Anthony Hopkins

Nascido em 31 de dezembro de 1937, em Port Talbot, no País de Gales, Anthony Hopkins iniciou sua carreira no teatro. É conhecido para uma variedade de trabalhos que incluem “O Despertar de uma Realidade”, “Vestígios do Dia” e “Amistad”. O ator foi indicado para vários Oscars, vencendo por seu papel em “O Silêncio dos Inocentes”.

Início da Carreira de Ator

Philip Anthony Hopkins é o filho de Muriel Yeats (que é parente distante do poeta irlandês William Butler Yeats) e Richard Hopkins. Ele estava na escola quando conheceu o ator Richard Burton, e, neste momento, o rumo de sua vida mudaria drasticamente. Encorajado e inspirado por Burton, Anthony se matriculou no Royal Welsh College of Music and Drama, um curso de formação para atores, quando ele tinha apenas 15 anos de idade.

Após sua formatura, em 1957, Anthony Hopkins passou dois anos no exército britânico antes de se mudar para Londres onde entrou para a Academia Real de Arte Dramática. Depois de permanecer lá por vários anos, ele se tornou uma espécie de protegido do lendário ator Laurence Olivier. Em 1965, Olivier convidou Hopkins para se juntar ao Royal National Theatre e tornar-se seu substituto. O famoso ator escreveu em seu livro de memórias que um jovem ator da companhia chamado Anthony Hopkins era uma grande promessa e ia substituí-lo.

Anunciado como o sucessor de Olivier, Hopkins teve o impulso de deixar os palcos para ir para as telas, que era a sua ambição desde o início. Ele começou atuando na televisão em 1967, em uma produção da BBC chamada “A Flea in Her Ear”. Logo depois ele participou de “O Leão no Inverno” (1968) como Richard I, compartilhando a tela com estrelas estabelecidas como Peter O’Toole e Katherine Hepburn.

Ao longo da década de 70, Hopkins continuou a trabalhar no cinema e no teatro, ganhando a atenção crítica. Ele estrelou uma produção da Broadway chamada “Equus” (1974) e passou a se dedicar mais ao desenvolvimento de seus talentos para televisão e cinema. Seu método de preparação para papéis sempre foi uma fonte de fascínio para os críticos e jovens atores. Hopkins usa um método de repetição, às vezes repetindo suas falas mais de 200 vezes.

O resultado é uma atuação com tanta naturalidade que não deixa transparecer as repetições feitas pelo ator na hora de decorar suas falas. Por ter este estilo de atuar, Hopkins costuma incluir falas espontâneas nas filmagens, e, ocasionalmente, encontra problemas com diretores quando desvia demais do roteiro.

Vida Pessoal e Alcoolismo

Hopkins permeneceu casado com sua primeira esposa, Petronella Barker, de 1967 a 1972. O casal teve uma filha, Abigail Hopkins, que nasceu em 1968. Após a separação, ele se casou novamente, dessa vez com Jennifer Lynton, o casamento durou de 1973 a 2002.

Apesar de ter uma carreira promissora, o ator lutou por muitos anos contra o alcoolismo. Ele declarou em uma entrevista que levou uma vida autodestrutiva durante algumas décadas. Em 1975, o ator começou a frequentar os Alcoólicos Anônimos e decidiu lutar contra o vício.

O Sucesso Como Ator

No ano seguinte, Hopkins ganhou um Emmy por seu papel de Bruno Richard Hauptmann em “The Lindbergh Kidnapping Case” (1976). Ao longo da década de 80, o ator continuou a impressionar os críticos com seu trabalho no cinema e na TV, ganhando vários prêmios Emmy e um Prêmio BAFTA.

Em 1989, Anthony voltou aos palcos para uma produção do drama musical “M. Butterfly”. Mas, foi em 1991, que ele, então com seus cinquenta anos, finalmente alcançou o estrelato. O inesquecível psicopata Hannibal Lector do filme “O Silêncio dos Inocentes” assustou e impressionou fãs e críticos. Na época em que ele assumiu o papel, estava considerando desistir do cinema e ir embora para Londres para atuar em peças de teatro. O papel resultou não em apenas um Oscar, mas um lugar de destaque na memória popular como talvez o vilão número um dos cinemas de todos os tempos.

O sucesso foi tão grande que ele interpretou o papel novamente nas sequências do filme. Depois destes sucessos outros trabalhos vieram, como: “Vestígios do Dia” (1993), pelo qual ele foi indicado para outro Oscar. Outras indicações vieram com os personagem dos filmes “Nixon” (1995) e “Amistad” (1997).

Em 1993, Anthony Hopkins foi condecorado pelo Império Britânico. Em abril de 2000, ele se tornou um cidadão naturalizado dos Estados Unidos e, em 2002, se casou com sua terceira esposa, a colombiana Stella Arroyave. Em 2006, ele recebeu o Globo de Ouro: Cecil B. DeMille, um prêmio dado aos artistas que se destacaram durante o ano.

O aclamado ator continuou a trabalhar em grandes filmes nos últimos anos, aparecendo em filmes como “Proof” (2005), “Beowulf” (2007) e “Thor” (2011). Mais recentemente, ele foi escalado para interpretar o famoso diretor de filmes de terror Alfred Hitchcock no filme “Hitchcock” (2012). O ator recebeu muitos elogios por seu papel no filme, que também contava com Helen Mirren interpretando a esposa de Hitchcock, Alma Reville. O filme explora a produção do clássico filme de horror “Psicose”.

Curiosidades Sobre Anthony Hopkins

1 – Ao interpretar o papel de Hannibal Lector em “O Silêncio dos Inocentes”, ele improvisou diversas falas. Ele também não piscava enquanto era filmado para tornar o personagem ainda mais assustador.

2 – Depois de muitos anos sofrendo com o alcoolismo, ele conseguiu se livrar do vício em 1975.

3 – Embora tenha nascido no País de Gales, ele se tornou um cidadão americano no ano 2000. No entanto, ele foi autorizado a manter o seu título da Cavalaria britânica.

4 – Anthony Hopkins quase morreu durante as filmagens de “The Edge – No Limite”, depois que ele caiu em um rio e sofreu uma hipotermia.

5 – O ator sofre de dislexia. No entanto, ele tem uma memória excelente que lhe permite memorizar rapidamente os scripts.

6 – Antes da filmagem de uma cena, ele lê cada roteiro pelo menos 250 vezes.

7 – Nos filmes “Hannibal” e “Titus”, seus personagens têm a mão massacrada por um cutelo.

8 – Ele é um grande fã de filmes de terror e o seu favorito é “O Bebê de Rosemary”.

Anthony Hopkins é um ator galês de palco, cinema e televisão. Considerado um dos maiores atores vivos, Hopkins é talvez mais conhecido por seu personagem como o serial killer canibal Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes (pelo qual recebeu o Oscar de Melhor Ator).

Outros sucessos no cinema incluem The Lion in Winter, Magic, The Elephant Man, 84 Charing Cross Road, Dracula, Legends of the Fall, The Remains of the Day, Amistad, Nixon e Fracture.

Hopkins nasceu e cresceu no País de Gales, e se tornou um cidadão americano em 12 de Abril de 2000. Além do Oscar, Hopkins também ganhou três Prêmios BAFTA, dois Emmys, um Globo de Ouro e um prêmio Cecil B. DeMille.

Hopkins foi nomeado cavaleiro pela rainha Elizabeth II, em 1993, pelos seus serviços de arte. Ele recebeu uma estrela na calçada da fama de Hollywood em 2003, e se tornou um membro da Academia Britânica de Cinema e Televisão em 2008.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *