Tony Curtis

O ator Tony Curtis nasceu com o nome de Bernard Schwartz em 03 de junho de 1925, filho de imigrantes judeus húngaros, Helen Schwartz e Emanuel Schwartz. O pai de Curtis era dono de uma alfaiataria, e sua família viveram do negócio que o pai comandava em um apartamento apertado.

Crise

Em 1933, durante as lutas econômicas da Grande Depressão, os pais de Tony Curtis não conseguiam mais cuidar dos meninos financeiramente. Tony e Júlio foram colocados em uma instituição do estado, onde os meninos freqüentemente estavam envolvidos em conflitos com jovens anti-semitas, que muitas vezes jogavam pedras e começavam as brigas com os irmãos. Em 1938, Júlio foi atropelado por um caminhão e morre. Ele tinha 12 anos.

Tony

Abalado pela perda, Tony estava determinado a fazer uma vida melhor para si e começou a freqüentar Seward Park High School, em Manhattan. Após a formatura, ele se alistou na Marinha dos EUA, servindo na Segunda Guerra Mundial a bordo do submarino USS Proteus. Após a sua dispensa honrosa por parte dos militares, Curtis começou a atuar em Nova Iorque, na New School for Social Research.

Entre seus colegas foi companheiro de Walter Matthau.

Estréia e Sucesso

Tony Curtis consegue um contrato com a Universal Pictures em 1948. Durante este tempo, ele colocou o nome de Anthony Curtis, e começou uma série de papéis em filmes pequenos, incluindo Criss Cross em 1949 e Francis em 1950.

Trabalhos

Em boa parte graças a visibilidade de seu casamento em 1951 com Janet Leigh, Curtis passou a estrela de várias séries de sucesso na década de 1950 e 1960, incluindo Houdini em 1953, em que Leigh era a sua co-estrela. Outros filmes incluem a comédia militar Operação Petticoat de 1959, a comédia romântica famosa Some Like It Hot, com a co-estrela Marilyn Monroe, e de Stanley Kubrick o épico Spartacus, de 1960.

Escândalo

Mas a carreira de estrela entrou em colapso em 1962, quando ele se divorciou de Leigh, depois que teve um caso com a atriz alemã Christine Kaufmann, de 17 anos de idade. Até então, o casal teve dois filhos: Jamie Lee e Kelly. Tony Curtis e Christine Kaufmann se casaram em 1963, mas se divorciaram em 1968. Pouco tempo depois, casou-se com a modelo Leslie Allen, de 23 anos de idade.

Tony Curtis acabaria em seis diferentes casamentos, e envolvido em vários romances de alto perfil, com ícones como Marilyn Monroe e Natalie Wood.

Romances

Na década de 1970, Curtis estava lutando com o vício em álcool e drogas. Ele apareceu em vários filmes de baixa qualidade e programas de TV, mas acabou indo para a reabilitação em 1982 e se reinventou como um pintor de belas artes. Ele também escreveu duas autobiografias publicadas nessa época: Tony Curtis: The Autobiography (1994) e American Prince: A Memoir.

Seu último filme foi em Davi e Fátima (2008). Até então, ele estava lutando com problemas de saúde mais freqüentes, que incluiu uma cirurgia cardíaca para inclusão de um marcapasso em 1994 e retornando de uma batalha contra uma doença pulmonar obstrutiva.

Curtis morreu em 30 setembro de 2010, de parada cardíaca em sua casa em Las Vegas. Ele tinha 85 anos de idade. Ele deixa mulher, Jill Vandenberg; Lee Kelly Curtis e Jamie Lee Curtis, suas duas filhas com Janet Leigh; Alexandra Curtis e Allegra Curtis, suas duas filhas com Christine Kaufmann, e um filho, Benjamin Curtis, com Leslie Allen.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *