para dar braçadas mais fortes contra o considerado mal do século que tem tirado a vida de tantos jovens. O próprio nadador já revelou que muitas vezes não quis mais estar vivo e precisou de muita força. O medalhista olímpico tem se dedicado a ajudar pessoas que passam pelo mesmo problema, salvar uma vida vale muito mais do que qualquer medalha.