Dercy Gonçalves

Início de Carreira

Muitos artistas começam a carreira precocemente e acabam se destacando muitos jovens e dando um rumo diferente em suas vidas. São muitos os exemplos desses artistas que podemos ver na televisão. Além do talento, muitos são exaltados pela forma irreverente de ser, transparecendo sempre quando aparecem na TV e cultivando muitos admiradores e fãs. E não foi diferente com a irreverente Dercy Gonçalves, brilhante atriz, conhecida pelo alto astral e pelo uso de palavras de baixo calão na televisão. Cultivou muitos fãs e foi sempre muito conhecida e começou sua luta por um espaço bem jovem e teve uma vida muito sofrida.

Jovem

Sua História

Dolores Gonçalves Costa, conhecida por todos como Dercy Gonçalves nasceu no dia 23 de junho de 1905 em Santa Maria Madalena, interior do Rio de Janeiro, porém erroneamente foi registrada como nascida no ano de 1907. Dercy veio de uma família pobre, sua mãe era lavadeira e seu pai alfaiate. Sua mãe abandonou o lar após descobrir a traição de seu marido. Dercy precisou tolerar a convivência com seu pai, que vivia embriagado e sofreu muito com a ausência da sua mãe. Fugiu aos dezessete anos e se juntou a uma Companhia de Teatro. Sua estréia foi no elenco da Companhia Maria Castro em Leopoldina no ano de 1929. Teve uma única filha com Ademar Martins, um exportador mineiro de café, a qual deu o nome de Dercimar, mistura de seu nome com o pai de sua filha.

Carreira Solo

Derçy Gonçalves na década de 60 resolveu seguir carreira solo. Ela se apresentava nos teatros brasileiros e cultivava muitos fãs e atraia muitos espectadores para seus espetáculos. Nesses espetáculos começou a incluir apresentação de monólogo, no qual incluiu fatos verídicos da sua vida. Participou de filmes e comédias nacionais.

Dercy Gonçalves

Tornou-se atriz da TV Excelsior e depois trabalhou na TV Rio e depois apresentou um programa na TV Globo, o qual chamava “Dercy de verdade”. Fez parte de alguns programas como parte do corpo de jurados e ainda atuou em algumas novelas da Rede Globo. Ainda apresentou um programa no SBT, porém teve curta duração.

Foto

O Centenário e Sua Morte

Os 100 anos de Dercy Gonçalves foram comemorados na cidade de Santa Maria Madalena, cidade onde nasceu, na qual foi feita uma festa em sua homenagem, no dia 23 de junho de 2007. Dercy fez muita graça para os fotógrafos e pronunciou muitos palavrões, como era de costume. Muitos fãs e admiradores acompanharam a festa em homenagem à Dercy. Com 101 anos de idade, Dercy faleceu por sepse pulmonar e insuficiência respiratória, oriundas de uma pneumonia. No estado do Rio de Janeiro foi decretado luto de três dias por sua morte. Um ano antes de falecer, diante a um enorme público em sua última apresentação em um espetáculo, Dercy disse o seguinte: ‘’Eu vou sentir falta de vocês. Mas vocês também vão sentir a minha. ’’

Por: Renata Reis

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *