Ian McKellen

Ian McKellen é um premiado ator britânico de teatro e cinema conhecido por ter participado de filmes de sucesso, como “O Senhor dos Anéis” e “X-Men”.

O ator nasceu em 25 de maio de 1939, em Burnley, na Inglaterra, e se tornou um aclamado ator dramático do teatro britânico, é conhecido principalmente por seu trabalho na peça “Edward II”, e um ator respeitado no cinema, com uma carreira que começou no final dos anos 60.

Ele recebeu uma indicação ao Oscar por seu papel em “Deuses e Monstros” de 1998 e se tornou um ator ainda mais respeitado por seus papéis como Magneto nos filmes “X-Men” e Gandalf na franquia “O Senhor dos Anéis”.

Infância de Ian McKellen

Ian Murray McKellen é filho de Denis Murray McKellen, um engenheiro civil, e de Margery Lois Sutcliffe, uma dona de casa. Em 1951, com apenas 12 anos de idade, o ator passou por uma fase bastante complicada, pois sua mãe morreu de câncer de mama. Doze anos depois, em 1963, seu pai sofreu um acidente automobilístico e acabou não resistindo aos ferimentos.

Quando ele ainda era adolescente, seus pais e sua irmã, Jean, o incentivaram em seu interesse pelas artes cênicas, levando-o para muitas produções teatrais, incluindo peças de Shakespeare. Ele, então, começou a frequentar uma escola de teatro, para aprimorar o seu dom.

Além do seu interesse pela carreira de ator, Ian era um ótimo aluno na escola. Quando tinha 18 anos de idade, ele ganhou uma bolsa para estudar na Universidade do Colégio de St. Catharine de Cambridge, onde fez amizade com o ator Derek Jacobi.

Início da Carreira de Ator

Enquanto estudava na Universidade de Cambridge, Ian entrou para um grupo de teatro e participou de peças como Henry IV e Doctor Faustus. Em 1961, ele apareceu em sua primeira produção profissional, chamada “A Man for All Seasons”. Seu desempenho foi tão bom que ele acabou ficando conhecido como ator. Ele foi nomeado cavaleiro em 1991 por causa de suas realizações no palco.

Apesar de ter começado no teatro, Ian McKellen fez mais trabalho no cinema ao longo de toda a sua carreira. Foi na década de 1990 que ele ficou mais conhecido, por causa de seus vários papéis em Hollywood e filmes feitos para televisão.

Em 1993, McKellen interpretou um papel coadjuvante de um magnata sul africano em “Seis Graus de Separação”. No mesmo ano, ele apareceu no filme de televisão “E a Vida Continua”, sobre a epidemia de AIDS, pelo qual ele recebeu uma indicação ao Emmy Award. Ele também estrelou o grande filme de estúdio “O Aprendiz”, baseado em um romance de Stephen King.

Os filmes seguintes de McKellen atingiram um público ainda mais amplo. Em 2000, ele estrelou o primeiro de vários filmes da série “X-Men”, interpretando o vilão Magneto. Em 2006, ele apareceu na adaptação cinematográfica do best-seller “O Código Da Vinci”.

Ainda durante as filmagens de X-Men, McKellen foi escalado para fazer o papel do mago Gandalf na trilogia de Peter Jackson “O Senhor dos Anéis”. Por seu trabalho na série de filmes, ele recebeu o prêmio “Screen Actors Guild Award” de melhor ator coadjuvante, bem como uma indicação ao Oscar. O ator aceitou participar de outra trilogia de Peter Jackson, “O Hobbit”. O primeiro filme foi lançado em dezembro de 2012.

O Lado Ativista de Ian McKellen

McKellen é um grande ativista dos direitos gays. Ele anunciou ser homossexual pela primeira vez na BBC Radio em 1988, embora muitos já soubessem foi nesta oportunidade que ele falou abertamente.

Ele é o co-fundador da Stonewall, um grupo que luta pelos direitos LGBT no Reino Unido. Ele afirmou que alguns de seus amigos se referem a ele pelo apelido de “Serena”.

Curiosidades Sobre Ian McKellen

Começou a atuar como um meio de se recuperar do luto após a morte de sua mãe e do assédio moral constante que sofria dos colegas na escola.

Antes de decidir ser ator, ele sonhava em se tornar um jornalista.

Ele interpretou um vampiro no clipe da música “Heart” dos Pet Shop Boys.

É vegetariano.

Antes de dar vida ao personagem Gandalf, ele ouviu uma gravação de JRR Tolkien, autor dos livros, lendo falar de Gandalf. Ele usou isso como base para criar o personagem, e imitou o sotaque usado por Tolkien na gravação.

Ele usava uma prótese de nariz para interpretar o personagem Gandalf na trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Em 2006, ele fez muito sucesso ao participar do filme “O Código Da Vinci”. Ele interpretou o personagem Sir Leigh Teabing, um especialista rico e excêntrico na mitologia do Santo Graal, que auxilia o colega, personagem de Tom Hanks, em sua tentativa de desvendar uma conspiração mundial envolvendo seitas cristãs secretas e assassinos albinos.

Em 2007, ele narrou o filme de fantasia “Stardust – O Mistério da Estrela” e emprestou sua voz para narrar o filme “A Bússola de Ouro”. Depois disso ele interpretou o personagem título do filme de TV “Rei Lear”, baseado na obra de Shakespeare.

Foi chamado para interpretar o personagem Antonio na adaptação da obra de William Shakespeare “O Mercador de Veneza” (2004) de Michael Radford, mas teve que recusar de última hora devido a conflitos de agenda.

Ele é muito amigo de Monica Lewinsky, que ficou famosa após um escândalo envolvendo o ex-presidente americano Bill Clinton. Os dois se conheceram em um evento e ela o acompanhou na estréia de “Deuses e Monstros” (1998) em Londres.

Recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Ulster, em 3 de fevereiro de 2013.

Em dezembro de 2012 ele foi diagnosticado com câncer de próstata.

Ele fez seis filmes com Hugh Jackman: X-Men: O Filme (2000), X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006), Por Água Abaixo (2006), Wolverine: Imortal (2013 ) e X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014).

Junto com Cate Blanchett, ele são os dois únicos atores a aparecerem em todos os seis filmes de Peter Jackson na Terra Média: “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” (2001), “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” (2002), “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003), “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” (2012), “O Hobbit: A Desolação de Smaug” (2013) e “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos” (2014).

Ian McKellen é um ator nascido na cidade de Burnley, em Lancashire na Inglaterra e tem uma carreira tanto no cinema quanto no teatro muito interessante. Um dos filmes que o deixou mais conhecido no mundo inteiro foi quando fez o papel de Gadalf no filme O Senhor dos Anéis. Além disso, ele participou de mais alguns outros grandes filmes, como X-Men com o papel de Magneto e O Código Da Vinci na pele de Sir Leigh Teabing.

Mesmo sendo uma pessoa conhecida, portanto alvo de críticas, Ian McKellen assumiu a sua homossexualidade por volta de 1980. Outros filmes que o ator britânico Ian McKellen participou foram: Trazido pelo Mar em 1997, Deuses e Monstros e o Aprendiz em 1998, Por Água Abaixo em 2006 e A Bússola de Ouro em 2007. Ele já esta escalado também a fazer parte do novo X-Men Origins: Magneto em 2011. Confira algumas fotos do ator Ian McKellen:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *