Keanu Charles Reeves nasceu em Beirute, no Líbano, no dia dois de setembro de 1964, seu pai um chinês-havaiano chamado Samuel Nowlin e sua mãe, Patrícia, de origem inglesa, não ficaram muito tempo casados, mudando então com o filho e sua irmão Kim para Nova York, tendo vários casamentos e expondo os filhos à vários tipos de experiências com pai diferentes.
Quando pequeno o menino Keanu não gostava de estudar, tendo como atividades pela qual chamava mais atenção o hóquei e o teatro. Devido à saga de vários casamentos a que sua mãe o submeteu e a conseqüente mudanças em curto espaço de tempo, fizeram Keanu estudar em várias escolas, o que só agravou o seu pouco interesse pela mesma, decidindo então largar tudo e se dedicar apenas ao teatro. No teatro, sua primeira aparição se deu na peça Wolfboy, e quando estavam ainda no Canadá, fez sua estréia n TV num comercial da Coca-Cola, ainda adolescente.
Mas o grande momento de mudança na vida de Keanu Reeves foi quando ele descobriu que o diretor Rob Lowe estava iniciando as filmagens de seu novo filme “Hockey young blood”, onde finalmente se decidiu ir a Los Angeles para viver um apanhado de sua duas maiores paixões: o hóquei e o drama.
Holywood
Quando Reeves finalmente entrou para Holywood, despertou a atenção dos críticos e do mundo do cinema atra vés dos filmes “Juventude assassina” , onde interpretou um jovem defeituoso. Chega 1988 e Reeves supera todas expectativas com suas atuações nos filmes “Bill e Ted” e “Ligações Perigosas”, onde alcança o status do estrelato.
A partir deste momento, Reeves viu as portas se abrirem à ele, tendo oportunidde de trabalhar com os maiores diretores do cinema, como Van Sant em 1991 no filme ”Garotos de Programa” ou em 1992, com Coppola em “Dracula de Brain Storm”, em 1993 trabalhou no filme de Bernardo Bertolucci em “O pequeno Buda” mas foi em 1994 ao lado de Sandra Bullock no filme Velocidade Máxima que Keanu Reeves pode demonstrar todo o seu talento como o ator, com o filma sendo um sucesso das bilheterias, com mais de 121 milhões de dólares em arrecadação.
Vida pessoal
Infelizmente sua vida pessoal parece estar afetando sua carreira, vieram à tona especulações sobre sua opção sexual e boatos de que Keanu Reeves seria homossexual. O ator desmentiu os boatos dizendo que sonhava em se casar, formar uma família e ter filhos, fato que pouco resolveu para o sumiço dos boatos e volta e meia aparecem especulações do gênero.
Deixou de participar da continuação de Velocidade Máxima, como também das filmagens de “Fogo contra Fogo”, onde perdeu a chance de trabalhar com Al Pacino e Robert de Niro. Entre esses filmes, acabou participando de “Caminhando nas nuvens”, onde fez o papel de mocinho romântico com o único objetivo de comprovar sua virilidade aos que especulam contra sua vida.
Reencontrou o sucesso somente em 1999 onde fez estrondoso sucesso com o filme Matrix, um grande sucesso cinematográfico como tinha sido Velocidade Máxima.