Quem é Djane Machado?
Djane, conhecida como filha de Carlos Machado, que nos anos 50 e 60 era o rei da noite carioca, sua filha o admirava e cresceu entre as produções de shows e espetáculos de teatro do pai, sua mãe para completar também era desse meio, pois atuava na companhia como figurinista.
Filha de pais artistas, não deu outra, Djane foi parar na televisão onde passou a maior parte de sua carreira. Foi ainda nos anos 60, mais precisamente em 1968 na Rede Globo, que atuou como Hannah personagem na novela de Janete Clair: “Passos dos ventos”.
Passos dos ventos era uma trágica historia de amor, com dramatização e toque de maldade, atores famosos faziam parte do enredo, como Carlos Aberto e Glória Menezes.
Seu trabalho na Rede Globo
A rede globo gostou tanto de seu trabalho que no ano seguinte foi convidada para atuar em três telenovelas: Rosa Rebelde, A Ponte dos Suspiros e Véu de Noiva.
Logo a estrela já estava marcando presença e acabou atuando também no cinema, fazia um dos papéis principais no filme “A Penúltima Donzela”, dirigido por Fernando Amaral.
Em julho de 1970, a atriz interpretou Verinha, conquistando o público na novela “Assim na terra como no céu”, estreou com ela Francisco Cuoco e Renata Sorrah. Mas o sucesso de Djane foi mesmo no ano seguinte com a personagem Luciana Esparadrapo na novela de Bráulio Pedroso, “O Cafona”. A atriz passou a ser tema da musica principal da novela, sua atuação era de uma hippie que vivia em uma comunidade carente.
Sempre sendo chamada para todas as novelas, em 1972 viveu Glorinha na novela “O primeiro amor”. Ao participar da primeira versão do seriado “A Grande Família”, Djane ficou então marcada nacionalmente como Bebel, sua personagem cômica.
O “começo do fim” da carreira de Djane
Mesmo com seu sucesso, a atriz não estava satisfeita com sua personagem e começou a se atrasar e “largou de mão” a segunda temporada, o que foi um problema para globo, pois de um dia para outro teve que achar outra atriz. A rede globo não gostou da atitude de Djane e a deixou sem trabalhos por dois anos.
Acredita-se que um dos motivos que levaram Djane a largar o seriado foi seu envolvimento com álcool e drogas.
Quase nos anos 80, em 1976, participou da novela o “estúpido cupido”, Djane era filha do delegado e ainda namorada de Caniço, sua personagem chamava-se Glorinha.
Mesmo voltando às telinhas, a atriz participou de espetáculos musicais montados por Carlos Machado, seu pai.
Teve mais uma chance na rede globo e atuou em Espelho Mágico, vivendo Lenita Esper, filha do personagem que Lima Duarte representava
Por ser uma excelente atriz, mesmo com problemas com drogas, atuou em “ciranda de pedra” como Guiomar.
Essa foi sua ultima novela na Rede Globo, pois teve que se afastar da emissora. Devido ao seu problema com drogas Djane perdeu o espaço na TV Globo e foi parar na Manchete, onde fez as ultimas novelas de sua carreira: “Tudo em Cima” e “Novo Amor”, de Manoel Carlos.
A atriz então abriu mão de sua carreira para conseguir fazer tratamentos para afastar-se das drogas e do álcool.
Atualmente, a ex-musa conta como se curou do vício das drogas fazendo terapias e agora se dedica exclusivamente para seu segundo livro de poesias.
Por Luiziane Acunha
lembro da djenane machado, muito linda
Me lembro dela, uma ótima atriz.