O ator veterano Newton Prado nasceu em 1925, na cidade de São Paulo. Além de ator ele foi escritor, dublador, locutor e ator de cinema, rádio e televisão. Ele foi casado quatro vezes e teve sete filhos.
Newton começou sua carreira no rádio, como radioator. Algum tempo depois começou a atuar na TV, realizou trabalhos importantes em novelas, como: Mulheres de Areia (1973), Redenção, Cavalo de Aço e Sangue do Meu Sangue (1995), Cavalo Amarelo, entre outros.
Além dos trabalhos da TV também atuou no cinema, participou de comédias muito importantes dos anos 70, sendo eles “A Arte de Amar Bem” e “Lua de Mel e Amendoim”.
Depois de conseguir ser reconhecido por seu trabalho se afastou da TV e se dedicou a escrever e realizar algumas locuções de comerciais para a televisão. Escreveu o livro “Os Olhos Azuis de Celestina” e duas peças de teatro.
Na Noite de Gala dos 50 Anos da Televisão o ator foi homenageado, mas não pode comparecer por estar hospitalizado na ocasião. Newton Prado faleceu em 2000, aos 73 anos, ele tinha enfisema pulmonar.
Por M. Prado