Walter Matthau

Este simpático senhor conseguiu uma proeza que poucos conseguiram diante das telas, conquistar a simpatia, o carinho e o respeito do público com apenas o que tinha de mais puro e sincero: sorriso.

Walter Matthau

Walter Matthau

Ao longo de sua vasta carreira de 44 anos e de seus setenta filmes, ele dizia que com o rosto que tinha, ou seria candidato a vilão, ou então seria o personagem cômico do filme. De acordo com a maioria de seus colegas de profissão, Walter Matthau foi um dos personagens mais queridos da história do cinema.

O início da carreira

Teatro

Teatro

De uma maneira estranha foi dado o primeiro contato de Walter Matthau com o teatro, pois ao invés de estar envolvido com o meio tentando atuar, ele vendia refrigerantes na porta de um teatro em Nova York e, devido sua simpatia foi conseguindo pequenos papéis, que ele tomava como um “bico” para ganhar um dinheiro extra.

Na Segunda Guerra Mundial, Walter Matthau serviu como sargento e logo depois de que foi para a reserva, acabada a guerra, conseguiu um trabalho no rádio, onde começou a realmente despertar sua paixão pelas telas e palcos, decidindo então tomar aulas de atuação.

Um vencedor

Guerreiro

Guerreiro

Se havia um adjetivo que serviria para definir a pessoa e a vida de Walter Matthau seria vencedor. Era filho de imigrantes russos judeus e ao ser abandonado pelo pai ainda na infância, teve de se acostumar com toda a dureza da vida desde cedo, tornando então sua convivência com a necessidade e as ruas uma escola de vida para que se tornasse o vencedor que se tornou.

Após a saída da guerra, tentou o curso de jornalismo, trabalhou como locutor de rádio mas nada o animava tanto quanto à carreira de ator, que se concretizou no filme de 1955 com Burt Lancaster “Homem até o fim”. Nesse início de carreira, conseguiu participar de vários filmes até os fins da década de cinquenta, mas sempre com o papel de delinqüente, bandido ou vilão da história, valendo aqui lembrar que trabalhou com Elvis Presley no filme “Balada Sangrenta”, filmado em 1958.

A descoberta

Films

Films

Mas foi somente na década seguinte e para o bem do cinema que o diretor Billy Wilder descobriu que o já grande talento de Walter Matthau iria realmente estourar com outro tipo de gênero de filme: a comédia. Feito isso, Matthau começou a brilhar, com seus adoráveis personagens rabugentos. Com Billy Wider fez treze filmes, o de estréia em 1963 foi “Uma loira por um milhão”.

Após a perfeita parceria dos anos sessenta, Walter Matthau e Billy Wider foram considerados uma dupla inseparável, dentro e fora das telas, e protagonizaram grandes sucessos nas décadas seguintes, como em “Front Page” de 1974, “Um estranho casal I e II”, de 1968 e 1997 e Dois velhos rabugentos I e II” de 1993 e 1995.

A saúde

Problemas

Problemas

Marcados por problemas cardíacos que começaram em 1965, foi vítima de um ataque cardíaco, que proporcionou mais complicações em 1975, quando foi submetidos a quatro cirurgias cardíacas. Devido à idade já avançada e os problemas de coração proporcionaram uma pneumonia em 1999, que foi completamente curada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *