Anne Archer nasceu em 25 de agosto de 1947. Ela é uma atriz americana. Archer é conhecida pelo seu papel de esposa traída no filme Atração Fatal (1997), pelo qual ela recebeu um prêmio pela Academy Award.
Como membro do elenco do filme Cenas da Vida, Archer foi premiada com um Globo de ouro. Archer é fundadora do ”Artistas pelos Direitos humanos”, uma organização não lucrativa que defende o direito igual para todos os seres humanos.
Carreira
Nascida dentro de uma família de artistas, Anne Archer seguiu os passos de seus pais – a atriz Marjorie Lord e o ator John Archer. Archer estudou artes cênicas. Ela ganhou várias aclamações pelo seu papel principal em Lifeguard (1976).
Ela participou de 43 filmes, sendo alguns deles:
– Minhas Adoráveis Ex-namoradas (2009) (Longa-metragem), como Vonda Volkom
– End Game (2006) (Longa-metragem), como a Primeira-Dama
– O Homem da Casa (2005) (Longa-metragem), como a Professora Molly McCarthy
– A Cilada (2000), como Eleanor Hooks
– Regras do Jogo (2000), como Sra. Mourain
– Mojave – Sob o Luar do Deserto (1996) (Longa-metragem), como Julie
– Perigo Real e Imediato (1994) (Longa-metragem), como Dra. Cathy Ryan
– Corpo em Evidência (1993) (Longa-metragem), (filme estrelado pela cantora
Madonna)
– Short Cuts – Cenas da Vida (1993) (Longa-metragem), como Claire Kane
– Jogos Patrióticos (1992) (Longa-metragem), como Cathy Muller Ryan
– Atração Fatal (1987) (Longa-metragem), como Beth Gallagher
– A Taberna do Inferno (1978) (Longa-metragem), como Annie
Vida pessoal
Anne Archer nasceu em Los Angeles, Califórnia, filha dos atores Marjorie Lord e John Archer. Archer se casou com Willian Davis em 1968, mas o casal se divorciou na metade dos anos 70. Ela então se casou com Terry Jastrow em 1978. Archer tem dois filhos, um de cada casamento.
Cientologia
Archer juntamente com seu marido Terry Jastrow, foram membros da Igreja de Cientologia, desde 1975.
A cientologia é como se fosse a religião das estrelas, pois é cada vez maior o número de artistas de Hollywood que entram para o movimento. Essa religião estuda a relação da pessoa consigo mesma. É mais um estudo do espírito de cada um. Tem algumas ligações com os conceitos do hinduísmo e da Cabala, que por sinal também são religiões muito seguida pelos famosos.
Ativismo político
Como já dito, Anne Archer foi fundadora do movimento pelos direitos humanos – AFHR. Archer faz campanhas pelos direitos humanos por todo o mundo, principalmente falando e fazendo movimentos sobre a tolerância religiosa, na Alemanha, França, Estados Unidos, Espanha e África.
Ela tem, com outros artistas, promovido marchas e protestos, testemunhado em congressos e se encontrado com oficiais de Estado por todo o mundo. Com isso, Anne Archer recebeu um prêmio humanitário.
Também, em reconhecimento pelo seu compromisso com as comunidades, ela foi escolhida em 1998 como “A mulher do ano”.
Por Carol C.