Keanu Reeves Charles nasceu no dia 2 de Setembro de 1964, em Beirute, no Líbano, e foi criado em Toronto, no Canadá. Ele chamou a atenção do público por sua atuação no filme “Juventude Assassina”, enquanto a comédia “Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica” e sua sequência “Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo” lhe trouxeram ainda mais reconhecimento.
A lista de trabalhos de Keanu Reeves é bastante eclética, e inclui títulos como Matrix e suas sequências, filmes de ficção científica que foram grandes sucessos de bilheteria, e os dramas “A Vida Íntima de Pippa Lee” e “Garotos de Programa”. Eles fez sua estreia como diretor em 2013, com o filme “O Homem do Tai Chi”.
Início da Vida de Keanu Reeves
O nome Reeves tem origem havaiana e significa “brisa fresca sobre as montanhas”, foi escolhido por seu pai, que tem origem chinesa-havaiana. Sua mãe era atriz e, depois, se tornou figurinista.
Após a separação de seus pais, o jovem se mudou com sua mãe e sua irmã para Nova York e, em seguida, para Toronto, no Canadá. Reeves desenvolveu uma grande paixão por hóquei, mas, com o passar do tempo, acabou descobrindo que sua verdadeira vocação era atuar. Ela começou a carreira com alguns papeis na TV e fez sua estreia no cinema em 1985, em uma produção canadense chamada “One Step Away”.
O Sucesso de Bill & Ted
Logo depois, Keanu Reeves foi destaque em filmes adolescentes orientados nos Estados Unidos, como “Veia de Campeão” (1986), estrelado por Rob Lowe e Patrick Swayze, e “Juventude Assassina”.
O tempo foi passando, e mais papéis no cinema e na televisão surgiram, como o drama de época “Ligações Perigosas” (1988), estrelado por Glenn Close e John Malkovich. No ano seguinte, aconteceu o lançamento de um filme no qual o jovem ator interpretava um personagem que conseguia viajar no tempo, “Bill & Ted – Uma Aventura Fantástica”. O sucesso foi tanto que acabou gerando uma série de TV, que foi ao ar de 1990 a 1991, e a sequência do filme, “Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo”.
Outros Trabalhos da Carreira de Keanu Reeves
Embora, na época, Keanu tenha recebido muitas críticas por ser considerado um ator inexpressivo, ele, no entanto, interpretou papéis em uma grande variedade de gêneros ao longo da década que se seguiu, fazendo de tudo, desde filmes com personagens introspectivos, até thrillers cheios de ação.
O filme “Garotos de Programa” (1991), dirigido por Gus Van Sant e co-estrelado por River Phoenix, narrou a vida de dois jovens profissionais do sexo que vivem nas ruas; Enquanto a adaptação de “Drácula”, de Bram Stoker (1992), co-estrelado por Gary de Francis Ford Coppola Oldman, Winona Ryder e Anthony Hopkins, mostrou Reeves incorporando a firmeza do personagem Jonathan Harker.
O ano de 1994 foi marcado pelo trabalho como protagonista, ao lado de Sandra Bullock, no filme de ação “Velocidade Máxima”, seguido do trabalho no drama romântico “Caminhando nas Nuvens” (1995) e do thriller sobrenatural “Advogado do Diabo” (1997), co-estrelado por Al Pacino e Charlize Theron.
O Sucesso de Matrix
No final da década de 90, Keanu Reeves estrelou um filme de ficção científica que se tornou um grande sucesso. Dirigido por Andy e Lana Wachowski, o filme de 1999, contava a história de Neo, personagem interpretado por Reeves, programado para libertar a humanidade de um mundo simulado.
Conhecida por suas sequências de luta inovadoras, efeitos especiais de vanguarda e figurino, “Matrix” foi um grande sucesso em todo o mundo. Duas continuações foram filmadas juntos e lançadas ambas em 2003. O segundo filme, “Matrix Reloaded”, recebeu críticas mistas, mas parece que o público não concordou com as críticas, já que o sucesso de bilheteria superou ao da produção anterior.
Estreia Como Diretor
Mesmo com o enorme sucesso, Keanu Reeves continuou trabalhando em produções de diferentes gêneros. Interpretou um homem abusivo em “O Dom da Premonição” (2000), estrelado por Cate Blanchett; um médico em “Alguém Tem que Ceder” (2003), e um demônio em “Constantine” (2005).
O ator retornou ao gênero ficção científica ao interpretar o alienígena Klaatu no remake do clássico de 2008 “O Dia em que a Terra Parou”, co-estrelado por Jennifer Connelly e Jaden Smith.
Em 2013, Keanu Reeves fez sua estreia na direção com “O Homem do Tai Chi” (2013). O tema de artes marciais também apareceu no filme seguinte de Reeves, “47 Ronins” (2013), que foi duramente criticado. Em 2014, ele voltou às telas no filme “De Volta ao Jogo”, que recebeu críticas mais favoráveis, co-estrelado por Willem Dafoe e John Leguizamo.
Curiosidades Sobre Keanu Reeves
- Foi escolhido pela revista People como uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo.
- Em outubro de 1997, foi classificado em 23º lugar na lista da revista Empire das “100 Maiores Estrelas de Cinema de Todos os Tempos.
- Em maior de 1993 foi preso em Los Angeles acusado de dirigir embriagado.
- O ator ama dança de salão.
- Ele tem uma irmã mais nova, Kim Reeves (nascida na Austrália, em 1966). Por parte de mãe, ele tem uma meia-irmã chamada Karina Miller (nascido em 1976, em Toronto). Por parte de pai, ele tem uma meia-irmã chamada Emma Reeves (nascida em 1980, no Havaí).
- Recebeu o apelido de “The Wall”, em português O Muro, da equipe de hóquei do colégio em que estudou.
- Já foi gerente de uma loja de massas em Toronto, no Canadá.
- Seu pai já foi preso. Ele estava em liberdade condicional depois de cumprir dois anos de uma pena de dez anos por vender heroína em um aeroporto, em 1992.
- Sua mãe, Patricia Taylor, foi estilista de estrelas do rock, como Alice Cooper.
- Abandonou a escola quando tinha 17 anos para se tornar ator.
- Ele tem uma cicatriz abdominal de um acidente de moto. Ele estava passeando a noite com os faróis da moto desligados quando se chocou contra a encosta de uma montanha.
- Em abril de 2001, sua então namorada, Jennifer Syme, morreu em um acidente de carro.
- Keanu Reeves mantém a cidadania e passaporte canadenses.
- Reside em Hollywood Hills, em Los Angeles, na Califórnia, e também tem um apartamento em Manhattan.
Keanu Charles Reeves, nascido em 2 de setembro de 1964, é um ator. Ele é, talvez, mais conhecido por seus papéis em “Bill & Ted”, “Velocidade Máxima”, “Break Point” e na trilogia “The Matrix”.
Ele já trabalhou com grandes diretores, como Stephen Frears (no período de 1988, no drama “Ligações Perigosas”), Gus Van Sant (em 1991, no corajoso filme independente “My Own Private Idaho”) e Bernardo Bertolucci (em 1993, no filme “O Pequeno Buda”).
Além de seus papéis em filmes, Keanu Reeves também atuou no teatro. Seu desempenho no papel-título em uma produção de Hamlet foi elogiado por Roger Lewis, que declarou que a peça foi uma das três melhores que ele já havia visto.
Em 31 de janeiro de 2005, Reeves recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Assista no vídeo uma entrevista do ator Keanu Reaves para o programa americano Saturday Night Live.