Por que Maurício de Souza criou a Turma da Mônica?

A Turma da Mônica é uma história em quadrinhos brasileira muito famosa e popular no mundo afora. Criada pelo Maurício de Souza no ano de 1959, este quadrinho foi crescendo e crescendo e hoje é um sucesso entre as crianças e até entre os adultos. O primeiro personagem criado, acredite, foi o Bidu, o cãozinho do cientista Franjinha.

Os quatro personagens principais da Turma da Mônica, Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali, foram criados depois e com o tempo foram mudando o protagonismo. Até que então a Mônica se tornou a principal e deu o nome ao quadrinho. Mas iremos entender melhor sobre a história de criação desse quadrinho tão divertido e inteligente neste artigo.

A Turma da Mônica hoje é ainda a principal do grupo de quadrinhos. Entretanto existem outras histórias cruzadas e com personagens secundários com suas próprias turmas. Existe a Turma do Chico Bento, que possui a roça como o cenário principal, com personagens e animais típicos de roça do interior do estado de São Paulo. Também tem a Turma do Horácio, que é um dinossauro – as histórias se passam em um passado diferente, com o típico homem da caverna e dinossauros vivendo juntos com aventuras divertidas e diferentes de tudo o que você já viu. E tem também a Turma do Penadinho que é o fantasminha mais divertido da turminha. E sim, é uma turminha do além, tem fantasmas, esqueletos e outros personagens fantasmagóricos muito legais.

Maurício de Souza

O criador da turminha mais famosa do Brasil, Maurício Araújo de Souza é filho de um casal de poetas. A arte já estava na sua vida desde a infância. O criador nasceu em 27 de outubro de 1935, na cidade de Santa Isabel, no estado de São Paulo. Este cartunista talentoso é hoje um dos membros da Academia Paulista de Letras e, claro, famoso por ser o grande criador do quadrinho infantil mais famoso e popular do Brasil.

Como dito, seus pais eram poetas. Sua mãe, Petronilha Araújo de Souza, e seu pai, Antônio Maurício de Souza, sempre criaram o filho no meio de arte e cultura. Isso com certeza nos faz afirmar que foi um grande incentivo para o que Maurício se tornou.

Maurício aprendeu a ler com sua mãe, em casa. Ela usava sempre a arte para ensinar o filho e isso foi o maior incentivo para o filho seguir a carreira na área artística. Além disso, Maurício cresceu em um ambiente muito parecido com as histórias contadas nos seus quadrinhos, com brincadeiras de rua, amigos, pescarias, família unida, etc. Boa parte das estórias contadas nos quadrinhos contam histórias que aconteceram na sua vida – ou parecidas, claro.

Maurício de Souza

Maurício de Souza

A medida que Maurício foi crescendo, ele começou a mostrar seu talento e interesse em cartonismo. No começo ele criava cartazes, pôsteres, tirinhas. Alguns destes foram comprados para aparecer em jornais de sua cidade (Mogi das Cruzes foi sua cidade de crescimento). A medida que seus trabalhos foram sendo reconhecidos, Maurício percebeu que seu talento era o que ele queria explorar e fazer parte de sua vida profissional. Com isso ele contou ao seus pais que era isso que ele queria e pediu conselhos. O que ele ouviu foi: “Maurício, desenhe de manhã e administre à tarde” – e assim seguiu…

Carreira

Trabalhou um bom tempo como freelance, vendendo trabalhos para jornais e revistas. Quando completou dezenove anos de idade ele se mudou para a capital do estado para procurar um emprego fixo como ilustrador/cartunista. Seu primeiro foco era o Jornal Folha da Manhã. O que ele conseguiu na verdade foi um trabalho de repórter policial. Mas seu sonho não acabou.

Trabalhou cinco anos neste cargo, mas continuou estudando, desenhando, criando, pensando e planejando. Suas reportagens eram sempre ilustradas e isso divertia os leitores, que começaram a criar amor pela coluna. Então no ano de 1959 ele vendeu sua primeira tirinha para o jornal Folha da Tarde, com ilustrações de Bidu, o cãozinho azul, e seu dono cientista, Franjinha.

Foi quando então Maurício acabou perdendo seu emprego como cartunista da Folha da Tarde. Porém ele decidiu então começar a criar mais personagens na história e outros focos e turmas. O famoso Cebolinha surgiu primeiramente nas tirinhas no ano de 1960. Logo no próximo ano ele ganhou seu melhor amigo que odeia tomar banho, Cascão.

Foram então surgindo personagens e personagens e a riqueza das historinhas foi aumentando, mas não existiam personagens do sexo feminino e, claro, ele foi questionado quanto à isso. Foi então que ele criou a Mônica. Foi sucesso nacional e unânime. A dona do bairro, bravinha e emburrada, mas com um coração enorme e pronta para ajudar todos os seus amigos sempre que eles precisavam.

Em 1970 então, finalmente, Maurício decidiu criar a Turma da Mônica, que se chamava “Mônica e sua turma”. Era uma revistinha que trazia várias histórias com aventuras dos personagens. A partir disso ainda foram surgindo alguns outros personagens novos e enriquecendo a revista.

No ano de 1008 Maurício inovou com tudo e criou a Turma da Mônica Jovem. Claro, foi um sucesso! Os personagens são mais velhos e as historinhas são diferentes, porém ainda com a mesma inocência, aventuras e personalidade dos personagens. Nesta revistinha há namoros, paqueras, brincadeiras, aprendizado e muita curtição.

Personagens

Hoje em dia existem mais de 250 personagens ao todo na revistinha. Maurício possui uma equipe de desenhistas que o auxiliam a criar e dar vida às historinhas mais divertidas dos quadrinhos.

Muitos desses personagens são baseados em pessoas que realmente existiram ou existem na vida de Maurício. O cartunista possui dez filhos e claro, todos estão nas suas historinhas. Vamos conhecer:

  • Mônica
  • Magali
  • Marina
  • Vanda
  • Valéria
  • Maria Cebolinha (Mariângela)
  • Do Contra (Marcelo Takeda)
  • Numbus (Mauro Souza)
  • Professor Spada (Maurício Spada)
  • Marcelinho (Marcelo Pereira)

Outros personagens conhecidos são Titi e Franjinha, que são inspirados em dois sobrinhos do cartunista. Bidu, o primeiro personagem criado, era sue cachorro quando criança. Mas e Cebolinha e Cascão? Eles são inspirados em dois amigos de seu irmão.

Personagens Turma da Mônica

Personagens Turma da Mônica

Sucesso Mundial

Desde a criação de sua primeira tirinha, em 1959, até hoje, Já existem um bilhão de revistas. As vendas representam aqui no Brasil mais de 85% das vendas de quadrinhos HQ. Porém a Turma da Mônica não é apenas um sucesso nacional, mas sim mundial, já que já existem mais de 30 países que possuem as revistinhas traduzidas para o seu idioma.

Além disso, hoje em dia, além do HQ, a Turma da Mônica possui brinquedos, roupas e acessórios, produtos de higiene, álbuns de figurinhas, etc. Também já existem filmes e série de desenhos animados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *