Mônica da Turma da Mônica
Um dos personagens do mundo infantil mais famosos do Brasil é com certeza a personagem Mônica, criada pelo cartunista e empresário Maurício de Souza. A Mônica desde que surgiu já mostrou a que veio, ela que foi criada no início da década de 60 do século passado, desbancou outros personagens da atual Turma da Mônica, atingindo o seu protagonismo absoluto.
Grande parte desse sucesso pode ter acontecido porque a personagem Mônica representava mais do que uma menina de quadrinhos, ela preencheu uma lacuna que existia na sociedade do seu tempo, quando a maioria dos personagens eram homens e as garotas não tinham uma personagem infantil feminina a quem se apegar, a quem se inspirar e admirar. No momento de sua estreia, Mônica inovou e diversificou, por isso conquistou o seu lugar tanto mercado que se encontrava vazio, quanto no mercado masculino já em vigor, ela agradou a todos os gostos.
Muita gente não sabe mais o primeiro personagem protagonista de Maurício de Souza foi o personagem Cebolinha, inclusive as suas histórias antes da existência da Mônica eram chamadas de Turma do Cebolinha, mas ele logo deixou esse protagonismo e se tornou o parceiro dela de aventuras, inclusive na primeira aparição de Mônica, ela fez parte de quadrinhos chamados de Turma do Cebolinha, Mônica era apenas uma personagem secundária da trama.
Outros personagens já haviam sido criados antes, como o cãozinho Bidu e o personagem franjinha que surgiram por volta de 1959, eles também tiveram sucesso e tiveram o seu lugar ao sol, conquistando o coração da criançada, o caso deles não continuarem com protagonismo não é que Maurício de Souza não tinha sucesso quando inventou Mônica, mas ela com certeza revolucionou tudo e fez com que o sucesso chegasse em outro patamar, por isso ganhou sua própria turma e suas próprias histórias.
A grande inspiração de Maurício de Souza para criar Mônica foi a sua própria filha, que também se chamava Mônica, ele observou todas as suas filhas por um tempo, mas principalmente essa em particular, ele não queria criar uma personagem de desenho qualquer, mas sim alguém que representasse uma menina de verdade, que realmente tivesse características de uma criança real, com isso finalmente surgiu Mônica que ganharia o coração de tantos brasileiros, geração atrás de geração.
De sua filha, Maurício de Souza tirou a cor vermelha que é tão icônica para compor o look Mônica, pois a cor vermelha era também a preferida de sua filha, além disso o cabelo peculiar da Mônica no desenho foi inspirado em um corte que sua filha mais velha fez na sua filha mais nova, deixando o cabelo da garota todo em formato de gominhos.
O fato da Mônica do desenho ser dentuça e rechonchuda também foi inspirado na própria Mônica da vida real, que tinha o dente protuberante e era uma menina fofinha, é claro que para os quadrinhos Mauricio de Souza exagerou nas caraterísticas pela arte envolvida e para o efeito cômico, mas as inspirações foram essas. O coelho de pelúcia Sansão também foi tirado da vida real, sua própria filha arrastava um coelho de pelúcia (estimação) pela casa a fora.
Características Da Personagem Mônica
A personagem de Mauricio de Souza Mônica, como já foi dito anteriormente, teve muitas características que foram inspiradas nas próprias filhas do cartunista, em especial inspiradas na própria Mônica da vida real, tanto que hoje quando pensamos na Mônica dos quadrinhos os primeiros pensamentos que vem à cabeça de todo mundo provavelmente são o vestido vermelho, o seu cabelo marcante em formato de gominhos, os seus dentes grandes e o coelho azul de pelúcia, o famoso Sansão.
Agora se formos falar de uma maneira mais detalhada sobre a personalidade, sobre os hábitos, sobre o modo de se vestir da Mônica, verificamos algumas características bem fortes, tal como o fato de ela mesmo sendo uma criança, ser uma líder nata de sua turma, principalmente porque ela tem uma personalidade forte e luta por aquilo que acredita sem ter nenhum medo, ela não abaixa a cabeça para os garotos que vivem pegando no seu pé e além de tudo isso é uma garota muito forte, porque quando ela fica brava sai de baixo, o cebolinha e o cascão são provas disso, vira e mexe eles estão apanhando da Mônica, que bate neles com o coelhinho Sansão.
Mônica é uma menina muito forte e muito decidida, ela é o tipo de criança chamada de dona da rua, mas não é somente essas características que a definem, ela é uma criança sensível e também muito amiga, ela cuida muito dos seus companheiros e os defende com unhas e dentes, até mesmo comprando brigas por eles quando a situação pede, ela é uma amiga que todos gostariam de ter do seu lado definitivamente, além de tudo isso ela não deixa de ter a sua feminilidade sempre viva e um lado muito delicado que nos é mostrado vez ou outra.
A personagem Mônica Souza, também tem um cachorro que foi nomeado em homenagem a ela, ele se chama Monicão. Os seus melhores amigos são Magali, Cebolinha e Cascão, apesar de os dois meninos vira e mexe estarem tentando pregar peças nela, coisa de criança, mas que ela não aceita e não deixa barato, ela sempre se impõe como uma menina forte que é e não leva nenhum desaforo para casa, sempre mostrando o poder das meninas.
Fatos Interessantes
A personagem Mônica é tão influente dentro do nosso Brasil, que ela inclusive já foi declarada na vida real como uma das embaixadoras oficiais da Unicef no Brasil, além disso no ano de 2008 ela foi eleita a mais uma posição importante, a posição de embaixadora do turismo dentro do nosso país, afinal ela é um dos maiores símbolos brasileiros, tanto para a cultura, como para a história e para a arte.
Outro feito da Mônica que no início era uma coadjuvante, é que hoje todas as revistinhas de Maurício de Souza levam o seu nome, a turma é sempre a da Mônica. Ela que atravessa gerações, já foi sozinha ou ao lado de seus fiéis colegas, cebolinha, cascão e Magali o rosto de muitas campanhas publicitarias, de desenhos, de filmes e até de um parque de diversões para crianças, é o poder da Mônica não dá para negar e até hoje essa turma continua cativando as crianças de Norte a Sul do Brasil.