Daniel Zettel é um jovem ator brasileiro que teve seu primeiro trabalho no filme “Cidade de Deus” em 2002, quando ele interpretou o personagem Thiago.
O filme recebeu muitos prêmios e foi reconhecido até pela imprensa internacional, tendo sido considerado um dos 100 melhores filmes de todos os tempos pela revista americana TIME, e também em 2010 pelo jornal inglês The Guardian, como o sexto melhor filme de ação.
Daniel participou também da série da Rede Globo “Cidade dos Homens”, que foi inspirada no filme e por isso contava com grande parte do seu elenco.
No mesmo ano ele integrou o elenco da novela da mesma emissora, “Mulheres Apaixonadas” interpretando o personagem Carlinhos. Esse foi o papel de maior destaque da carreira de Daniel Zettel, e que o tornou conhecido em todo o Brasil.
Além desses trabalhos, ele participou ainda da novela “Bicho do Mato” da Rede Record, interpretando o personagem Rafael, e teve participações no humorístico “Toma Lá Dá Cá” e na novela “Cama de Gato”, ambos na Rede Globo.
O Carlinhos de “Mulheres Apaixonadas”
O papel de maior destaque da carreira de Daniel Zettel era Carlinhos, um adolescente estudante que teve suas primeiras experiências sexuais com a empregada de sua casa, a personagem Zilda, interpretada pela atriz Roberta Rodrigues.
Assim como é costume em todas as novelas escritas pelo autor Manoel Carlos, “Mulheres Apaixonadas” tratava de diversos temas polêmicos, e no caso do personagem de Daniel o tema era sexualidade, mais precisamente a aversão à virgindade, pois ele se mostrava desesperado para ter sua primeira relação sexual.
Outro tema que foi abordado na novela e envolvia o personagem Carlinhos, era a violência contra idosos praticada por sua irmã Dóris, contra seus avós Flora e Leopoldo.
O casal de idosos foi morar com a família de Carlinhos, o que deixava Dóris revoltada e assim, ela acabava os maltratando. Carlinhos, que era sempre carinhoso com eles, recriminava as atitudes da irmã.
O Primeiro Trabalho no Cinema
Ao ver um anúncio em um jornal procurando atores para atuarem no filme “Cidade de Deus”, Valéria Zettel na mesma hora foi falar com seu filho Daniel, e conseguiu convencê-lo a tentar.
Foram longos oito meses tendo aulas de interpretação juntamente com outros candidatos, para depois passar pela seleção, e ao final, ele foi um dos escolhidos.
Apesar do jeito “zen”, Daniel é um jovem que sabe o que quer e vai atrás de seus objetivos, afinal foi assim que ele conquistou seu primeiro trabalho como ator.
Seu personagem no filme era Thiago, um viciado em drogas, para as cenas foram usadas folhas de erva doce e aspartame para servirem como maconha e cocaína. E para as filmagens ele teve que aprender como enrolar um cigarro de maconha.
Por Heloisa Prado