O Brasil é um país extremamente rico em diversidade cultural, e essa riqueza abrange todos os Estados, do início ao fim. Um dos lugares de grande cultura raiz e extremamente famoso por sua musicalidade e culinária típica, é o Estado de Minas Gerais.
Quem nunca se encantou ao comer um verdadeiro queijo mineiro, um gole de pinga da boa, um torresmo pururuca acompanhado de virado de feijão e couve refogada picada bem fininha, ou saboreou um doce de compota, um doce de leite cremoso, daqueles de fazer lamber o dedo depois, não pode falar nada sobre Minas Gerais. Uma das grandes características do povo mineiro é que sabem comer e viver muito bem, sem sair na correria esperam que tudo aconteça a seu tempo, mas não ficam estagnados buscam seu objetivo.
No entanto, o Estado não é só reconhecido por sua culinária típica, mas ainda por seus diversos filhos que se tornaram celebridades mundiais, tanto na música quanto no esporte. Então se você não conhece os famosos de Minas Gerais, veja nossa lista especial de personalidades que dizem “Uai”, logo abaixo:
Famosos Mineiros
–Pelé: o universo do futebol nunca mais foi o mesmo, desde que um mineiro, aos 11 anos, que até então era conhecido Edson Arantes do Nascimento pisou os campos de futebol. Pequeno ainda Pelé já mostrava o dom para dominar a bola nos campos de Bauru, no interior do Estado de São Paulo. O mineirinho da cidade de Três Corações iniciou sua brilhante carreira na conhecida Vila Belmiro, no time do Santos Futebol Clube, e logo passou a brilhar na seleção brasileira e dali seu talento ganhou o mundo. Pelé foi eleito o melhor jogador de futebol do século 20, pela Fifa, e não só isso, ele ainda saiu vitorioso de três Copas do Mundo que participou e marcou nada mais, nada menos que 1.281 gols durante toda a sua carreira. E apesar de já estar aposentado dos gramados há alguns anos, ainda tem o respeito e admiração dos boleiros de todos os lugares.
–Lô Borges: Nasceu e se criou em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, no bairro de Santa Tereza, e já fazia grande sucesso nos arredores desde os seus 15 anos, especialmente pela participação na banda The Beavers. Ainda muito novo, na adolescência, compôs a música Clube da Esquina, juntamente com seu irmão, Márcio, e o cantor Milton Nascimento, cuja canção deu nome a toda uma geração de músicos mineiros. Durante toda sua carreira, Lô Borges ficou dividido entre a vida em comunidades hippies e a gravação de seus álbuns e CDs.
–Gilberto Silva: Quem gosta e segue o futebol de perto, certamente já ouviu falar sobre o jogador Gilberto Silva, que nasceu em Lagoa da Prata, e ficou famoso jogando pelo Atlético Mineiro e também pelo América Mineiro, times tradicionais de Minas Gerais. Além disso, também atuou pela Seleção Brasileira de Futebol, inclusive sendo campeão mundial no ano de 2002. Por ser um excelente jogador já foi disputado por diversos times de futebol de ponta.
–Paula Fernandes: A mineira tem uma das vozes mais bonitas do cenário musical brasileiro, e não encanta somente por ela, já que além de tudo, também é muito bonita. Paula Fernandes nasceu na cidade de Sete Lagoas e começou sua carreira artística ainda criança. Já aos dez anos, lançou seu primeiro disco de forma independente, e já mostrava bastante gosto pela MPB, música country e pelo sertanejo de raiz. Sua fama chegou muitos anos depois, e mesmo tendo suas canções escolhidas para novelas, passou a ser conhecida do grande público somente após ter se apresentado ao lado de Roberto Carlos em um de seus especiais de fim de ano.
–Jota Quest: O grupo musical faz a perfeita mistura de black music com o pop rock, e despontou para o sucesso a partir da década de 90, momento especial em que Belo Horizonte apresentava para todo o país, uma nova e promissora geração de artistas; daqueles que tocavam em festas universitárias e nos famosos e disputados galpões alternativos. No ano de 2011, a banda completou seus 15 anos de carreira e para comemorar fez uma turnê por todo o Brasil.
–Skank: A banda está na estrada desde o ano 1991, e já lançou mais de 11 CDs e quatro DVDs. Ela é composta por Samuel Rosa, Henrique Portugal, Haroldo Ferreti e Lelo Zaneti, que a exemplo de outros artistas começaram a tocar, em Belo Horizonte, com a intenção de divulgar o ritmo chamado de dancehall jamaicano para o pop brasileiro. Skank já vendeu mais de 5,5 milhões de discos em todo o Brasil e todos os integrantes da banda nasceram também são mineiros.
–Fernanda Takai: A morena de linda voz doce e terna, ao contrário do que muitos podem pensar, não nasceu em Ninas Gerias, e sim em Serra do Navio, no Amapá, mais se considera uma mineirinha de coração. Fernanda Takai mora na cidade de Belo Horizonte há vários anos, onde estudou relações públicas pela UFMG. A cantora é a vocalista e integrante da banda Pato Fu há aproximadamente dezenove anos e, com outros também, divide o palco com o marido John Ulhoa, que é mineiro e nasceu na cidade de Paracatu.
–Milton Nascimento:Talvez ele seja um dos mineiros mais famosos, até pode ser reconhecido como a cara de Minas Gerais, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1942, mas aos ainda bebê, aos dois anos de idade, se mudou para a cidade de Três Pontas. Ainda jovem, na adolescência, conseguiu trabalho em uma rádio da cidade e, no ano de 1963, foi para a capital, Belo Horizonte, onde juntamente com outros amigos formou o Clube da Esquina. Em 2003, o cantor ganhou um merecido prêmio, o disputado Grammy Latino, na categoria de melhor canção brasileira, com a música chamada Tristesse, feita em parceria com o amigo Telo Borges. Milton Nascimento tem diversas canções conhecidas e, entre elas tem uma que toca fundo nos corações, a famosa e inesquecível Canção da América e também Maria, Maria, dentre muitas outras que fazem muito bem a alma e ao coração.
Muito obrigado me ajudou bastante para o meu trabalho de portugues agora falta só ter a criatividade para criar duas poesias .
ESQUECEU DA MAIOR BANDA DE ROCK DE TODOS OS TEMPO A BANDA MINEIRA SEPULTURA