Premiada com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2013, Anne Jacqueline Hathaway, é uma das atrizes mais promissoras de Hollywood. O nome da atriz foi dado em homenagem à esposa do dramaturgo William Shakespeare que também se chamava Anne Hathaway. A mãe da atriz tem forte ligação com o teatro sendo uma veterana dos palcos de Nova York, seu pai é advogado.
O Início da Carreira de Anne Hathaway
Nascida no dia 12 de novembro de 1982, Anne, foi a primeira adolescente aceita como integrante do grupo teatral Barrow de Nova York. Quando tinha apenas 17 anos participou da série de TV ‘Caia na Real’ dando impulso para a sua posterior carreira cinematográfica. O primeiro sucesso nas telonas foi o longa ‘O Diário da Princesa’ em que Anne interpretava uma adolescente que descobre ser da realeza, sua avó era ninguém menos que Julie Andrews.
Com o espetacular sucesso na bilheteria esse filme rendeu uma sequência ‘O Diário da Princesa 2’. Entre os dois filmes dessa franquia Anne brilhou em outras produções como ‘O Herói da Família’, ‘O Outro Lado do Céu’ e ‘Uma Garota Encantada’. Até esse momento Anne era considerada uma atriz de comédias. Contudo, alguns diretores perceberam que ela poderia se dar bem também atuando em dramas.
Na primeira oportunidade Anne demonstrou que essas pessoas estavam certas, a atriz protagonizou o pesado ‘Garotas sem Rumo’. Depois veio outro desafio, a atriz integrou o elenco de ‘O Segredo de Brockback Mountain’ no papel da esposa do personagem de Jake Gyllenhaal. Em paralelo Anne estreou como dubladora na produção ‘Deu a louca na Chapeuzinho’ dando voz a personagem principal.
O Diabo Veste Prada
Embora já tivesse conseguido bons papéis e feito sucesso nas bilheterias com a franquia ‘O Diário da Princesa’, Anne Hathaway, ainda não havia se consolidado na carreira. No ano de 2006 isso mudou com o filme ‘O Diabo Veste Prada’ em que ela atuou ao lado da poderosa Meryl Streep e se tornou um nome relevante em Hollywood.
O Casamento de Rachel
Com uma carreira melhor direcionada no cinema a atriz participou de outras produções como ‘Amor e Inocência’, ‘Passageiros’ e ‘Agente 86’. Contudo, o papel que lhe deu destaque novamente como um dos grandes nomes do futuro de Hollywood foi ‘O Casamento de Rachel’ em que ela interpretou uma mulher que enfrenta o vício em drogas e que precisa interagir com a família durante a festa de casamento da irmã. Esse trabalho rendeu para Anne indicação ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz.
Outros Trabalhos Marcantes de Anne Hathaway
Na lista de trabalhos da atriz que ganharam destaque estão as comédias ‘Noivas em Guerra’ e ‘Idas e Vindas do Amor’. Também atuou em filmes que embora não fossem dramas também não podem ser classificados puramente como comédias como ‘Um Dia’ e ‘Amor & Outras Drogas’. Com um visual bem diferente do habitual Anne Hathaway encarnou a Rainha Branca na versão de ‘Alice no País das Maravilhas’ dirigido por Tim Burton.
Os fãs de quadrinhos ficaram bastante satisfeitos com a Mulher-Gato interpretada por Anne Hathaway no filme ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge’. Para o papel de Selina a atriz precisou malhar e aprender artes marciais. Além dos trabalhos como atriz, Anne, dublou novamente uma animação, Rio do brasileiro Carlos Saldanha. Na promoção do longa animado, Anne, visitou o Brasil.
A Consagração no Oscar
Em 2008 Anne Hathaway se apresentou na cerimônia do Oscar com um número musical ao lado do ator Hugh Jackman. No ano de 2012 a dupla repetiu a parceria musical nas telonas com o longa ‘Os Miseráveis’ em que Anne deu vida a sofrida Fantine. A mulher que perde o trabalho e precisa se prostituir para sustentar a filha exigiu muito de Anne que emagreceu mais de 10 kg e cortou os longos cabelos em estilo pixie.
O papel lhe rendeu diversos prêmios como Melhor Atriz incluindo o de Melhor Atriz Coadjuvante. Porém, sua alegria não foi completa, pois a atriz disse em algumas entrevistas que ficou muito deprimida com a personagem, que o trabalhou exigiu muito do seu emocional. No ano de 2014 Anne retorna as telonas em grande estilo no filme ‘Interstellar’ interpretando uma cientista que se torna astronauta.
O Casamento e o Primeiro Filho
Anne e o ator e produtor Adam Shulman namoravam desde 2008, ficaram noivos dem 2011 e se casaram em 2012. Em 2016 chegou o primeiro filho do casal chamado Jonathan Rosebanks Shulman. Mesmo durante a gravidez, Anne, se manteve ativa no trabalho com filmes como ‘The Intern’, ‘Alice Através do Espelho’ e ‘Colossal’.