A Vida do Ator Duda Ribeiro

Atualmente a novela Salve Jorge vem fazendo o maior sucesso, até porque tinha que ser algo muito bom para substituir a artimanhas de Carminha ( Adriana Esteves) na novela anterior, “Avenida Brasil”. A atual trama das nove trata de assunto polêmico: o trafico de pessoas e a escravidão das mesmas em vários países. No núcleo “traficadas”, existe ainda quem ajude, mostrando que nem todo mundo é da máfia. Este é o caso do personagem Adam, interpretado pelo ator Duda Ribeiro. Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre a vida do artist, conhecendo até mesmo alguns dramas pelo qual ele teve que passar.

Desde o Nascimento

Eduardo Ribeiro, ou como é popularmente conhecidoDuda Ribeiro nasceu na cidade do Rio de janeiro na data de 5 de junho de 1962. Desde que nasceu, foi criado na pequena cidade de São Pedro da Aldeia. Somente no ano de 1971, o ator conseguiu voltar à Cidade Maravilhosa para poder passar a sua adolescência. O garoto entrou para a faculdade de engenharia mecânica na universidade Souza Marques e acabou se formando já na década de 80. Mesmo assim, no final do curso, Duda acabou tendo um breve contato com o teatro. Ele provou e gostou.

Carreira

Já com interesse na carreira teatral, Duda foi convidado pelo diretor Carlos Wilson para que ele fizesse parte de uma peça conhecida na época por “Nossa Cidade”. Este foi um dos primeiros projetos no qual Duda participou. O detalhe mais importante é que o ator ainda não tinha atuado nenhuma vez, o que na verdade se tornou um fato bem curioso para a sua vida e o desenvolvimento das suas primeiras características teatrais.

Duda acabou conhecendo o diretor em uma reunião do tablado e lá ele já era amigo do ator  Marcelo Novaes, que também participava das mesmas aulas de teatro de Duda Ribeiro.

Segundo o próprio ator, a faculdade de engenharia o ajudou muito, mesmo que ele não fosse seguir a carreira. Ele conta que se tornou uma pessoa mais organizada e metódica, levando todas essas características para alguns de seus personagens. Tais valores se tornaram muito importantes dentro do teatro e por isso, Duda acabou chamando muito a atenção do diretor Carlos Wilson. Assim, começaram as suas primeiras participações em peças teatrais e projetos relacionados.

Com relação a todas as etapas de sua carreira, Duda costuma dizer a si mesmo que nada acontece por acaso:  “Digo que não escolhi, fui escolhido”, comenta o ator sempre em qualquer entrevista, quando o assunto é a sua carreira. Afinal, não é qualquer um que larga um diploma de engenharia para mergulhar no mundo das celebridades sem ao menos ter uma experiência inicial? Um ato de coragem que é para poucos.

Relacionamentos

Poucas pessoas sabem mais Duda Ribeiro já namorou com a atriz Daniella Perez. Daniella foi assassinada por um ex colega, também ator, chamado Guilherme de Padua, que havia se tornado o atual namorado da moça. O crime ocorreu no final do ano de 1992 e repercutiu em toda a imprensa, já que na época, Duda e a ex-namorada já eram grandes amigos.

Principais peças Teatrais

Além de “Nossa Cidade”, primeiro trabalho de Duda no Teatro, o ator também participou de peças que ficaram nacionalmente famosas. Foram mais de 30 espetáculos teatrais que ajudaram o ator a chegar nas telonas brasileiras. As mais importantes foram:

  • o musical Rocky Horror Show, sob a direção do famoso Jorge Fernando
  • Ciúme, criado e dirigido pela atriz Marília Pêra
  •  Romeu e Julieta, sob a direção incríel de Pedro Vasconcelos
Em alguns anos de sua carreira teatral, Duda Ribeiro também se viu como diretor, muitas vezes autor e se arriscou em algumas peças. As principais foram elas:
  • Quem é que manda? – autor e diretor
  • O enviado – autor, ator e diretor
  • Mulheres de Nelson” – diretor e adaptação
  • Não Olhe Pra Baixo. Você Vai Querer Pular – diretor
  • Doida Varrida – autor
  • O mundo é dos animais – autor e ator

Na TV

Duda Ribeiro acabou fazendo sucesso nas peças teatrais em que atuou e até mesmo nas que dirigiu. Por isso, acabou tendo várias oportunidades em novelas, minisséries e outras participações até chegar em uma das maiores emissoras brasileiras de televisão: Arede Globo.

Ao todo, Duda Ribeiro participou de oito novelas, três minisséries e outros. Foram eles:

  •  Barriga de Aluguel de Glória Perez
  • De corpo e alma,
  •  Pecado Capital
  • A minissérie Amazônia
  • Vira lata e Kubanacan do diretor Carlos Lombardi.
  •  Pedra sobre Pedra sob direção de Agnaldo Silva

Outra Profissão 

Além de atuar e se arriscar como diretor, Duda também foi professor da faculdade Estácio de Sá e acabou dando aulas para alunos do segundo período do curso de Autor/roteirista pra TV. Atualmente, o ator continua dando aulas de Adaptação Literária para Roteiro de televisão.

Cinema e Afins

No cinema, Duda acabou fazendo parte do grande elenco dos seguintes filmes: Assalto ao Banco Central e Heleno ao lado de Rodrigo Santoro

Além de já ter feito longas importantes no cinema, nos dias de hoje Duda Ribeiro faz akguns trabalhos por hobbie como Produz, atua e dirigir esquetes e pequenos espetáculos de humor para a Tim, para o famoso e poplar Jornal O Globo, Petrobrás, Gerdau entre outras grandes empresas da mídia.

Com relação a certos espetáculos, a famosa peça Dona Flor e seus Dois Maridos de Jorge Amado e com direção de Pedro Vasconcelos também contou com a ilustre presença de Duda Ribeiro em seu elenco. A participação ocorreu no ano de 2012, mesmo ano em que o ator foi chamado para participar na novela “Salve Jorge” como personagem inocente “Adam”. 

Drama

Duda Ribeiro descobriu que tinha um câncer no fígado no ano de 2011. O ator passou por nada mais nada menos do que seis cirurgias até conseguir um transplante de órgão compatível. Duda aguardou muito tempo na fila de transplantes até que conseguir um fígado.

Mesmo sem condições, Duda não parou de trabalhar e frequentava as gravações sempre que podia. Com certeza, Eduardo Ribeiro é um exemplo de vida e de luta.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *