O premiado ator Christopher Walken é conhecido por uma grande variedade de personagens que já interpretou no cinema, em filmes como “O Franco Atirador”, “007 Na Mira Dos Assassinos”, “Hairspray – Em Busca da Fama” e “Peter Pan”. Além disso, já apresentou várias vezes o programa americano “Saturday Night Live”.
Ele nasceu no Queens, em Nova York, no ano de 1943. Christopher começou a trabalhar no teatro no final da adolescência, e, no início dos anos 70, começou a trabalhar no cinema.
O trabalho que fez com que ele chamasse a atenção do público foi no filme de Woody Allen, “Annie Hall” (1977). Depois disso, ele ganhou um Oscar por seu papel em “O Franco Atirador” (1978). Em 1991, ele recebeu sua primeira indicação ao Emmy Award por seu trabalho no filme “Sarah”.
Conhecido por ser um ator bastante eclético, ele desde fez bem tanto o drama de Steven Spielberg “Prenda-me se For Capaz” (pelo qual ele recebeu outra indicação ao Oscar), até o videoclipe da música “Weapon of Choice”, de Fatboy Slim.
Confira, a seguir, maiores informações sobre a vida e a carreira deste grande ator.
Infância de Christopher Walken
Ronald Walken, mais conhecido pelo nome artístico Christopher Walken, nasceu em 31 de março de 1943, no bairro do Queens, em Nova York. Aos 3 anos de idade, ele já era um artista, e começou como dançarino, fazendo aulas desde a infância. Segundo ele, na época era comum que as pessoas da classe trabalhadora colocassem seus filhos em escolas de dança. Lá as crianças aprendiam balé, sapateado, acrobacias.
Filho de um padeiro, Christopher costumava passear em Manhattan com seus irmãos. Lá, eles iam até o Rockefeller Center, em Midtown, onde muitos dos programas de televisão eram gravados. Às vezes, eles conseguiam um trabalho como figurantes para ganhar algum dinheiro. Quando tinha 10 anos de idade, ele teve a chance de trabalhar com o comediante Jerry Lewis em um programa de sátira na televisão.
O Trabalho no Teatro
Christopher estudou na famosa Professional Children’s School, voltado para o ensino do teatro. Quando tinha por volta de 18 anos, ele começou a trabalhar no teatro, seus primeiros papéis foram em musicais por causa de seus estudos e experiências anteriores.
Durante um passeio em West Side Story, ele conheceu a atriz Georgianne Thon, que, mais tarde, se tornou sua esposa. No início de sua carreira, ele mudou seu primeiro nome de Ronny para Christopher durante uma apresentação de uma peça de teatro. Uma senhora disse a ele que queria chamá-lo de Christopher, e ele disse que tudo bem. Tempos depois, ele afirmou que gostaria de ter escolhido um nome mais curto, porque quando vê seu nome escrito em algum lugar o acha longo demais.
Depois de participar de um coro em 1965, ele foi convidado para atuar em uma peça dramática. Ele interpretou o Rei Filipe da França na produção “O Leão no Inverno”, com Rosemary Harris e Robert Preston, em 1966. Nesse mesmo ano, ele teve um pequeno papel na peça da Broadwat “The Rose Tattoo”. Em seguida, ele apareceu no filme de Peter Ustinov, “The Unknown Soldier and His Wife”, em 1967.
A Carreira no Cinema
Até o início dos anos 70, Christopher já estava trabalhando no cinema. Ele teve um papel coadjuvante no filme de 1971, “O Golpe de John Anderson”, com Sean Connery e Dyan Cannon. Seu primeiro papel de destaque veio seis anos depois, com sua atuação memorável no filme de Woody Allen “Annie Hall” (1977). Na comédia, ele interpretou Duane, o irmão neurótico da personagem título, interpretada por Diane Keaton.
Em 1978, ele interpretou o papel que seria um dos mais memoráveis de sua carreira, no filme “O Franco Atirador”, co-estrelado por Robert De Niro e Meryl Streep. Dirigido por Michael Cimino, o filme mostrou o impacto da Guerra do Vietnã para um grupo de amigos de uma pequena cidade. O personagem de Walken passa por uma transformação brutal durante o filme, começando como um metalúrgico descontraído e terminando como um homem atormentado por lembranças de seu tempo em um campo de prisioneiros de guerra. Por este trabalho, Walken ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Seu próximo trabalho foi no filme “O Portal do Paraíso” (1980). O drama histórico ocidental provou ser um dos fracassos mais lendários de todos os tempos. Com um orçamento de mais de 40 milhões de dólares, o filme foi atacado pelos críticos e rendeu muito pouco nas bilheterias.
Nesse mesmo ano, Christofer recebeu uma recepção mais calorosa por seu papel em “Cães de Guerra”, em que interpretou um mercenário. Depois de papéis sérios, o ator surpreendeu os espectadores ao atuar na comédia musical de Steve Martin “Dinheiro do Céu” (1981). Sua facilidade em interpretar tanto dramas quanto comédias fez com que ele fosse conhecido por ser um ator altamente eclético.
Os Vilões Interpretados Por Christopher Walken
Os vilões interpretados por Walken são um destaque em sua carreira. Ele estrelou em “007 Na Mira Dos Assassinos” (1985) como o vilão inimigo de James Bond (interpretado por Roger Moore).
Em seguida, ao lado de outro grande ator, Sean Penn, ele atuou no drama “Caminhos Violentos” (1986). O crítico Roger Ebert fez elogios sobre o desempenho de Walken no filme. Ele disse que o ator tem uma enorme capacidade de transitar entre o charme e a pura maldade.
Outro personagem de destaque foi um bandido em “Chance de Vencer” e, em seguida, um homem que é abduzido por alienígenas em “Estranhos Visitantes” (1989). Em seguida, em 1990, Walken estrelou o filme “Rei de Nova York”, um drama policial co-estrelado por Laurence Fishburne, em que ele interpretou um traficante que fugiu da prisão e que planeja doar o dinheiro roubado para a construção de um hospital para os pobres.
Um Ator Multifacetado
Como se pode ver, o ator é realmente bastante eclético e consegue se destacar interpretando personagens completamente diferentes uns dos outros. Christopher Walken é o que podemos chamar de artista completo e que consegue fazer o público rir, sentir medo, se emocionar.
Ator muito conhecido, seja em tetros, televisão ou cinema, sendo um verdadeiro colecionador de papeis e trabalhos em todos os ambientes em que passou, este é Christopher Walken. Nascido em Nova Iorque no dia 31 de março de 1943, Christopher Walken começou a aprender a arte da atuação ainda quando fazia Universidade. Algumas de suas peças teatrais musicais, na parte da coreografia, foram feitas por ele mesmo.
Dos filmes que Christopher Walken participou, podemos dar um destaque para: Os Queridinhos da América em 2001, Prenda-me Se For Capaz em 2002, Bem Vindo à Selva em 2003 e O Franco Atirador em 1978. Christopher Walken é casado com Georgianne Walken, uma cineasta americana, desde 1969. Veja agora as fotos do ator Christopher Walken: