Quais São os Principais Personagens de Mauricio de Sousa?

O cartunista e empresário Mauricio de Sousa nasceu em 1935 em Santa Isabel, São Paulo, e se tonou dono de um grande império baseado em seus icônicos personagens que incluem a Turma da Mônica, Chico Bento, Bidu, Horácio e Tina. O amor pelo desenho surgiu ainda na infância, ele chegou a ilustrar cartazes para jornais e rádios.

No ano de 1954 resolveu se mudar para São Paulo para trabalhar como desenhista, no entanto, acabou tornando-se repórter policial no jornal Folha da Manhã. Nesse jornal ele começou a publicar tirinhas do personagem Bidu em 1959. Nas primeiras histórias apareciam também Franjinha, o dono do Bidu, Jeremias, Titi e Manezinho.

Contudo, o personagem Cebolinha foi a estrela que despontou, depois dele, Mônica, a dona da turma chegou. Continue lendo para conhecer mais sobre a biografia de Mauricio de Souza e os principais personagens da sua turminha.

Mauricio de Souza: Biografia

Nascido em Santa Isabel, Mauricio de Souza, se mudou ainda criança para Mogi das Cruzes. Ele aprendeu a ler com os gibis e conforme crescia ia se tornando mais apegado aos livros. Pelo fato de desenhar bem ele tentou tornar-se ilustrador no jornal Folha da Manhã, no entanto, só tinha vaga para ser revisor.

Ele aceitou o trabalho e não demorou a se tornar repórter policial. Passado mais algum tempo passou a desenhar tirinhas para o jornal. Os personagens Bidu, Franjinha e Cebolinha começaram a fazer bastante sucesso, o suficiente para que ele fundasse a Mauricio de Souza Produções. Essa empresa tinha como função ser responsável por produzir e distribuir os desenhos de Mauricio para jornais do país todo.

Inspiração Para a Criação dos Personagens

Mauricio usou as lembranças de colegas de infância, pessoas da sua família e seus filhos como inspiração para a criação dos seus icônicos personagens. Mauricio de Souza foi casado quatro vezes e ao todo teve dez filhos.

Os dez filhos do criador da Turma da Mônica tem personagens em sua homenagem nos quadrinhos, são eles Mônica (Mônica Spada e Sousa), Magali (Magali Spada e Sousa), Marina (Marina Takeda e Sousa), Maria Cebolinha (Mariângela Spada e Sousa), Marcelinho (Marcelo Pereira de Sousa), Vanda e Valéria (as gêmeas Vanda Signorelli e Sousa e Valéria Signorelli e Sousa), Dr. Spam/Professor Spada (Maurício Spada e Sousa), Nimbus (Mauro Takeda e Sousa) e Do Contra (Maurício Takeda e Sousa).

Sucesso na TV

O primeiro personagem de Mauricio de Souza a obter sucesso na televisão foi o elefante Jotalhão criado para uma marca de molhos de tomate. O comercial que passava nos intervalos comerciais da televisão tinha a Mônica contracenando com o elefante. Acredita-se que já foram vendidas mais de 1 bilhão de revistas da Mônica e outros personagens da turma. Os personagens já foram protagonistas de filmes para TV e cinema.

Principais Personagens de Mauricio de Souza

O maior sucesso da Mauricio de Souza Produções com certeza é a Turma da Mônica, a personagem principal é inspirada na sua filha Mônica. A primeira aparição da Mônica foi numa tirinha do Cebolinha em 1963. O sucesso da baixinha que batia nos meninos com o seu coelho foi tanto que em 1970 ela ganhou a sua própria revista.

Mais recentemente os personagens, que sempre se mantiveram como crianças de oito anos nos quadrinhos, ganharam versões adolescentes na Turma da Mônica Jovem desenhado em estilo mangá. Confira um pouco mais sobre os principais personagens de Mauricio de Souza abaixo.

Cebolinha

Cebolinha

Cebolinha

O personagem apareceu pela primeira vez no dia 24 de outubro de 1959, ele foi inspirado num amigo de infância de Marcio, irmão de Mauricio. As duas características mais marcantes desse personagem é ter apenas cinco fios de cabelo espetados e falar ‘elado’ trocando os erres por eles. Seu figurino é composto por camisa verde, bermuda preta e sapatos marrons.

