Leslie William Nielsen nasceu em Regina, na província de Saskatchewan, Canadá em 11 de Fevereiro de 1926. Era filho de um canadense com origem dinamarquesa e de uma canadense com origem do País de Gales.
A carreira de ator começou numa participação em um filme com Charlton Heston em 1950, numa série longa de mais 46 participações na TV, por 4 anos seguidos, até 1954. Nesse mesmo ano, Nielsen conseguiu um contrato com a MGM onde atuou como protagonista em três filmes. Nessa mesma década já na Universal Studios, em parceria com Debbie Reynolds, foi a estrela de The Bachelor e do filme Tammy and The Bachelor.
Período da TV
Nos anos 60 e 70, Leslie volta a trabalhar na TV, onde teve passagens marcantes em vários seriados, de vários tipos de tramas, com destaque para Kojak, SWAT e Vegas. Mas isso foi apenas em séries em que ele foi convidado, nessa época, o prestígio de Leslie era tanto que nada mais nada menos que sete séries em que era o protagonista, dentre essas séries Peyton Place e The Protectors estão como as de maior destaque.
Filmes
Dentre seu vasto acervo de filmografia, podemos destacar que Nielsen quase foi escalado para filmar Ben-Hur no início de sua carreira, filmes sérios como “A morte convida para dançar”, Creepshow e Sombras da Notícia. Tratando-se de comédia, temos “Uma escola muito louca”, “Querem me enlouquecer”, Drácula, A repossuída (versão cômica do Exorcista), Duro de Espiar, a versão para filme do Mr. Magoo, e os inesquecíveis “Corra que a polícia vem aí”, que teve três continuações, “Aperte os cintos que o piloto sumiu”, (versão cômica de Aeroporto) e o filme que deu a grande guinada na carreira de Nielsen em 1980.
Reconhecimento
Leslie Nielsen, hoje com 84 anos, quase 60 de carreira, é sinônimo de risadas e mesmo que ele esteja com o semblante sério você tem vontade de rir, entrou para a seleta galeria de “monstros” da comédia em 1995, quando recebeu o prêmio Jack Benny, ao lado de grandes nomes como Whoopy Goldberg, Steve Martin e Georges Burns.
O momento da virada
Definitivamente, Leslie Nielsen nasceu para a comédia e assim ele apareceu definitivamente para os holofotes de Holywood quando aceitou ser o médico maluco do avião, o Dr. Rumack, na absurda e hilariante comédia alusiva ao filme Aeroporto – “Apertem os cintos que o piloto sumiu, em português – Em parceria com Jerry e David Zucker, além de Jim Abrahms, Nielsen virou definitivamente um ator do humor e a partir daí ficou marcado por personagens extremamente engraçados como o Tenente Frank Drebin, da trilogia de igual sucesso – “Corra que a polícia vem aí!”
Esse é Leslie Nielsen, parodiador dos presidentes Clinton e Bush, agora desempregado por ser impossível parodiar o Obama, comediante épico e um cara muito gente boa, fianancia uma instituição de auxílio à deficientes auditivos.