Quem é Débora Olivieri?
Débora Olivieri é uma atriz brasileira de 52 anos, que já trabalhou em diversas emissoras do país, tendo participado de novelas, filmes, séries e minisséries. Começou sua carreira com 21 anos de idade.
Nascida em São Paulo com o nome de Débora Ita Szafran, mudou para Débora Olivieri quando resolveu seguir a carreira de atriz, seguindo os passos do pai e da tia, os atores Felipe Wagner e Ida Gomes.
Atualmente, ela está em cartaz com o musical “O Despertar da Primavera”, que teve uma pausa forçada nas apresentações, devido uma ordem do Ministério Público, por ter uma cena em que uma adolescente aparece com os seios à mostra. Mas, depois de tudo resolvido, a peça voltou a ser apresentada e tem como tema central os conflitos vividos pelos adolescentes. Na peça, Débora Olivieri faz par com o ator Eduardo Semerjian.
Trabalhos na Televisão
O primeiro trabalho de Débora na TV, foi no “Telecurso 2000”, em 1994. Um ano depois ela participou de três episódios do “Você Decide”, ambos na Rede Globo. Em 1997 ela ganhou um papel de destaque na novela infantil “Chiquititas”, que era produzida pelo SBT e pelo canal argentino Telefé. Na trama, Débora interpretava a malvada dona do Orfanato Raio de Luz, Carmen Almeida Campos. A novela foi ao ar de 1997 a 1999 com algumas interrupções devido a problemas de direitos autorais.
Logo após o término de “Chiquititas”, Débora engatou mais um trabalho, só que dessa vez na Rede Globo, interpretando a italiana Inês de Terra Nostra.
Depois vieram novos trabalhos também na Rede Globo. Em 2000, ela participou da minissérie “Aquarela do Brasil”, como Matilde; Em 2002 voltou às novelas como a Fanny de “Desejos de Mulher”, depois veio ”Como uma Onda”, “A Lua me Disse”, “Mad Maria”, até que em 2006 ela volta para as novelas infantis, só que dessa vez na trama da Rede Bandeirantes, “Floribela”.
Quando sua participação em “Floribela” chegou ao fim, ela retornou para a Rede Globo ontem tem participações até hoje, seus últimos trabalhos foram na série “A Vida Alheia” e na novela “Cama de Gato”, ambos em 2010.
Cinema e Teatro
O primeiro filme da carreira de Débora foi em “Não quero falar disso agora”, em 1989. Em 1991, participou de “Jogo da Memória”, um filme com roteiro de Lígia Fagundes Telles.
Depois desses, ela ainda participou de mais onze filmes, dentre eles o infantil “Super Colosso”, baseado no programa infantil da Rede Globo “TV Colosso”, e seu último filme foi a versão brasileira do musical “High Scool Musical – O Desafio”, onde Débora interpreta a professora Márcia. No teatro, ela já participou de duas peças, são elas: “O Despertar da Primavera” e “O Diário de Anne Frank”, interpretando a Sra. Van Daan.
Por Heloisa Prado