É conhecido por seus planos ‘infalíveis’ que sempre dão errado para tentar derrotar a Mônica, a dona da Rua do Limoeiro. Seu melhor amigo é o Cascão e tem um cachorrinho chamado Floquinho. Tem uma irmã bebê, a Maria Cebolinha, que é inspirada na filha mais velha de Mauricio.

Cascão

Cascão

Cascão

O personagem que tem aversão a banhos também foi inspirado num amigo de infância de Marcio. A popularidade do menino que tinha medo de água ficou tão grande que em 1982 ele passou a ter a sua própria revista. Usa blusa amarela e bermuda com alça vermelha.

Seu bichinho de estimação é um porquinho chamado Chauvinista. Cascão adora futebol e torce pelo Corinthians. Como melhor amigo do Cebolinha está sempre participando dos seus planos ‘infalíveis’.

Mônica

A personagem foi inspirada na segunda filha de Mauricio tendo recebido inclusive o mesmo nome dela. Em 1963 apareceu numa tirinha do Cebolinha e conquistou seu espaço nos holofotes. Mônica é chamada de dentuça, baixinha e gorducha pelos amigos da rua e para se vingar bate em todos com seu coelho azul chamado Sansão. A garotinha tem uma força impressionante.

Exatamente por isso Cebolinha e Cascão estão sempre tentando roubar o coelho da menina. Embora se irrite com facilidade a garota sabe ser doce e companheira, especialmente com sua melhor amiga Magali. Mônica usa sempre seu vestido vermelho.

Magali

Magali

Magali

Magali é conhecida por ser uma garotinha comilona, capaz de comer uma melancia de uma vez só, algo que a terceira filha de Mauricio, que inspirou a personagem, também fazia na infância. Apareceu pela primeira vez em 1963 e está sempre de vestido amarelo junto com sua melhor amiga Mônica. Em 1989 ganhou uma revista própria a partir da qual surgiram personagens específicos da sua turminha, Quinzinho, Dudu e o gatinho de estimação chamado Mingau.

Chico Bento

Chico Bento

Chico Bento

A inspiração para a criação de Chico Bento foi um tio-avô de Mauricio, sua avó Dita contava histórias do irmão que aprontava muito na infância no interior. Curiosamente nas revistinhas a avó do cartunista também se tornou um personagem sendo a avó do Chico Bento. Foi criado em 1961.

Bidu

Bidu

Bidu

O cachorrinho azul foi o primeiro personagem de Mauricio de Souza a ser publicado em 1959. O cartunista se inspirou num cachorro Schnauzer miniatura que ele tinha na infância. Com o passar do tempo o Bidu foi se tornando o alter ego de Mauricio. Uma curiosidade é que o personagem Bugu (irmão de Bidu) foi criado por Marcio, irmão de Mauricio como seu alter ego para que eles pudessem ter essa relação nas revistas também.

Louco

Louco

Louco

O excêntrico personagem é um dos grandes sucessos da Mauricio de Souza Produções que não necessariamente é da Turma da Mônica. Criação de Marcio, irmão de Mauricio, em 1973 tem sua aparência inspirada no desenhista Sidinei Salustre que trabalhou na empresa durante algum tempo. Existe uma teoria de que o Louco é na verdade um amigo imaginário do Cebolinha já que aparece quase sempre nas histórias do menino e não interage com outros personagens.

Piteco

Piteco

Piteco

Criado em 1961, Piteco, é o protagonista de um universo a parte criado por Mauricio de Souza para suas histórias, a Idade da Pedra. Na turma do Piteco se destacam também a sua admiradora Thuga e o filhote de dinossauro Horácio que passou a ter as suas próprias tirinhas.

Personagens Representativos

Como as revistas da Turma da Mônica tem um grande alcance no Brasil passaram a trazer mais representatividade estampada em suas páginas com personagens como Edu que tem distrofia muscular, Luca que é cadeirante e adora esportes e Tati que nasceu com Síndrome de Down. A turminha ganhou ainda a adição de Milena, primeira protagonista negra de revistinhas da Turma da Mônica.

Gostou de saber mais sobre os personagens mais famosos do Mauricio de Souza?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *