O ator David Duchovny é mais conhecido pelos seus papéis como o agente do FBI Fox Mulder, da série de televisão “Arquivo X” e como o escritor Hank Moody, de “Californication”.
Ele nasceu em 7 de agosto de 1960, em Nova York. Em 1988, fez sua estreia no cinema com um pequeno papel no filme “Uma Secretária de Futuro”. No início de 1990, ele viveu uma série de papéis em filmes pequenos. Em 1993, ele conseguiu seu primeiro papel de destaque como o agente do FBI Fox Mulder em “Arquivo X”. Em 2007, ele retornou à TV com um papel de protagonista, o Hank Moody de “Californication”.
Infância de David Duchovny
David Duchovny William nasceu em 7 de agosto de 1960, em Nova York. Seu pai, Amram, era um escritor e publicitário. Sua mãe, a escocesa Margaret, chamada por todos de Meg, era professora e diretora de escola.
O ator é o filho do meio da família. Ele tem um irmão mais velho chamado Danny e uma irmã mais nova chamada Laurie. Ele e seus irmãos foram morar com a mãe quando seus pais se divorciaram. O ator tinha 11 anos na época e era uma criança, o divórcio dos pais fez com que ele focasse cada vez mais nos estudos e tirasse ótimas notas.
Na adolescência, David ganhou uma bolsa de estudos e foi estudar em uma escola de Manhattan para se preparar para entrar na faculdade. Ao contrário da maioria de seus colegas, que eram de classe alta, ele precisava fazer pequenos trabalhos para ganhar dinheiro, já foi entregador e salva-vidas nas férias de verão.
Ele foi o orador oficial de sua turma na formatura do ensino médio e foi estudar Literatura na Universidade de Princeton. Depois de um ano escrevendo um romance, David ganhou uma bolsa para a universidade de Yale. Na universidade, ele fez mestrado em literatura inglesa e logo começou a fazer doutorado.
A Carreira de Ator
Enquanto ele estava trabalhando em sua tese na Universidade de Yale, David começou a atuar em peças da Broadway. Sua mãe ficou decepcionada quando ele abandonou sua tese investir na carreira de ator.
Ele sentiu o sabor do sucesso pela primeira vez aos 27 anos, quando foi escalado para um comercial de televisão de uma marca de cerveja. Em 1988 ele fez sua estreia no cinema com um pequeno papel no filme “Uma Secretária de Futuro”. Depois disso ele teve um papel no filme de baixo orçamento “New Year’s Day”.
Frustrado pela falta de progressos significativos em sua carreira, David demitiu seu empresário e mudou-se para Hollywood, onde ele contratou outro profissional para gerenciar a sua carreira. Durante todo o início dos anos 90, ele interpretou uma série de pequenos papéis em filmes como “O Juízo Final”, “Julia Has Two Lovers” e “Kalifornia – Uma Viagem ao Inferno”, no qual contracenou com Brad Pitt.
O sucesso das séries “Twin Peaks” e “Red Shoe Diaries”, levou o ator a acreditar que ele poderia ganhar mais dinheiro na TV do que no cinema. Em 1993, ele conseguiu seu primeiro papel de destaque como o agente do FBI Fox Mulder na série de ficção científica “Arquivo X”. A química entre ele e a atriz Gillian Anderson, que interpretou a agente Dana Scully, nas cenas fez com que surgissem especulações de que os dois estavam namorando.
Em 1995, a série ganhou Globo de Ouro. A série “Arquivo X” foi concluída com um filme que estreou em 1998. Durante a próxima seguinte, David voltou para o cinema, fazendo cerca de um ou dois filmes por ano, às vezes mais. Em 2007 ele retornou à TV em tempo integral com um papel de protagonista na série “Californication”, interpretando o escritor Hank Moody.
Vida Pessoal de David Duchovny
No primeiro semestre de 1997, o ator se casou coma atriz Téa Leoni após apenas três meses de namoro. Em 2008, David confessou ser viciado em sexo e anunciou que iria procurar um tratamento de reabilitação. Nesta época o casal ficou algum tempo separado.
Em 2011, eles se separaram mais uma vez, por motivos não revelados. O casal assinou o divórcio em 2014. Juntos, David e Téa têm dois filhos: uma menina chamada Madelaine e um menino chamado Kyd.
Curiosidades Sobre David Duchovny
1 – David ganhou um American Comedy Award em 1999 por sua atuação em “The Larry Sanders Show”.
2 – Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator em 1999 por seu papel em “Arquivo X” (1998).
3 – Entrou com uma ação na justiça contra os produtores de “Arquivo X” em 1999 por ter sido enganado sobre os lucros da série.
4 – Foi duas vezes indicado ao prêmio de Melhor Ator Convidado na categoria Série de Comédia no Emmy Awards, sendo a primeira em 1997 e a segunda em 2003.
5 – Ficou em nono lugar na lista das 50 pessoas mais bonitas do mundo da revista People em 1996.
6 – Dublou o personagem Ethan Cole em 2005 no videogame “Area 51”.
7 – Foi considerado o Ator Mais Popular no Prêmio Nacional de Televisão em 1996 e Melhor Personalidade da TV Exterior na Suécia em 1997.
8 – Acidentalmente perdeu os dentes da frente quando tinha 17 anos e desmaiou em um elevador na escola.
9 – Seus astros de cinema favoritos são Meryl Streep, Humphrey Bogart, Marlon Brando, Al Pacino e Robert Duvall.
10 – Seu animal preferido é o elefante.
11 – Tem uma tatuagem de uma bússola com a palavra “Ocidente” e o nome de sua filha perto de seu tornozelo esquerdo.
12 – Tinha 4 gatos e 3 cães de estimação durante a sua infância.
13 – Gosta de jogar beisebol, basquete e também de nadar.
14 – Não acredita na existência de extraterrestres, o que, curiosamente, contrasta com o seu personagem de “Arquivo X”, Fox Mulder.
15 – É vegetariano e não come carne há muitos anos.
16 – É alérgico a metal, o que o impede de usar aliança na maior parte do tempo.
17 – Sofreu uma lesão no olho ao jogar basquete durante seus anos de ensino médio e, consequentemente, a sua pupila direita se tornou alargada.
David William Duchovny, nascido em 7 de agosto de 1960 é um ator, escritor e diretor americano. Ele ganhou o Globo de Ouro por seu trabalho como o Agente Especial da FBI Fox Mulder em Arquivo X e, como Hank Moody em Californication.
Duchovny nasceu em New York City, filho de Margaret, uma diretora de escola e professora, e Ducovny Amram, um escritor e jornalista que trabalhava para o Comitê Judaico Americano. Os avós paternos de David eram judeus imigrantes da Rússia, e sua mãe é uma Luterana imigrante da Escócia.
Ele apareceu em uma edição especial de celebridades do programa “Quem Quer Ser um Milionário?” em maio 2000. Ele chegou à pergunta de US $ 250.000, mas a respondeu incorretamente e perdeu 218.000 dólares. Acabou indo para casa com apenas US $ 32.000.
Atualmente ele interpreta Hank Moody, um escritor na sériede TV Californication. Confira no vídeo a interpretação do ator.