Alexandre Nero

Alexandre Nero Vieira é o nome do ator que parece estar puxando a fila dos novos nomes em evidência na Rede Globo. Se há algum tempo a emissora precisava de uma renovação em termos de bons atores que podem atacar de galã encontrou em Nero uma excelente opção tanto que lhe concedeu o primeiro personagem protagonista e logo numa novela das 21h, Império de 2014.

Nascido em Curitiba no dia 13 de fevereiro de 1970, Nero, é compositor, cantor, músico e ator. A fama como ator chegou depois de atuações marcantes no teatro como na peça Os Leões e como o verdureiro apaixonado Vanderlei de “A Favorita”. Saiba mais sobre a vida de Alexandre Nero que promete estar na elinha em várias das próximas novelas.

Alexandre Nero – Músico

Como ator todo mundo conhece Alexandre Nero, porém, nem todo mundo sabe que ele foi cantor e músico por bem mais tempo em sua carreira. Somando a música e a atuação Nero tem mais de 50 trabalhos. Uma das grandes realizações do artista enquanto músico foi a fundação da Associação dos Compositores da Cidade de Curitiba no ano de 1994.

Fez parte do Grupo Fato no período de 1997 a 2007 e no ano seguinte, 2008, foi o vocalista da banda Maquinaíma. Essa banda teve uma boa repercussão no cenário musical de Curitiba, toda sexta-feira o grupo se apresentava no AOCA Bar. Além de estar a frente desse grupo de sucesso Nero fez parte da banca Denorex 80 como um dos vocalistas.

O grupo temático dos anos 80 fazia turnês mensais no John Bull Music Hall interpretando canções dessa década. Ainda em 2008 a carreira dele passou a tomar um rumo mais voltado para a atuação já que ele foi contratado pela Rede Globo e já teve um bom destaque nacional na novela A Favorita.

Apesar do sucesso como ator Nero não descuidou da carreira musical e enquanto brilhava como o vilão Gilmar da novela Escrito nas Estrelas em 2011 gravou um novo álbum musical intitulado “Vendo Amor em suas Mais Variadas Formas, Tamanhos e Posições”.

Carreira Musical de Alexandre Nero

O ator e cantor Alexandre Nero nasceu em Curitiba no dia 13 de fevereiro de 1970 e está se tornando um dos artistas do primeiro escalão da Rede Globo como protagonista da novela “Império” das 21h. O sucesso começou a aparecer na vida de Alexandre quando ele interpretou o verdureiro Vanderlei em “A Favorita”.

Depois disso o ator e cantor acumulou vários papéis de sucesso na TV como o vilão Gilmar de “Escrito nas Estrelas”. Porém, mesmo com o sucesso como ator, Alexandre, nunca deixou a sua carreira musical de lado. A seguir vamos falar um pouco mais sobre essa faceta do artista que nem todo mundo conhece ainda.

A Carreira Musical

No geral Alexandre já tem mais de 50 trabalhos em espetáculos de teatro, música, na TV, cinema entre outros. Um dos pontos mais marcantes da sua trajetória é ser o idealizador e criador da Associação dos Compositores da Cidade de Curitiba, fundada em 1994. Também fez parte do Grupo Fato de 1997 a 2007.

No ano de 2008 Nero participou da banda Maquinaíma, um grupo de grande expressão no cenário musical de sua cidade natal, Curitiba. A banda se apresentava todas as sextas-feiras no AOCA Bar. O artista ainda fez parte do grupo Denorex 80 como um dos vocalistas.

O grupo, que ainda existe, fazia turnês mensais no John Bull Music Hall e se destaca por interpretar os grandes sucessos da década de 1980. A carreira de ator começou a se sobrepor a de cantor em 2009 quando ele foi contratado pela Rede Globo para fazer novelas e mostrou que tem grande talento como ator.

Curiosidade – Mesmo com o grande sucesso como ator Alexandre não desistiu da carreira musical e enquanto estava no ar na novela “Escrito nas Estrelas” no ano de 2010 gravou um álbum chamado “Vendo Amor em suas Mais Variadas Formas, Tamanhos e Posições”. O lançamento desse álbum aconteceu em 2011.

Como Tudo Começou

Quem vê Alexandre Nero com toda a pose de seu personagem José Alfredo de Medeiros não imagina, mas o ator não era muito bem-sucedido nas suas conquistas românticas. Foi essa falta de jeito com as mulheres que o fez se interessar em estudar música. No ano de 2009 o ator deu uma entrevista para Jô Soares em que confessou: “Como todo músico, comecei para conseguir ganhar mulher, porque ninguém me olhava”.

