Início da Vida e Estudos:
Harildo Deda nasceu no ano de 1939, na cidade de São Dimas, que fica no Sergipe. Ele passou uma infância difícil, mas sempre sonhou em estudar e se formar. Por ser tão esforçado, e por mérito próprio, ganhou uma bolsa de estudos e se mudou para a cidade de Salvador na Bahia, onde passou a estudar em um colégio interno (Colégio Dois de Julho – Salvador/Bahia). Nessa época, Harildo estava com 12 anos de idade. Ele estudou todo o ensino fundamental e médio aí. No ano de 1959, ele prestou vestibular para o curso de Letras, e tendo apenas 18 anos, ele ganhou mais uma bolsa de estudos e foi morar e estudar nos Estados Unidos. Foi um mundo completamente novo para o futuro ator e diretor. Ele vivenciou experiências completamente novas durante sua estadia por lá. Porém, seu coração sempre esteve aqui no Brasil, e mais precisamente em Salvador. Seus pais – principalmente sua mãe – sentiam muita falta do filho, e então ele logo retornou. O pai, como vários pais da época, queria que o filho seguisse uma carreira ‘’de honra’’. Então, Harildo tentou seguir a carreira, fazendo faculdade de Direito, mas também viu que isso não era sua vocação.
O Início da Carreira:
Após tantas tentativas, e sempre aprendendo com a vida, o homem determinado resolveu de vez que o que ele queria ser só poderia ser encontrado no universo da arte. Ele retornou aos Estados Unidos para continuar seus estudos, pois nunca pensou em desistir de estudar. Após fazer um curso de mestrado, Harildo passou a fazer pequenas atuações, a dirigir alguns pequenos filmes, mas também nunca deixou de ensinar – como manda sua formação de professor – mas é claro, ele ensinava atores iniciantes. Ele dava aulas em cursos de arte cênicas ao mesmo tempo em que dirigia as apresentações que os alunos faziam.
Foi assim, através de bolsas e muito esforço, que Harildo foi se descobrindo como um talentoso artista, e passou a ser um dos mais conhecidos atores e diretores baianos.
Seus Trabalhos:
Harildo teve pelo menos 5 participações bem marcantes na TV, e esses trabalhos foram:
- No seriado ‘’Faça sua história’’, apresentado em 2007 e em 2008, ele participou do 15° episódio da segunda fase;
- No famoso seriado ‘’Carga Pesada’’, ele atuou como o personagem Josias em 2004;
- Em 1998, ele participou do famoso ‘’Dona Flor e seus dois maridos’’;
- Outras participações: O pagador de promessas (1988) e Rosa baiana (1981).
No cinema, ele já teve 14 participações, desde o ano de 1970 até 2009. Sendo os mais conhecidos: Tieta do Agreste (1996), Central do Brasil (1998), e seu último trabalho em 2009, Besouro.
Por Carol C.