Ele já foi o pai de uma noiva mais famoso do mundo, diretor de filme que não tinha orçamento, pai de doze filhos terríveis e soldado de guerra atrapalhado. Steve Martin é um dos comediantes com carreira mais longa no cinema mundial e volta e meia retorna a grande tela com um bom projeto. Seu talento em fazer rir acontece mesmo em um drama, por isso sua carreira é uma das mais longas de Hollywood.
Quem é Steve Martin?
Steven Martin nasceu em 14 de agosto de 1945, na cidade de Waco, no Estado do Texas, nos Estados Unidos. Ele é filho de um executivo do setor imobiliário e uma dona de casa. Quando tinha cinco anos, Martin e sua família se mudaram de Waco para Inglewood, no Estado da Califórnia, e depois para a cidade de Garden Grove, Califórnia, quando tinha 10 anos.
Sua alma de empreendedor começou logo cedo. Quando adolescente ele vendeu de porta em porta guias e truques de mágica realizada na Disneylândia e no Knotts Berry Farm. O ainda não ator mais jovem e querendo sempre aprender se matriculou na faculdade de Long Beach para estudar filosofia, mas logo transferiu-se para o programa de teatro da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
O ainda não ator (mas tentando ser!) deixou a faculdade totalmente para ser um escritor de comédia para o grupo de teatro chamado de Smothers Brothers Comedy Hour (1967-1968), ganhando um prêmio Emmy em 1969. Suas produções foram bem vistas, fazendo o jovem escritor ganhar prêmios no Grammy por melhor roteiro das produções de longa metragem Vamos começar pequeno e Um cara selvagem e louco.
Steven Marin e o Atand-up Comedy
Sempre querendo mais da comédia em sua vida, o promissor Martin subia ao palco para fazer stand-up comedy em clubes locais. Resolveu tentar um pouco mais e escreveu algumas apresentações bacanas de sucesso que logo teriam notoriabilidade em seu meio. Logo teve a primeira de suas muitas aparições na TV no The Tonight Show, com Johnny Carson.
Sua grande chance veio quando ele foi anfitrião do convidado no programa da emissora NBC chamado de Night Live em 1977. Seu humor excêntrico e irreverente fez dele uma celebridade instantânea. Martin lançou quatro álbuns de comédia entre 1977 e 1981, ganhando prêmios. Ele também recebeu um disco de ouro por sua canção comédia de sucesso, “King Tut”.
Steven Martin Começa a Sua Carreira no Cinema ainda Jovem
Steven Martin nunca teve medo da grande tela e com sua experiência de palco sabia o que estava fazendo quando estava migrando para a grande tela como escritor. Sua primeira presença no cinema foi com um curta metragem que ele escreveu chamado Garçom Distraído (1977), nomeado para um Oscar.
No ano de 1979 ele estrelou em seu primeiro filme de longa-metragem, O Empurrão, a primeira de muitas colaborações entre Martin e o diretor de cinema Carl Reiner, incluindo a sátira de thrillers policiais Morto Não Paga (1982), a comédia de ficção cientifica chamada Homem Com Dois Cérebros (1983), e a comédia de sucesso All of Me (1984), com Lily Tomlin.
Martin recebeu prêmios de Melhor Ator tanto Nova York, como da Film Critics Association e do National Board of Review por seu desempenho em diversos filmes que foram sucesso de público em pouco tempo.
Também ganhou elogios por sua interpretação de um dentista demente em Little Shop Frank Oz dos Horrores (1986).
Em 1987, Martin estendeu seu talento ainda mais longe. Foi co autor, participou como diretor executivo e assinou a produção do filme Roxanne (1987), uma interpretação moderna da história de Cyrano de Bergerac. Por seu trabalho em Roxanne ganhou o prêmio de Melhor Ator do Filme da associação de críticos de Los Angeles, bem como um prêmio de Melhor Roteiro do Writers Guild of America. Em 1991 Martin escreveu, estrelou e co-produziu o longa metragem LA Story. Ele também estrelou o remake da Disney de O Pai da Noiva (1992) e a sequencia em 1995.
O filme O Pai da noiva foi um dos maiores sucessos mundialmente do ator. Depois do drama romântico com ares de comédia ele começou a ser visto como um ator mais sério e que merecia ser notado pela critica em outros seguimentos, bem como explorado de outros modos também.
Em 2001 estrelou ao lado de Queen Latifah na comédia romântica A Casa Caiu. Depois partiu para fazer um remake de Pantera Cor de Rosa, que teve um bom desempenho nas bilheterias. Em 2008 o ator voltou às telas na comédia romântica Uma mãe para o seu bebê. O filme disparou para o número 1 nas bilheteria e arrecadou mais de US $ 17 milhões na primeira semana. Ele acompanhou o sucesso do filme dirigindo novamente no filme Traidor (2008), atuando também como o escritor e produtor. Os trabalhos mais recentes de Martin são duas sequencias de dois filmes bem queridos de sua carreira: A Pantera Cor de Rosa 2 e Treze é demais.
Steven Martin é um Excelente Escritor!
Um colaborador freqüente da revista The New Yorker, Martin publicou Shopgirl, uma novela em revista dividia por capítulos com grande sucesso em 2001. A história de uma vendedora desencantada lutando para escolher entre um músico aspirante ou um homem rico casado foi sucesso. O livro foi adaptado para o cinema em 2005, estrelado por Martin e Claire Danes.
Steven Martin é um Homem Casado e Feliz
Em 1986, Martin casou com a atriz Victoria Tennant. Seu casamento não gerou filhos e terminou em divórcio em 1994. Em 28 de julho de 2007 Steve Martin se casou com Anne Stringfield. Lorne Michaels, criador do Saturday Night Live foi o seu padrinho de casamento. O casamento foi uma surpresa para os cerca de 75 convidados que disseram terem sido convidados para uma festa.
Um ávido colecionador de arte, Martin é um dos administradores do Los Angeles Museu de Arte e possui obras de O’Keeffe, Diebenkorn, De Kooning, Frankenthaler, Hopper, Hockney, Lichtenstein e Picasso, dentre outras. Ele foi homenageado com o prestigioso Prêmio Mark Twain de Humor Americano em 2005.