Apesar do motivo inicial Nero se interessou de verdade pela música tanto que decidiu seguir a carreira de músico. Com mais de 20 anos de música em sua vida ele já lançou três discos solo. Uma novidade interessante é que Nero promete fazer uma parceria musical com Chay Suede (o ator revelação que interpretou José Alfredo na primeira fase de Império) e que assim como ele é ator e cantor.

O DVD Documentário Musical de Alexandre Nero

O começo da carreira artística de Alexandre Nero foi cantando e se apresentando em bares de Curitiba, depois veio o sucesso como ator na TV, contudo, alguns projetos da carreira musical não ficaram guardados nas gavetas. Ao todo o ator/cantor já tem noves discos, entre solos e em bandas.

Um dos destaques da sua carreira musical com certeza fica por conta do seu DVD ou documentário musical (como ele mesmo intitula) produzido em 2013 em paralelo ao seu trabalho na novela “Além do Horizonte” em que interpretou o vilão Hermes. O trabalho foi gravado numa casa do século XIX na cidade de Curitiba e conta com músicas autorais de Nero e também canções de outros compositores como a icônica “A Banda” de Chico Buarque.

O trabalho também conta com a música ‘O mundo’, de André Abujamra que participou desse filme e outros sucessos como ‘Não aprendi dizer adeus’, de Joel Marques. No DVD tem making of assim como reuniões e cenas que se passaram nos bastidores. Nero buscou fazer algo diferente, ou seja, nada de um show gravado ou mesmo de vários clipes em sequência.

Versatilidade

Não é só como ator que Nero se mostra versátil também como músico. No DVD é possível acompanhar os ensaios sem público, as conversas e muito mais do que aconteceu durante esses shows. Além disso, o músico mostra boa desenvoltura com viola caipira, cavaquinho e até mesmo com acompanhamento de banda.

O Amor e a Carreira Musical de Alexandre Nero

Quando se observa com atenção o repertório musical de Alexandre Nero é possível perceber que o amor é uma constante. Em geral as músicas dele falam de amor, seja no disco ‘Vendo amor em suas mais variadas formas, tamanhos e posições’, de 2011 ou então no DVD ‘Revendo o amor com pouco uso quase na caixa’.

O artista filosofa a respeito desse trabalho dizendo que sabe não se tratar de algo muito comercial no mercado musical, mas que buscou reunir três possibilidades numa única que é ver, vender e revender o amor. Porém, Nero faz questão de dizer que seu trabalho musical não pode ser tachado de romântico.

O amor abordado por ele em seus discos é um amor que se sobressai em relação ao amor de casal ou aquele que é apresentado em filmes e novelas. Trata-se de um amor que tem várias facetas como ele próprio que pode ser o protagonista da novela das 21h e também o cantor que faz um trabalho totalmente alternativo.

O Lançamento de ‘Revendo amor com pouco uso quase na caixa’

O DVD que contou com direção musical do produtor e maestro Gilson Fukushima teve o seu lançamento oficial em novembro de 2013 enquanto o ator ainda estava participando de “Além do Horizonte” e fez uma apresentação no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Nesse momento Nero acreditava que teria férias da TV e planejava fazer alguns pocket-shows em outras cidades.

Contudo, a oportunidade de ser protagonista de uma novela das 21h da Rede Globo apareceu e ele precisou deixar esse sonho um pouco mais guardado na caixa. Provavelmente quando a novela acabar Alexandre aproveite para divulgar mais esse DVD. Uma das alegrias do cantor em relação a esse trabalho foi ter conseguido transpor o clima circense do DVD para o show.

A Carreira de Ator de Alexandre Nero

O papel do verdureiro analfabeto Vanderlei que se apaixona pela sofrida Catarina (Lilia Cabral) alavancou a carreira de ator de TV de Alexandre Nero. As pessoas que se encantaram pelo personagem quiseram saber mais sobre o ator que combinava beleza e uma atuação primorosa em “A Favorita”.

Logo em seguida o ator foi escalado para a novela “Paraíso” que eram um remake no qual interpretava Terêncio que era o braço direito de Zeca (Eriberto Leão) e com o qual disputava o amor de Rosinha (Vanessa Giácomo). Porém, mesmo com boa repercussão até aquele momento o grande personagem que o colocou no time número de atores da Globo foi o vilão Gilmar de Escrito nas Estrelas.

