Quem é a Esposa de Maurício de Sousa? Qual Sua Idade?

Alice Keico Takeda é artista plástica e desenhista. Aos seus 70 anos de idade, ela é mais conhecida como Alice K, ou Alice Takeda. Nasceu em Osvaldo Cruz, São Paulo. Alice é diretora executiva do estúdio de arte da Mauricio de Souza Produções (MSP), atua na empresa há mais de 40 anos.

Alice e Mauricio de Sousa foram casados durante 23 anos, após uma separação de dois anos reataram o relacionamento. Trabalha com escultura eventualmente, pois dedica muito tempo as suas funções na MSP. Quando realiza exposições de arte plástica, ela usa o nome artístico “Alice K”.

Alice Keico Takeda

Alice Keico Takeda

Alice Keico Takeda

Alice passou a responsabilidade da área de roteiros para sua filha Marina Takeda e Sousa (a inspiração para a personagem Marina da Turma da Mônica). Nascida em Osvaldo Cruz, São Paulo, Alice fez o ensino fundamental e médio no Colégio Benjamin Constant. É formada em Artes Plásticas na FAAP de São Paulo, fez alguns cursos livres na conceituada Escola Panamericana de Arte e Curso de Escultura com Odette Eid. Nesse período participou de algumas exposições e ganhou prêmios por seu trabalho.

O Trabalho de Alice Keico Takeda na MSP

Começou sua empreitada na Mauricio de Sousa Produções como desenhista, letrista e arte finalista. Coordenou os brinquedos e atividades do Parque da Mônica e atualmente, Alice é diretora executiva do estúdio de arte da MSP, a única mulher no comando de um estúdio de arte desse porte na América Latina. Mensalmente ela é responsável por conduzir a produção de cerca de 1.500 páginas de quadrinhos.

Em 2008 atuou ativamente na implantação da Turma da Mônica Jovem, revistas com desenhos em estilo mangá. Esse é um dos maiores sucessos na história da MSP. Também trabalhou, junto com Mauricio, como cocriadora dos mascotes que homenagearam o centenário da imigração japonesa no país.

Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa

Participou ainda do álbum denominado “Ouro da Casa”, onde desenhou a grafite os dois personagens da Turma da Mônica: Chico Bento e Rosinha. Alice ganhou, no ano de 2016, na categoria de “Grande Homenagem”, o Troféu HQ Mix. Eventualmente, ela faz esculturas, no entanto, dedica grande parte de seu tempo a MSP.

A Infância e Juventude de Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa nasceu em 1935, em Santa Isabel, filho de Petronilha Araújo e Antônio Mauricio de Sousa. Ele cresceu cercado de arte, uma vez que o seu pai era barbeiro, compositor, poeta e pintor, sua mãe também era poetisa. A casa em que viviam era repleta de livros. Com isso, Mauricio viveu em um ambiente cheio de cultura e arte. Frequentemente os seus pais recebiam em sua casa reuniões de artistas, saraus e também roda de chorinho.

A mãe de Mauricio era muito exigente, e queria muito que ele se tornasse um cantor mirim. Porém, como o menino era muito tímido, não conseguiu seguir carreira. Os pais de Mauricio se mudaram de Santa Isabel para Mogi das Cruzes poucos meses após o seu nascimento.

Mauricio de Sousa ao lado das Filhas

Mauricio de Sousa ao lado das Filhas

Quando já estava crescido, Mauricio começou a trabalhar fazendo ilustrações e cartazes para jornais e rádios. Na ocasião, ele disse ao seu pai que gostaria de viver trabalhando como desenhista. Foi então que seu pai lhe disse para desenhar de manhã e administrar na parte da tarde.

Vida Pessoal de Mauricio de Sousa

O primeiro casamento de Mauricio de Sousa foi com Marilene Sousa, com quem teve 4 filhos: Mônica, Mariângela, Mauricio Spada e Magali. Eles ficaram casados por 12 anos. No dia 7 de fevereiro de 2011, Marilene faleceu. Mauricio teve as filhas gêmeas Valéria e Wanda de um novo relacionamento com Vera Lúcia. No entanto, no dia 7 de dezembro de 1971, Vera Lúcia faleceu vítima de um acidente de carro que sofreu 2 dias antes, na Via Dutra.

