The Cranberries

Grupo The Cranberries

The Cranberries

The Cranberries

Combinando o estilo melódico pós Smiths com pop de guitarras alegres, induzindo sonoridade do final dos anos 80, o Cranberries se tornou um dos grupos mais bem-sucedidos a emergir da cena pop britânica do início dos anos 90. Liderado pela vocalista Dolores O’Riordan, onde sua a voz poderosa é o elemento mais distintivo de seu som, o grupo inicialmente teve pouco impacto no Reino Unido.

Início

Banda

Banda

Originalmente, o Cranberries foi uma banda chamada The Cranberry Saw Us. Irmãos Noel e Mike Hogan (guitarra e baixo, respectivamente) formaram a banda em Limerick, na Irlanda, com o baterista Fergal Lawler em 1990. Após a saída da cantora do grupo original, Niall, o trio colocou um anúncio para uma cantora. Dolores O’Riordan respondeu ao anúncio. Quando ela voltou com uma versão rudimentar de “Linger”, o grupo a contratou no local.

Pouco tempo depois ela se juntou, a banda gravou uma fita demo que foi vendida em lojas de discos em toda a Irlanda. Depois de 300 cópias vendidas, o grupo trocou de nome para The Cranberries e enviou outra fita demo, que contou com a versão inicial de “Linger” e “Dreams”, em todo o Reino Unido A fita foi feita no Xeric Studios, e foi produzida por Pearse Gilmore, que viria a ser seu empresário. Na época que a fita foi feita, todos os membros ainda estavam no final da adolescência.

O leilão

Demo

Demo

A fita demo chamou a atenção tanto da imprensa do Reino Unido quanto da indústria discográfica, e não foi logo que surgiu uma guerra de lances entre as principais gravadoras britânicas.

Eventualmente, o grupo assinou com a Island Records. O grupo foi para o estúdio com Gilmore como seu produtor para gravar seu primeiro single. Antes que eles foram programados para gravar seu debut em 1992, o Cranberries descobriu que Gilmore tinha assinado um acordo secreto com a Island para melhorar seus estúdios.

As tensões dentro da banda se tornaram tão grandes que a banda quase se desfez. Em vez disso, a banda cortou todas as relações com Gilmore, contratado Geoff Travis da Rough Trade como seu novo empresário, e contratou Stephen Street, que já havia trabalhado com os Smiths, como seu novo produtor.

The Cranberries lança o primeiro álbum, “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We? “, lançado na primavera de 1993, seguido de um single de” Dreams “. Nem o álbum ou o single ganhou muita atenção, nem o segundo single, “Linger”. Os shows ao vivo levaram a MTV colocar “Linger” em alta rotação.

Até o final do ano, o single foi no seu caminho para tornar-se um tremendo sucesso. Linger chegou ao oitavo lugar nas paradas americanas, momento no qual o álbum foi premiado com dois discos de platina. Everybody Else e “Linger” começaram a decolar na Grã-Bretanha no início de 1994, quando o álbum finalmente chegou ao número um durante o verão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cantores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *