Haroldo de Oliveira
Esse foi o nome artístico usado pelo ator que nasceu no dia 9 de abril do ano de 1942, na cidade de Lins de Vasconcelos, que fica no estado do Rio de Janeiro, com o nome de Haroldo Clóvis Soares de Oliveira. Ao longo de sua história no cenário artístico brasileiro, ele teve grandes momentos de sucesso e destaque, foi um dos atores mais importantes de elogiados de sua geração e esteve presente em produções que marcaram a história artística e televisiva brasileira, tal como os grandes sucessos Escrava Isaura e Xica da Silva, que são telenovelas brasileiras de sucesso mundial e que foram exibidas em dezenas de países ao redor do mundo.
Infelizmente Haroldo já faleceu, foi no dia 27 de dezembro do ano de 2003 por causa de falência múltipla dos órgãos, que aconteceu em decorrência de complicações de saúde, que por sua vez, vieram após um derrame que o ator sofreu o ator no mesmo ano. Ele se foi muito jovem, com apenas 61 anos de idade, mas deixou para traz um grande legado como ator, que se iniciou quando ele tinha apenas 10 anos de vida, na produção intitulada Rio 40 graus, essa foi uma produção cinematográfica, que data do início do cinema brasileiro.
Ele atuou em todas as vertentes das artes de atuação, fez inúmeras novelas, séries de tv, fez longas no cinema e também foi um grande ator de teatro, até um pouco antes de sua morte ainda estava na ativa, atuando e trabalhando, ele apenas parou por causa de seu derrame.
Seus últimos papeis foram na Rede Globo de televisão, no seriado intitulado Brava Gente, que foi transmitido pela emissora no ano de 2002, mas Haroldo fazia constantemente participações no programa de humor da emissora, o humorístico Zorra Total, que atualmente é chamado apenas de Zorra, seu ano como fixo no programa foi o ano de 1999.
No cinema seu último papel foi na década de 80, mais especificamente em 1985 no longa metragem Chico Rei, que se enquadra na categoria drama e tem como plano de fundo fatos históricos brasileiros. Em Escrava Isaura, exibida no ano de 1976, na Tv Globo, ele viveu o personagem André. Em Dona Beija, uma novela de sucesso exibida na emissora Tv Manchete, que hoje não mais existe, ele deu vida ao personagem Ramos.
Na novela Xica da Silva, um dos grandes sucessos do canal Manchete e a novela que consagrou definitivamente o grande Walcyr Carrasco, ele viveu o personagem Jacinto e atuou ao lado de grandes nomes da tv brasileira, como Tais Araújo, Drica Moraes e Zezé Motta. Essa novela foi uma das novelas brasileiras mais exportadas no mundo e foi classificada por muitos meios de comunicação internacionais, especializados na área, como uma das maiores telenovelas de todos os tempos.
Haroldo partiu em 2003 deixando um grande legado em sua história pública, deixando muitas obras, muitos amigos e uma linda família. Ele que sempre foi muito reservado com a sua vida pessoal, nunca se exibiu muito em relação a seus assuntos particulares, sua vida sempre foi muito discreta. Na carreira, em seus cerca de 50 anos de vida artística deixou sua marca na história brasileira, trazendo muita alegria e emoção às famílias brasileiras.
saudades do ator aroldo de oliveira sou prima dele de segundo grau e a familia se despersou
saudades do ator aroldo de oliveira sou prima dele de segundo grau e afamilia se despersou
Sou filha dele,muito legal saber que tem uma biografia tão amavel sobre o meu pai,beijos!
Estudamos juntos jogamos no mesmo time de Futebol de salão no Vitoria Tenis Clube, era em garoto muito alegre e talentoso , nasceeu com o dom de ator.