Nelson Mandela

Em ano de Copa do Mundo na África do Sul, certamente grande maioria da população já deve ter ouvido ou visto o nome de Nelson Mandela nos noticiários, nos jornais e nas revistas, agora muito mais evidente em razão do evento que acontece na África. Sim, o nome de Nelson Mandela tem sido bastante citado e em sua homenagem um dos estádios de futebol da África do Sul tem o seu nome, Estádio Nelson Mandela.

Nelson Mandela

Nelson Mandela

Nelson Mandela teve uma vida bem conturbada, mas nunca deixou de lutar pelo que achava certo. Em nome da luta contra o preconceito foi preso e passou por maus momentos, mas com força e dedicação ele venceu e hoje é um dos líderes mais respeitados.

Sua vida

História

História

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu no dia dezoito de julho de 1918, na África do Sul. Logo depois de completar sete anos de idade, seu pai faleceu. Com 16 anos de idade ingressou na faculdade e começou a cursar bacharelado em Direito.

Devido a algumas atitudes, Mandela foi expulso da Universidade e deu continuidade no curso em outra instituição. Fazendo jus a carreira que escolheu e como era contra o apartheid, que era uma negação aos negros dos direitos políticos, sociais e econômicos e os separavam do convívio com os brancos no país, Mandela passou por maus momentos.

A prisão

Devido a sua oposição ao apartheid, se uniu ao CNA (Congresso Nacional Africano) e mais tarde criou a Liga Jovem do CNA. Na época, o grupo adversário, que apoiava a segregação racial, venceu as eleições da época.

Mesmo assim, Mandela não desistiu da luta pacífica, até que em uma manifestação, a polícia matou muitos manifestantes negros. Assim, Mandela decidiu travar uma luta de verdade, com armas e investiu em treinamentos militares e promoveu uma sabotagem contra os militares.

Sendo assim, foi preso e condenado à prisão perpétua no ano de 1964. Ficou preso por 27 anos, mas tornou-se um exemplo de luta contra o apartheid em muitos países. Em 1990, foi libertado devido a uma ordem do presidente da época da África do Sul.

O exemplo e a coragem

Importância

Importância

Mandela, em 1993 recebeu juntamente com o presidente responsável pelo pedido de sua libertação, o Prêmio Nobel da Paz.

Nelson Mandela se tornou presidente da África do Sul em 1994 e permaneceu no governo até o ano de 1999. É considerado o responsável pelo fim do apartheid e pelo fim da segregação racial do país. Após seu mandato, se afastou da política e começou a se dedicar por lutas de organizações sociais, principalmente manifestando apoio a Campanha da Aids, a qual chamou de 46664, número atribuído a ele enquanto estava na prisão.

Devido a sua coragem e ao seu exemplo na luta conta ao preconceito, a ONU fixou uma data em homenagem a Nelson Mandela. A partir de 2010, o dia 18 de julho será considerado e celebrado como o Dia Internacional de Nelson Mandela.

Escrito por Renata Reis

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>