Existem atrizes que são cantoras e as que começaram a carreira na música e, de repente, descobriram os seus dotes artísticos nos palcos de filmes e novelas. Aqui no Brasil, temos diversos exemplos de cantoras que acabaram se aventurando no mundo das tramas e longas cinematográficos. Mas não é só em terras nacionais que essa situação acontece. Em terreno estrangeiro isso é muito comum! É o caso da cantora e atriz Mandy Morre que após descobrir o seu talento musical, ainda percebeu que tinha manha para estar detrás das câmeras.
Bibliografia
Como muitos artistas do ramo, Mandy Moore é só um nome artístico. Amanda Leigh “Mandy” Moore é o seu nome real. Nasceu em 10 de abril na cidadezinha de Nashua em New Hampshire. Começo a carreira musical cantando pop e folk. Ela também é compositora e atriz que cresceu na Flórida, começando a sua fama já na adolescência. Lançou 3 discos em sua carreira musical: So Real, I Wanna Be with You, e Mandy Moore. A venda de todos os álbuns ultrapassou a marca de 10 milhões de cópias vendidas. No final dos anos 90, Mandy era dotada de grande fama.
Em 2002, Mandy alavancou na carreira de atriz e estrelou o famoso filme “A Walk To Remember”. Após o grande sucesso, acabou sendo convidada para fazer filmes de caráter adulto e adolescente. Em dois de seus longas, Saved! e American Dreamz, a atriz interpreta vilãs, o que, na verdade, se tornou um verdadeiro desafio para a sua vida.
No ano 2007, Mandy lançou o disco Wild Hope de carater mais maduro. Por causa de seus relacionamentos amorosos comentados pela crítica e muito falados na mídia, a atriz e cantora resolveu trabalhar de uma forma mais adulta, explorando novas sonoridades. A cantora adolescente que antes tinha feito sucesso com nada mais nada menos do que três discos quase que em sequencia, acabou se dando conta de que estava crescendo. Seu trabalho mais recente no mundo da música é “Amanda Leigh“, disco lançado em maio de 2011.
Carreira Musical
Tudo começou quando em 1999, Mandy Moore lançou seu primeiro disco, intitulado So Real. O estilo do trabalho era o conhecido bubblegum pop e estreio na Billboard 200 em 31º. Foram 3 milhões de cópias vendidas somente nos EUA, o que, na verdade, lhe rendeu um disco de plantina. O primeiro single da cantora foi “Candy” que alcançou o número 41º no hot 100 da Billboard. Na Austrália, a canção ficou em segundo lugar das mais pedidas.
Já no ano de 2000, Mandy Moore lançou o seu segundo trabalho, conhecido como I Wanna Be with You. O disco continha músicas do primeiro álbum da carreira musical da atriz e também algumas inéditas. Na Billboard 200, estreando em 21º, obteve mais sucesso que seu antecessor e também ganhou Platina. O single lançado deste disco, “I Wanna Be with You”, alcançou o número 24º no Hot 100 da Billboard. Foi um dos singles mais vendidos em todos os EUA e por isso, ganhou disco de ouro na época em que foi lançado, com 1 milhão de cópias vendidas.
Em 2001, Mandy lançou mais um disco, Mandy Moore, com as músicas mais famosas da sua carreira e que são conhecidas até hoje: “Cry“, “In My Pocket” e “Crush”. O trabalho alcançou a posição 35 dos hits mais pedidos. Mais 1 milhão de cópias vendias e , consequentemente, mais um disco de ouro para a coleção da artista. Mesmo assim, nenhum single de sucesso foi extraído deste álbum, apenas algumas dessas canções foram incorporadas a trilhas sonoras de filmes em que Mandy atuou. Este foi o caso de “Cry”, hit presente na trilha sonora de “A Walk To Remember”. “In My Pocket”, outra faixa do álbum Mandy Morre, estreou na posição 106 da Billboard.
No ano de 2003, Coverage foi lançado pela artista como um disco repleto de covers feitos pela própria. Foi muito aclamado pela crítica em um geral, especialmente nos Estados Unidos. O disco acabou não emplacando, já que a gravadora da cantora acabou não dando a devida atenção ao projeto. O trabalhou acabou vendendo apenas 700 mil cópias, embora não tenha feito o devido sucesso.
Por causa deste acontecimento, os laços entre Mandy a sua gravadora acabaram sendo rompidos. Por causa do contrato de praticamente 6 álbuns que ainda não haviam sido lançados, as gravadoras Epic/550/Sony BMG acabaram por lançar as compilações The Best of Mandy Moore (posição 148 na Billboard 200) e Candy.
O contrato com uma nova gravadora acabou chegando e a Sire Records (Warner Music) recebeu Mandy Moore de braços abertos. Porém, em 2007, por causa de conflitos, a cantora acabou se retirando do recinto musical da Warner Music. Neste mesmo ano, a cantora anunciou que já havia assinado com o The Firm. Em julho de 2007, o CD Wild Hope foi lançado e alcançou o número 30 da Billboard. O disco foi todo co-escrito pela própria cantora e mostra uma Mandy Moore bem mais madura.
Amanda Leigh, último disco lançado da cantora, foi divulgado em 2011. Os singles “I Could Break Your Heart Any Day of the Week” e “Fern Dell” foram os verdadeiros sucesso do trabalho mais recente de Mandy que ainda tocam nas rádios de diversos países.
Carreira Cinematográfica
Seu primeiro papel em um filme de sucesso foi sob o papel da fútil Lana Thomas, antagonista do filme The Princess Diaries. No filme Dr. Dolittle 2, antes de The Princess Diares ser lançado, Mandy fez uma dublagem muito bem sucedida, o que alavancou de vez a sua carreira no cinema. Os filmes How to Deal, Chasing Liberty e All I Want/Try Seventeen também tiveram as participações da atriz, mesmo que de forma secundária.
Mandy começou a fugir de seus esteriótipos quando interpretou vilãs nos filmes Saved! e American Dreamz. Até então, a atriz só fazia filmes para adolescente.
Em A Walk To Remember, Mandy interpretou uma jovem religiosa que se apaixona perdidamente por um rapaz do local onde estuda. Porém, mais tarde, a garota descobre que tem uma doença grave e seu amado faz de tudo para tentar salva-la.
Escrito por Jéssica Monteiro Da Silva