Escrito nas Estrelas

Nessa novela Nero mostrou que do mesmo jeito que brilhava como mocinho também podia interpretar vilões terríveis como o Gilmar e como outros que ainda viriam. Nessa novela Gilmar ameaçou e coagiu a mocinha Viviane (Nathalia Dill) do início ao fim.

Conquistador o personagem se envolvia com várias mulheres e dava golpes em busca de por as mãos no dinheiro do patrão o medido Ricardo Aguillar. O personagem acabou conquistando uma parcela do público pelo seu sarcasmo e pelo jeito explosivo.

Fina Estampa

Na sequência do odiado (mas, amado) Gilmar, Alexandre Nero, interpretou um personagem difícil, mas que fez grande sucesso, o homofóbico Baltazar de Fina Estampa de Aguinaldo Silva. O personagem que se mostrava intolerante e que agredia a esposa interpretada por Dira Paes acabou tendo um final um tanto peculiar ao ficar insinuado que ele teria algum tipo de relação com o mordomo homossexual Crô (Marcelo Serrado).

O Filme

A parceria com Marcelo Serrado deu tão certo que se repetiu nas telonas no filme de Crô. O mordomo que terminou a novela herdando o dinheiro da malvada patroa estava rico e ao lado do seu zóiudo, como chamava Baltazar, para viver outras aventuras. O filme foi um sucesso de público, embora de crítica nem tanto.

Salve Jorge

Uma das novelas mais criticadas do horário nobre dos últimos anos, “Salve Jorge”, contava com um casal nada convencional o advogado vaidoso Stênio (Nero) e a delegada Helô (Giovanna Antonelli) que embora fossem divorciados viviam tendo recaídas por serem completamente apaixonados.

Os personagens roubaram a cena do casal principal que não cativou o público e com o passar do tempo se tornaram o centro das atenções tendo muitas cenas. O casal divertiu o público e consolidou Alexandre ainda mais como um dos bons atores da Globo.

Além do Horizonte

Embora a interpretação do enigmático Hermes na novela “Além do Horizonte” tenha sido boa não foi o bastante para garantir o sucesso de uma trama que não emplacou. Do início ao fim a novela que se propunha a contar uma história de aventura e mistério inspirada na série “Lost” deixou a desejar.

Foi em 2013 quando estava gravando essa novela das 19h que Nero passou a ser cotado para ser o protagonista de “Império”. O ator não acreditou no começo que seria mesmo o ator principal da novela das 21h, porém, ele foi liberado das gravações de “Além do Horizonte” com a morte de Hermes sendo engolido por uma lama movediça e passou a se preparar para ser José Alfredo.

Império

No ano de 2014 estreou a novela Império de Aguinaldo Silva, o mesmo autor de Fina Estampa. Essa novela chegou com a missão de recuperar o horário nobre das novelas que vinha tendo uma baixa de audiência bem séria desde Salve Jorge. Nero interpreta o rico empresário José Alfredo que fez sua fortuna comercializando ilegalmente diamantes.

A novela teve uma primeira e curta fase em que o personagem foi interpretado pelo ator e cantor Chay Suede com quem Nero fez amizade e até mesmo se comprometeu em gravar uma música em parceria. Alexandre Nero que começou no teatro e a frente de bandas de sucesso no cenário curitibano está escrevendo uma história interessante como ator na Rede Globo.

O ator brasileiro Alexandre Nero nasceu no dia treze do mês de fevereiro do ano de 1970 em Curutiba e também é compositor, cantor, sonoplasta, arranjador, diretor musical e músico. Sua fama se deu quando participou da peça teatral chamada “Os Leões” e esse sucesso foi aumentando após interpretar Vanderlei na novela A Favorita.

Seus trabalhos feitos na televisão foram: no ano de 2007 Casos e Acasos interpretando Marcos, no ano de 2008 A Favorita interpretando Vanderlei, no ano de 2009 Paraíso interpretando Terêncio e Dó Ré Mi Fábrica interpretando Lamartine, no ano de 2010 Escrito nas Estrelas interpretando Gilmar Almeida e Batendo Ponto interpretando Caíque, no ano de 2011 Batendo Ponto interpretando mais uma vez Caíque e Fina Estampa interpretando Baltazar Fonseca que esta sendo exibida atualmente pela rede Globo. No cinema arrasou em: Rosinha, Minha Sereia no ano de 1998, O Preço da Paz interpretando Alferes Pimentel no ano de 2003, Corpos Celestes e Cilada.com no ano de 2011.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *