Dina Sfat

O Mundo Televisivo

Temos atualmente na teledramaturgia brasileira grandes nomes que fazem sucesso e encantam o público com suas atuações no teatro e nas mais variadas novelas. Muitos desses nomes fazem história e herdam o talento de seus pais, que antigamente faziam muito sucesso no mesmo ramo e assim consolidam a veia artística da família e fazem bonito diante as câmeras e nos palcos de teatro. O que muitas vezes não sabemos, é que muitos jovens atores de hoje são filhos de atores ou atrizes que fizeram tanto sucesso quanto eles na televisão antigamente, e nós não temos conhecimento de tais fatos, pois eles já se foram e deixaram como herança o talento de seus filhos.

Biografia

A Atriz Dina Sfat

Podemos citar aqui inúmeros exemplos de atrizes ou atores que já se foram e que deixaram como herança seus filhos que fazem carreira na televisão brasileira. Uma dessas atrizes que já se foi e tem uma de suas filhas na carreira artística é Dina Kutner de Souza, que era mais conhecida por Dina Sfat. Dina Kutner nasceu no dia 28 (vinte e oito) de outubro de 1938 (mil novecentos e trinta e oito) na cidade de São Paulo – SP. Dina era filha de poloneses e seu nome artístico, Dina Sfat, foi uma homenagem à cidade natal de sua mãe.

Filha

Sua Carreira

Dina Sfat sonhava desde criança em ser artista. Porém, sua estréia nos palcos demorou um pouco e sua primeira aparição como atriz foi aos 24 (vinte e quatro) anos no ano de 1962 (mil novecentos e sessenta e dois), no espetáculo dirigido por Antonio Abujarama, na peça “Antígone América”. Logo depois teve sua consagração após atuação na peça “Os Fuzis da Senhora Carrar” de Bertold Brecht, na qual viveu a personagem Manuela. Atuou em várias peças e chegou a conquistar o prêmio de melhor atriz em 1965 (mil novecentos e sessenta e cinco), pela atuação em um musical. Teve estréia no cinema e na televisão, atuando em novelas de sucesso e de escritores renomados.

Dina Sfat

Sua Vida e Sua Morte

Dina Sfat foi casada com o ator Paulo José por 17 (dezessete) anos com o qual teve três filhas, Bel Kutner, que inclusive é atriz e atua na televisão há um bom tempo, Ana e Clara. Em 1982 (mil novecentos e oitenta e dois) foi um pouco ousada e fez em ensaio sensual para a revista masculina “Playboy”. Em 1986 (mil novecentos e oitenta e seis) Dina descobriu câncer nos seios, mas mesmo com a doença não parou de trabalhar e mesmo estando em fase de tratamento fez uma viagem à União Soviética para participação de um documentário. Escreveu ainda um livro sobre sua vida e sobre sua luta contra o câncer. Ainda atuou na novela “Bebê a Bordo”, seu último trabalho na televisão. Dina Sfat faleceu com 50 (cinqüenta) anos no ano de 1989 (mil novecentos e oitenta e nove) após alguns anos lutando contra a doença que causou sua morte.

Por: Renata Reis

Dina Sfat Biografia

Dina kutner de Souza, nasceu em São Paulo no dia 28 de setembro de 1939, filha de imigrantes judeus poloneses. Antes de estrear sua carreira Dina fez curso de secretariado e datilografia e após terminar o curso começou a trabalhar como secretária no Centro Acadêmico de Engenharia da Universidade Mackenzie. Dina começou sua carreira em 1962 em Antígone América, em um pequeno papel, dirigido por Antônio Abujamra. Então foi nessa época que estreou profissionalmente na personagem Manuela em Os Fuzis da Senhora Carrar de Bertolt Brecht. Foi então que Dina adotou o sobrenome Sfat, fazendo uma homenagem a cidade natal de sua mãe, e assim ficou conhecida. Ainda na Década de 1960 Dina conseguiu transitar livremente entre os dois grupos de teatros mais importantes da época. Foi no teatro de Arena que Dina conheceu o ator Paulo José com quem foi casada e teve 3 filhas. Ela estreou na televisão em 1966 na novela Ciúme, ainda na TV Tupi. Nesse mesmo ano atuou no cinema. A atriz atuou em novelas da TV Tupi, TV Record, TV Excelsior e em 1970 Dina começou a trabalhar na TV Globo onde fez parte de 12 novelas e participou de diversos programas. Dina faleceu aos 50 anos, vítima de um câncer de mama. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro.

Dina Sfat Biografia

Dina Sfat Biografia

Dina Sfat Morte

Dina Staf foi uma grande pessoa, uma grande atriz fez sucesso em todas 12 novelas em que participou, teve uma morte triste muito trágica, com uma doença que infelizmente ainda nos dias de hoje atinge milhares e milhares de mulheres pelo país, que é o câncer de mama, na época em que a estrela teve a doença pode se considerar que era mais difícil acesso a informações e a descoberta era bem mais lenta hoje em dia pode tirar uma base que mesmo com toda instrução, médicos especialistas e exames ainda tem mulheres que demoram a descobrir. para época ela foi infelizmente atingida por um mal que vem de dentro pra fora.

Dina Sfat Morte

Dina Sfat Morte

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrizes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *