Quem é Jerry Lewis?
Jerome Levitch nasceu em 16 de marco de 1926, em Newark, no estado americano de New Jersey é um comediante cujo estilo desenfreado e maluco fez dele um dos artistas mais populares da década de 1950 e 60. Lewis nasceu em uma família de Vaudeville, e, aos 12 anos, desenvolveu uma comédia em que ele imitava personalidades.
Ele saiu da escola, a fim de executar sua especialidade nos teatros de Nova York. Ele conheceu o cantor Dean Martin em 1944. O ato consistiu de Martin cantando, Lewis fazendo palhaçadas, e ambos unindo forças para um final empolgante de música e comédia. As performances foram bem recebidas em Atlantic City e na boate New York City’s resultaram em uma oferta de Hollywood.
A estréia no cinema
O primeiro filme, My Friend Irma, de 1949, já consagra Martin e Lewis como estrelas de bilheteria, e as seqüências do filme, Irma Goes West e em guerra com o Exército (ambos de 1950) também foram bem sucedidos.
Martin e Lewis se tornaram a dupla mais popular de comédia da década, e filmaram simplesmente 16 filmes em oito anos, incluindo Scared Stiff (1953), Living It Up (1954), Artistas e Modelos (1955), e Hollywood or Bust (1956). Eles também receberam convites freqüentes para atuar na televisão e em uma série da NBC, chamada Colgate Comedy Hour. Foi durante seu contrato com a NBC que Lewis iniciou seu longo envolvimento com a Associação de Distrofia Muscular (MDA).
Depois de fazer Pardners em 1956, Martin e Lewis dissolveram sua parceria. Lewis começou então uma série de comédias solo, iniciando com The Delicate Delinquent (1957). Apesar de ter trabalhado com diretores como Frank Tashlin e Norman Taurog, Lewis dirigiu a maioria de seus filmes ele mesmo.
Muitos dos seus quadros empregados na fórmula das cordas soltas e rotinas centradas em torno de caráter, como a personagem-título em O Mensageiro Trapalhão (1960), um mensageiro de Hollywood em O menino de recados (1961), e um trabalhador braçal em uma escola para meninas em Ladies (1961). Sua versão comédia da história de Jekyll e Hyde, O Professor Aloprado (1963), aberto a boas críticas e é geralmente considerado o seu melhor filme.
Uma pausa grande
Depois das filmagens de seu filme em 1970, Jerry Lewis não apareceu em outro filme num longo intervalo de 11 anos, embora ele tenha o filme inédito The Day of Clown Cried, em 1972. Durante o show de Frank Sinatra em 1976, Lewis surpreendeu a todos trazendo o velho amigo e parceiro Dean Martin no palco para uma breve mas eletrizante reunião.
Lewis voltou à tela em 1981 com a comédia Hardly Working. No entanto, a maioria dos elogios da crítica, ele iria receber nas próximas duas décadas, seria para performances dramáticas. Ele ensaiou papéis coadjuvantes, em O Rei da Comédia (1983), na série dramática de televisão Wiseguy (1988-1989), e no filme Funny Bones (1995).