Luciano Benetton

Tal como acontece com todos os fenômenos que atingem um status quase mítico, o Grupo Benetton tem uma lenda sobre seu fundador. De acordo com a história de Luciano, após a morte repentina de seu pai, deixou a escola aos 14 anos e trabalhava em uma loja de roupas para sustentar sua família. Ele vendeu sua bicicleta para comprar a primeira máquina da empresa de confecção. Em 1965, Luciano, juntamente com sua irmã e seus dois irmãos, criaram uma pequena empresa de produção de camisolas pulôver.

Desenvolver a Empresa Global

Luciano Benetton

Luciano Benetton

Luciano foi a mente por trás da chamada moda industrial, que foram vendidos através de um sistema eficaz de produção e distribuição. O sucesso chegou quase imediatamente, e as lojas Benetton começaram a abrir na Europa, mesmo no mercado parisiense. Ele criou o seu império de roupas próprias e franquias, através de subcontratos. Benetton concessionou produção para pequenos produtores têxteis e especializou-se em design e corte.

Através de acordos de franquia, ele contraiu com os varejistas independentes para que eles estoque apenas roupas Benetton. Graças a esta estratégia de marketing e de taxas de câmbio rentáveis nos anos 1980 e início dos anos 1990, o grupo foi capaz de fazer ganhos surpreendentes, dado o contexto de recessão em que operava. Durante a década de 1980 Luciano também começou a diversificar as atividades industriais do grupo com a compra da equipe de Fórmula 1, Toleman, o patrocínio do time de voleibol de Treviso, assim como a comercialização de relógios Benetton.

Elegantemente Chocante

Moda

Moda

De 1980 até 2000, a Benetton colaborou com a criação de campanhas de promoção que se tornou tão distintivo para a empresa como sua roupa. No início os anúncios focados em temas multirraciais e multiculturais. Toscani e Benetton rejeitaram a idéia de criar simplesmente fotografias com modelos sensuais e roupas deslumbrantes.

No entanto, o grupo começou a enfrentar sua primeira crise séria com ações judiciais de franqueados que alegaram não ter sido devidamente apoiados, as campanhas publicitárias cada vez mais caracterizado imagens chocantes.

Global Local Encontra

Roupas

Roupas

Em meados da década de 1990 a Benetton tinha mudado a sua estratégia de distribuição. Ao invés de confiar na rede de pequenas lojas com que a Benetton começou, a organização comercial ligado a um programa de investimento em megastores, algumas delas controladas diretamente pelo grupo.

Dada a sua grande dimensão e os seus locais de prestígio, quer em edifícios históricos ou em centros comerciais, eles formaram distintivo marcos urbanos. A Benetton se expandiu em mais de 120 países com 5.000 lojas. Apesar da expansão mundial, no entanto, no início do século 21 tanto o grupo e seu fundador permaneceu intimamente ligado ao nordeste da Itália.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Históricos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *