O ator de 59 anos estadounidense Chris Cooper se tornou conhecido no final da década de 90, por ter atuado em vários filmes de Hollywood.
Chris Cooper ja ganhou Oscar por atuação em filmes como ator coadjuvante, foi em 2002 que recebeu o Oscar de melhor ator coadjuvante. Confira as fotos do ator abaixo!
Christopher William, ou Chris Cooper, como é mais conhecido, nasceu no dia 09 de julho de 1951, em Kansas City, Missouri, nos Estados Unidos. O ator já atuou em muitos grandes filmes, como A Identidade Bourne, O Reino, Beleza Americana, Seabiscuit – Alma de Herói, O Céu de Outubro, Quebra de Confiança, Syriana – A Indústria doPetróle e Capote.
No ano de 2000, Chris Cooper também atuou em “O Patriota” ao lado de Mel Gibson, onde interpretou Harry Burwell, um coronel.
Já em 2002, ele ganhou o Oscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário) pelo trabalho que fez em “Adaptação” que teve como diretor SpikeJonze.
No ano de 2014, Chris participou do filme “O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro, onde ele interpretou Norman Osborn.
A primeira vez que Cooper se envolveu com teatro foi quando ele ainda cursava o ensino médio, no momento em que precisaram fazer um teatro local. Depois do serviço militar com as Reservas da Guarda Costeira dos Estados Unidos, ele passou a frequentar a Universidade do Missouri. Lá, cursou agricultura e teatro, se formando em 1976.
Depois disso, ele foi morar em Nova Tork, onde estudou interpretação com Stella Adler e Wynn Handman. O ator fez uma breve aparição na Brodway, em 1980, em Of the Fields, Lately. E também fez parte de uma produção em Nova York em 1983, em Differente Moon, onde interpretou um ingênuo poeta na premiere do Seattle Repertory Theatre do The Ballad of Soapy Smith. Ele continuou no papel depois que a peça foi transferida para a cidade de Nova York. No ano de 1985, ele participou de uma produção de Sweet Bird of Youth, Londrina, que foi dirigida por Harold Pinter.
Quando Cooper estreiou no cinema, ele foi escalado para ser o protagonista, e viveu um organizador sindical, em 1987, em Matewan, de JohnSayles.
Um tempo depois, ele interpretou July Johnson em uma minissérie de TV chamada Lonesome Dove, em 1989; e Return to Lonesome, em 1993. O ator também participou do filme “Culpado por Suspeita”, em 1991, e também se apresentou, em 1991, na Cidade da Esperança de Sayles.
No ano de 1995, ele participou do filme “O Exército do Faraó”, que era sobre a Guerra Civil Americana. Em 1996, participou de Lone Star, onde interpretava um xerife do Texas, que era um personagem que Sayles criou especialmente para ele.
Também participou de “A Time to Kill, em 1996, que era uma obra baseada num romance de John Crisham. Em 1998, ele participou de Great Expectations, de Alfonso Cuarón, uma vaga adaptação do romance de Charles Dickens. Participou ainda de The Red Whisperer, em 1998, uma obra de Robert Redford.
Cooper também atuou em outros filmes, como: Me, Myself & Irene, em 2000; no filme The Patriot, em 2000; e no filme The Bourne Identity, em 2002. Dentre outros trabalhos. Ele chegou a ser elogiado pela crítica devido ao seu bom desempenho em Breach (2007), onde interpretou o agente duplo Robert Hanssen.