Mauricio se casou novamente com Alice Keico Takeda, com quem teve os filhos Mauro, Marina e Mauricio Takeda de Sousa. Ele teve mais um filho, Marcelo de Sousa, que é fruto de um relacionamento, que Mauricio teve enquanto esteve separado de Alice.

Filhos de Mauricio de Sousa

Em 2008, Marcelo, o filho caçula de Mauricio com Marinalva Pereira dos Santos foi sequestrado juntamente com seu irmão por parte de mãe, Vitor Hugo. O sequestro aconteceu numa residência situada em São José dos Campos, na zona rural. Uma quadrilha levou os reféns para o litoral paulista, em São Sebastião. A polícia civil conseguiu libertá-los no dia 06 de abril.

No dia 02 de maio de 2016, Mauricio Spada, filho de Mauricio, morreu em casa, após sofrer um ataque cardíaco. Mauricio de Sousa é pai de 10 filhos ao todo. Ele criou vários personagens inspirados em amigos da infância, e também em seus próprios filhos, como é o caso da Mônica, da Magali, da Maria Cebolinha, Marina, Do Contra, Nimbus, Dr Spada, Valéria, Vanda, Marcelinha, Franjinha e Titi.

Filhos de Mauricio de Sousa

Filhos de Mauricio de Sousa

Fama dos Quadrinhos de Mauricio de Sousa

Os quadrinhos do cartunista Mauricio de Sousa são conhecidos internacionalmente. Já foram, inclusive, adaptados para televisão, cinema e até para videogames. Além disso, eles também foram licenciados para serem comercializados, por meio de vários tipos de produtos diferentes, todos com a marca dos personagens dos quadrinhos.

Em 25 de janeiro de 1993 foi aberto o Parque da Mônica no Shopping Eldorado, em São Paulo. Esse parque temático foi fechado em fevereiro de 2010, porém, em 2015 foi reaberto no Shopping SP Market, no espaço que era do antigo Parque da Xuxa. Em Curitiba também existiu o Parque da Mônica, que foi aberto no ano de 1998 e fechou em 2000. No Rio de Janeiro o parque foi fechado no começo de 2005. Existe a previsão de abertura de um Parque da Mônica em Gramado a partir de 2020.

Quadrinhos de Mauricio de Sousa

Quadrinhos de Mauricio de Sousa

Homenagens a Mauricio de Sousa

No ano de 2007, Mauricio de Sousa recebeu uma homenagem da escola de samba Unidos do Peruche. Além disso, ele recebeu a comenda da Ordem do Ipiranga do governo do Estado de São Paulo.

Personagens Criados Por Mauricio de Sousa

Confira abaixo uma relação com os personagens criados por Mauricio de Sousa, que ficaram famosos no mundo todo:

Turma da Mônica

Turma da Mônica

  • Turma da Mônica
  • Turma da Tina
  • Turma da Mata
  • Horácio
  • Ronaldinho Gaúcho
  • Nico Demo
  • Turma do Bidu
  • Astronauta
  • Turma do Peteleco
  • Turma do Dieguito
  • Papa Capim
  • Turma do Chico Bento
  • Turma do Penadinho
  • Turma do Cebola Jovem
  • Turma da Mônica Jovem
  • Turma do Pelezinho

Prêmios, Homenagens e Títulos de Mauricio de Sousa

  • 1971 – Itália: Prêmio Gran Guinigi (revista Mônica)
  • 1971 – Itália: Troféu Yellow Kid (esse prêmio é considerado como o Oscar dos Quadrinhos no mundo inteiro)
  • 1999 – Brasil: Prêmio de Literatura Infantil da ABL
  • 2001 – Pittsburgh – Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche
  • 2004 – Washington, DC: Medalha do Vaticano
  • 2007 – São Paulo: Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche
  • 2008 – França: Medalha de Vermeil
  • 2011 – Itália: Prêmio Pulcinella –  conjunto da obra

Gostou? Curta e Compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Artigo bem completo e bem dissertado, mas ele contém alguns erros:

    01) Os filhos de Mauricio de Sousa em seu primeiro casamento são, nesta ordem (vocês mudaram um pouquinho…) Mariângela, Mônica, Magali e Mauricio Spada (este último já falecido)… mas, antes de nascer o último do primeiro casamento, cuja mãe também já se foi (esta em 2011), nasceram as gêmeas Vanda e Valéria! E, aliás, ele se casou de volta com Alice Takeda sete após anos terminarem inicialmente!

    02) O nome do meio de Alice Takeda é Keiko com dois Ks, não Keico com um K e C!

    03) A palavra mascote é sempre feminina, não importando se a figurina representa um garoto/homem ou uma garota/mulher… ou seja, é a mascote!

    04) Marcelinha é, na realidade, Marcelinho, baseado no décimo filho de Mauricio! E Titi não é baseado em outro filho de Mauricio, nem ele mesmo já disse em quem se baseou (a não ser que outros sites tenham feito a omissão disso…)!

    05) Mauricio não é cartunista… haja posto que cartunista é quem faz cartuns (no Brasil) ou cartunes (em Portugal e em Angola), assim como chargista é quem faz charges e tirista ou tirinista é quem faz tirinhas! Se bem que ele fez um cartum homenageando a personagem Mafalda (do quadrinista argentino Quino), mas foi só essa vez realmente e quase ninguém já sabe disso!

    06) Não tem a Turma do Peteleco… é a Turma do Piteco e, também, faltaram a Turma do Neymar Jr., o Chico Bento Moço, a Turma da Mônica: Geração 12 e os personagens de tirinhas bem antigas, que acabaram esquecidos (entre eles, os Souza/os Sousa, os Dez Ajustados e Rubão e Mariazinha… também teria como citar o Capitão Picolé, o Niquinho e o Zé Munheca, porém, estes já entraram para a Turma faz bastante tempo no caso [ah, sim: foi o Capitão Picolé o primeiro personagem de Mauricio, este criado em 1942, muito embora tenha sido sem fins comerciais!]…)!

    07) Têm várias vírgulas faltando durante o texto… entre elas, logo após ‘em 2008’. logo após ‘de dois anos’ e entre ‘sua filha’ e ‘Marina’!

    08) Mauricio de Sousa não tem acento no nome, nem Z no sobrenome… até que o sobrenome, Sousa saiu com S desta vez… mas erraram no artigo ‘Por que Maurício de Sousa criou a Turma da Mônica?’! Já os dois filhos dele, Maurício Spada e Maurício Takeda, estes sim, têm o acento!

    09) No artigo anterior, ‘Quais São as Principais Características Da Mônica?’, ‘as’ e ‘da’ devem ser escritas com iniciais maiúsculas… já que, pela gramática, artigos, conjunções, preposições, advérbios e contrações (estas últimas nos casos em que são formadas por qualquer uma das quatro classes gramaticais anteriores), justamente por serem só partículas complementares, apenas levam maiúsculas ao iniciarem os títulos!

    10) Governo do Estado de São Paulo, por se tratar de um governo específico, deve levar a inicial maiúscula… estando ou não no início de uma sentença gramatical!

    **) A caixa de texto para enviar um comentário por aqui, no site é ruim demais da conta até… ter que ficar descendo a barra lateral o tempo todo para escrever um comentário de maior tamanho e, até mesmo, correr o risco de enviá-lo com erros de digitação, de idioma e de informação! Não podem dar uma ajustada nesse caso aí?

    E, de resto, continuem com o excelente, formidável e lendário trabalho, sem dúvidas… está certo assim?

    P.S.: Também sou quadrinista e simplesmente admito que me chamem de cartunista porque faço cartuns (assim como ainda faço tirinhas e charges)… do contrário, questionaria ser chamado dessa forma aí!

    Sávio Christi 26 de janeiro de 2021 15:13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *